Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Dentre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas, destaca-se

  • A.

    a crescente padronização de procedimentos administrativos, com ênfase na adoção da automação.

  • B.

    o excesso de trâmites burocráticos para a adoção de medidas consideradas como prioritárias.

  • C.

    a resistência de funcionários mais antigos quanto a mudanças em suas práticas de trabalho.

  • D.

    a falta de registro sistemático de dados sobre o desempenho da unidade de informação.

  • E.

    o aumento de exigências por parte dos clientes da unidade de informação.

Os primeiros sistemas de classificação bibliográfica são conhecidos como sistemas hierárquicos porque

  • A. constituem classes, dispondo os conceitos segundo suas diferenças e semelhanças em grupos metodicamente distribuídos.
  • B. abrangem todos os ramos do conhecimento humano, seguindo os padrões culturais vigentes em cada contexto social.
  • C. organizam os conceitos em estruturas de gênero/espécie, identificando características essenciais e acidentais.
  • D. caracterizam-se pela aplicação sucessiva do conceito de categorias de uma maneira dinâmica e multidimensional.
  • E. enumeram conjuntos de termos e elementos, subdividindo-os em componentes lógicos e interdisciplinares.

Atenção: Considere a figura abaixo para responder às questões de números 31 e 32.

Na figura é possível observar a ocorrência de

  • A. homonímia.
  • B. sinonímia.
  • C. paronímia.
  • D. metonímia.
  • E. toponímia.

Considere:

O esquema acima ilustra o processo de construção de um tesauro, em que se observa o problema da

  • A. semântica, abordado com o uso do adjetivo ou determinante que indica a classe do conceito.
  • B. equivalência, solucionado pela adoção de um dos sentidos e pela indicação de remissivas.
  • C. intensão, elucidado com a definição apenas da característica mais importante do conceito.
  • D. metáfora, destrinchado pela inclusão da denominação do termo, indicada como relação associativa.
  • E. ambigüidade, resolvido com o emprego de qualificadores para definir o significado do termo.

"É um tipo de pesquisa aplicada, que envolve técnicas, conhecimento, percepção aguçada, experiência e criatividade".

 A definição de Maria Christina Barbosa de Almeida refere-se

  • A. à efetividade.
  • B. à eficiência.
  • C. à eficácia.
  • D. ao sistema de avaliação do projeto.
  • E. ao diagnóstico organizacional.

Daisy Noronha e Sueli Mara Ferreira afirmam que os índices de citação têm sua origem na área jurídica entre os anos de

  • A. 1945 e 1955.
  • B. 1860 e 1875.
  • C. 1889 e 1930.
  • D. 1970 e 1985.
  • E. 1920 e 1940.

Na referência bibliográfica de uma tese cujo texto é impresso apenas no anverso da folha, deve-se indicar essa característica seguindo a NBR 6023 da seguinte maneira:

  • A. 187 páginas.
  • B. 187 p.
  • C. 187 folhas.
  • D. 187 p. (impresso apenas no anverso).
  • E. 187 f.

Um usuário precisa consultar o texto completo da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive as alterações e dispositivos a ele acrescentados desde a sua publicação. Para auxiliar o usuário a obter a informação desejada, de maneira eficiente e rápida, o bibliotecário jurídico irá indicar uma busca

  • A. na Bibliografia Brasileira de Direito.
  • B. no Sistema de Legislação Informatizada.
  • C. na Biblioteca Digital Jurídica.
  • D. no Serviço Federal de Normas Jurídicas.
  • E. na Base de Dados Virtual do Direito Brasileiro.

A NBR 6023 determina que, na ausência da identificação do local e do editor na publicação, a referência bibliográfica deve empregar as abreviaturas das expressões "sine loco" e "sine nomine" entre

  • A. parênteses, isoladamente, e separadas por dois pontos (S.l.): (s.n).
  • B. colchetes e separadas por vírgula [S.l., s.n].
  • C. colchetes e separadas por dois pontos [S.l.: s.n].
  • D. parênteses e separadas por vírgula (S.l, s.n).
  • E. colchetes, isoladamente, e separadas por dois pontos [S.l.]: [s.n.].

Analisa o entendimento jurisprudencial dos Tribunais Superiores relacionado a temas específicos da Lei no 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), especialmente de atos de improbidade administrativa praticados por agentes políticos. Esclarece que a existência de ato de improbidade administrativa exige a presença do elemento subjetivo, não podendo ser admitida à responsabilidade objetiva. Informa que a lesão ao erário não é necessária para a caracterização de atos de improbidade previstos nos artigos 9o e 11o da Lei no 8.429/92, exceto em relação ao artigo 10o da referida norma, por constituir requisito elementar do tipo. Assevera que a competência para julgar agentes políticos por atos de improbidade administrativa, detentores de foro especial por prerrogativa de função, é interpretada com fundamento na Constituição Federal, a qual, conjugada com as severas sanções contidas na Lei no 8.429/92, impõe o reconhecimento do foro especial de julgamento. Conclui que a Lei de Improbidade Administrativa é aplicável aos agentes políticos, ainda que atos de improbidade administrativa também configurem infrações político-administrativas e, conseqüentemente, crimes de responsabilidade.

Por suas características, o texto acima é

  • A.

    um sumário indicativo.

  • B.

    uma súmula analítica.

  • C.

    um ato decisório.

  • D.

    um resumo informativo.

  • E.

    uma ementa jurisdicional.

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