Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas, destaca-se
a crescente padronização de procedimentos administrativos, com ênfase na adoção da automação.
o excesso de trâmites burocráticos para a adoção de medidas consideradas como prioritárias.
a resistência de funcionários mais antigos quanto a mudanças em suas práticas de trabalho.
a falta de registro sistemático de dados sobre o desempenho da unidade de informação.
o aumento de exigências por parte dos clientes da unidade de informação.
Os primeiros sistemas de classificação bibliográfica são conhecidos como sistemas hierárquicos porque
Atenção: Considere a figura abaixo para responder às questões de números 31 e 32.
Na figura é possível observar a ocorrência deConsidere:
O esquema acima ilustra o processo de construção de um tesauro, em que se observa o problema da
"É um tipo de pesquisa aplicada, que envolve técnicas, conhecimento, percepção aguçada, experiência e criatividade".
A definição de Maria Christina Barbosa de Almeida refere-se
Daisy Noronha e Sueli Mara Ferreira afirmam que os índices de citação têm sua origem na área jurídica entre os anos de
Na referência bibliográfica de uma tese cujo texto é impresso apenas no anverso da folha, deve-se indicar essa característica seguindo a NBR 6023 da seguinte maneira:
Um usuário precisa consultar o texto completo da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive as alterações e dispositivos a ele acrescentados desde a sua publicação. Para auxiliar o usuário a obter a informação desejada, de maneira eficiente e rápida, o bibliotecário jurídico irá indicar uma busca
A NBR 6023 determina que, na ausência da identificação do local e do editor na publicação, a referência bibliográfica deve empregar as abreviaturas das expressões "sine loco" e "sine nomine" entre
Analisa o entendimento jurisprudencial dos Tribunais Superiores relacionado a temas específicos da Lei no 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), especialmente de atos de improbidade administrativa praticados por agentes políticos. Esclarece que a existência de ato de improbidade administrativa exige a presença do elemento subjetivo, não podendo ser admitida à responsabilidade objetiva. Informa que a lesão ao erário não é necessária para a caracterização de atos de improbidade previstos nos artigos 9o e 11o da Lei no 8.429/92, exceto em relação ao artigo 10o da referida norma, por constituir requisito elementar do tipo. Assevera que a competência para julgar agentes políticos por atos de improbidade administrativa, detentores de foro especial por prerrogativa de função, é interpretada com fundamento na Constituição Federal, a qual, conjugada com as severas sanções contidas na Lei no 8.429/92, impõe o reconhecimento do foro especial de julgamento. Conclui que a Lei de Improbidade Administrativa é aplicável aos agentes políticos, ainda que atos de improbidade administrativa também configurem infrações político-administrativas e, conseqüentemente, crimes de responsabilidade.
Por suas características, o texto acima é
um sumário indicativo.
uma súmula analítica.
um ato decisório.
um resumo informativo.
uma ementa jurisdicional.
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