Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de resumos e índices, julgue os itens seguintes.
Os índices são produtos originários da operação de indexação e têm por função facilitar a recuperação de informações relativas ao documento indexado ou resumido.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as bibliotecas digitais cada vez mais constituem uma realidade na prestação de serviços de informação na atualidade, assinale a opção correta.
A referência digital é um serviço prestado exclusivamente pelas bibliotecas digitais.
Uma biblioteca digital pode conter diferentes tipos de suportes informacionais acerca dos mais variados assuntos. Por outro lado, na biblioteca convencional, é comum a organização desses suportes informacionais variados em setores específicos distribuídos no organograma da instituição.
A ênfase do foco da biblioteca digital é maior na coleção, enquanto a ênfase da biblioteca convencional está no acesso aos recursos informacionais.
Software livres não são apropriados para o desenvolvimento e implementação de bibliotecas digitais, visto que, além de não permitirem alterações em seu código e não contarem com suporte, apresentam poucas ferramentas disponíveis.
Atividades de desenvolvimento ou gestão de coleções, que incluem os processos de seleção e aquisição, são menos importantes para as bibliotecas digitais do que para as bibliotecas convencionais.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção que apresenta corretamente a fonte principal de informação para recursos eletrônicos, segundo o AACR2.
título da tela, menu principal, primeiro leiaute de informação e página inicial
texto e(ou) contêiner
página inicial e contêiner
página inicial, documentação fornecida pelo editor ou criador, informação impressa no contêiner
informação impressa no contêiner
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de resumos e índices, julgue os itens seguintes.
Os resumos desenvolvem um importante papel nos sistemas de recuperação da informação, pois facilitam a identificação de itens pertinentes e proporcionam acesso a itens armazenados.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação à biblioteca digital, assinale a opção correta.
A portabilidade é um dos requisitos desejáveis em um software para construção de bibliotecas digitais. Este requisito indica se o software possui a habilidade de oferecer outros padrões de metadados além daquele que ele adota.
Usuários devem constituir uma prioridade de segunda ordem na estruturação de uma biblioteca digital, pois os recursos informacionais digitais requerem dos bibliotecários maior atenção devido à complexidade que envolve sua organização e, sobretudo, sua preservação.
São funcionalidades previstas nos modos básicos de acesso à biblioteca digital: o browsing (procurar a esmo ou folhear) nos índices; e a organização da coleção (pesquisar por meio de um mecanismo de busca e baixar e usar documentos).
O desenvolvimento de coleções é uma das atividades que pouco sofreu alterações no ambiente digital, pois seus princípios básicos permanecem os mesmos tanto para as bibliotecas convencionais quanto para as bibliotecas digitais.
O modelo tecnológico de arquivos abertos não se aplica ao desenvolvimento de bibliotecas digitais, pois foi estruturado de acordo com os requisitos de repositórios institucionais e periódicos científicos de acesso aberto.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à qualidade e à coerência na redação de resumos, julgue o item a seguir.
A qualidade e a coerência são um pouco mais vagas quando se aplicam a resumos do que quando se aplicam à indexação. Em certa medida, portanto, a qualidade da redação de resumos é aferida de acordo com critérios que são muito similares àqueles adotados na avaliação da indexação.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No contexto do planejamento e da implementação de bases de dados em bibliotecas e unidades de informação, uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados juntamente com a descrição deles, gerenciada de maneira a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
Com base nas informações do texto acima, assinale a opção correta.
Bases de dados referenciais incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos públicos. Um exemplo desse tipo de base é a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI).
Registro é o número que um item recebe para identificá-lo dentro de uma base de dados.
As bases de dados podem ser de referência e de fontes. As bases de dados de referências contêm os próprios conteúdos a que se referem, enquanto as bases de dados de fontes remetem ou encaminham os usuários para uma outra fonte.
O RepositoriUM, repositório institucional da Universidade do Minho, pode ser considerado uma base de dados catalográficos.
Um sistema de gerenciamento de bases de dados é o sistema que gera, opera e mantém bases de dados e, como tal, deve incluir todos os programas necessários para essa finalidade.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do estudo de comunidade, assinale a opção correta.
Em todos os tipos de bibliotecas, conhecer a comunidade é uma necessidade básica para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções.
O estudo de comunidade, também conhecido como estudo de usuários, abrange tanto os usuários reais quanto os usuários potenciais.
A comunidade de uma biblioteca universitária é constituída somente pelos professores e alunos da instituição.
Desenvolver reuniões com professores e alunos da universidade é o instrumento de coleta de dados recomendável para elaboração de estudo de comunidade.
A criação de novos serviços da biblioteca deve basear-se nos resultados obtidos junto ao maior grupo identificado no estudo de comunidade.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No contexto do planejamento e da implementação de bases de dados em bibliotecas e unidades de informação, uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados juntamente com a descrição deles, gerenciada de maneira a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
No que se refere a base de dados, assinale a opção correta.
O BASE (bielefeld academic search engine), um provedor de serviços de acesso aberto, pode ser considerado uma base de dados de fontes.
O Youtube não é uma base de dados, pois não adota nenhum padrão internacional de descrição bibliográfica e sua indexação é realizada pelos usuários.
As bases de dados bibliográficas e catalográficas foram substituídas por aquelas bases de dados que reúnem os próprios documentos em formato integral disponíveis na Internet.
A integração e interoperabilidade são úteis em bases de dados de texto completo, como bibliotecas digitais arquivos de eprints. Entretanto, tal requisito não demonstra utilidade para bases de dados catalográficos, como é o caso dos catálogos públicos de bibliotecas universitárias.
O formato MARC, amplamente utilizado em bases de dados, foi desenvolvido pela Library of Congress e a British Library para a comunicação de descrições bibliográficas em formato legível por computador, de modo que essas descrições pudessem ser reformatadas para atender a qualquer objetivo relacionado com a descrição bibliográfica.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.
Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.
Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.
Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.
A educação de usuários pode ser entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados ao uso eficiente de seus recursos informacionais e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...