Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.
definição de modelo de gestão do conhecimento e conhecimento dos profissionais gestores e de suas competências
comprometimento de lideranças e visão estratégica, com metas e objetivos claros
padronização de procedimentos e consequente racionalização de tarefas
clareza de objetivos e gestão participativa
conhecimento de normas e eficiência dos setores, independentemente de rotatividade de pessoas e(ou) eventual ausência de membro de equipe
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que diz respeito à recuperação da informação, julgue os próximos itens.
Os esquemas de busca e recuperação da informação são, em princípio, tão variados quanto os métodos de organizar a informação. Assim, se os documentos do acervo forem organizados por assunto, um método de busca e recuperação será, obviamente, a busca e escolha diretas na estante; se os documentos forem organizados por tipo de suporte, não é possível a pesquisa direta na estante, tornando necessário o uso de algum tipo de índice ou catálogo sistemático.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da importância da utilização de canais de marketing para a satisfação dos clientes de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
O marketing das bibliotecas universitárias concentra seu foco na confecção de folders e folhetos, que são distribuídos aos alunos e professores e ficam disponíveis nos balcões de atendimento aos usuários.
Os canais de marketing aplicados ao contexto das bibliotecas universitárias dividem-se em canais geográficos, demográficos ou comportamentais.
Do ponto de vista das bibliotecas brasileiras, que praticam o marketing direto, marketing é apenas a promoção de seus produtos e serviços.
São exemplos de propaganda de bibliotecas universitárias do setor público: outdoors nos campi das universidades; anúncios nos jornais com circulação interna aos campi e nas rádios universitárias; merchandising durante as aulas; filmes; cartazes; manuais; folhetos e paineis.
Apesar dos altos custos que implicam, os canais de promoção são considerados os mais indicados para bibliotecas e unidades de informação, embora seja difícil avaliar sua eficácia quanto à quantificação.
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que diz respeito à recuperação da informação, julgue os próximos itens.
Entre os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operação fuzzy.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo em vista que o registro acima corresponde a uma coletânea de obras de diferentes autores, que as indicações de responsabilidade são extraídas da fonte principal e que o título da série é Caderno 34 do Instituto de Administração Pública, julgue os itens a seguir com base nas regras AACR2.
A indicação de responsabilidade da entidade encarregada da série não deve ser registrada no subcampo a, do campo 710, uma vez que integra o título principal.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne às características do processamento técnico do sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas Pergamum é correto afirmar que esse sistema
tem o objetivo de obter as melhores práticas de cada instituição a fim de manter-se atualizado e atuante no mercado, tornando-se capaz de gerenciar qualquer tipo de documento, atendendo tanto universidades, faculdades, centros de ensino fundamental e médio, quanto empresas, órgãos públicos e governamentais.
contempla as principais funções de uma biblioteca com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária de seus usuários.
é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de centros de informação e presente em mais de 2.500 bibliotecas em todo o Brasil.
permite a consulta ao cadastro de autoridades, lista de editoras e lista de siglas durante o cadastramento de um registro.
foi implementado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica, programação em Delphi, PHP e JAVA, utilizando banco de dados relacional SQL (ORACLE, SQLSERVER ou SYBASE).
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo em vista que o registro acima corresponde a uma coletânea de obras de diferentes autores, que as indicações de responsabilidade são extraídas da fonte principal e que o título da série é Caderno 34 do Instituto de Administração Pública, julgue os itens a seguir com base nas regras AACR2.
Na entrada principal, deve ser registrado o título da coletânea, uma vez que se trata de compilação de obras de diferentes autores.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Texto para as questões 70 e 71
Diante do crescimento vertiginoso dos recursos de informação digitais na Internet voltados para a comunidade científica, os mecanismos de buscas e portais de pesquisa desse tipo de informação aumentaram em quantidade e qualidade.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.O portal domínio público reúne a produção científica de pesquisadores brasileiros e busca satisfazer, exclusivamente, às necessidades de informação da comunidade científica.
O Scirus é um mecanismo de busca cujo escopo está relacionado à informação científica, tecnológica, organizacional e para negócios.
O Scivee, canal do Youtube dedicado a conteúdos científicos e acadêmicos, permite a pesquisadores, professores e estudantes depositar e acessar, por meio de mecanismo de busca, os materiais produzidos em diversas mídias.
O portal de periódicos da CAPES, mais do que um diretório onde são listados periódicos e bases de dados assinados pelo consórcio, oferece aos usuários um metabuscador que permite que sejam realizadas pesquisas a partir de uma interface única.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de resumos e índices, julgue os itens seguintes.
É denominado extrato o tipo de resumo que se elabora com base na extração de frases do próprio documento.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comutação bibliográfica é um serviço amplamente oferecido pelas bibliotecas e unidades de informação brasileiras. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O Pergamum é um software amplamente utilizado no Brasil em serviços de comutação bibliográfica para a transmissão e recepção de cópias digitais pela Internet.
O COMUT, programa de comutação bibliográfica criado e mantido pelo IBICT, foi extinto no ano de 2008 devido à adoção de bibliotecas digitais nas universidades.
A comutação bibliográfica é um serviço de interface sistêmica regulamentada, realizado entre diversas unidades de informação, que facilita o acesso aos documentos por meio de procedimentos reprográficos, maximizando o aproveitamento dos recursos disponíveis e favorecendo o desenvolvimento institucional.
Embora direitos autorais constituam importante aspecto a ser considerado no funcionamento de serviços de bibliotecas e unidades de informação, no que diz respeito à comutação bibliográfica, essa questão é pouco relevante, pois, ao selecionar e adquirir seus recursos de informação, essas instituições passam a reter direitos patrimoniais que lhes imputa segurança jurídica suficiente para reproduzir e distribuir cópias impressas ou digitais dos recursos de informação adquiridos.
Os custos de reprodução e envio de cópias impressas ou digitais em serviços de comutação bibliográfica em bibliotecas universitárias é de responsabilidade da instituição, e não dos usuários finais.
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