Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A discussão sobre centralização e descentralização de atividades em unidades de informação deve levar em conta que

  • A.

    ambas só podem ser aplicadas na área de processos técnicos.

  • B.

    na primeira os tomadores de decisão são aqueles que têm mais informação sobre a situação.

  • C.

    na segunda predomina a informação e coordenação entre os departamentos envolvidos.

  • D.

    na primeira os administradores médios recebem maior motivação da organização.

  • E.

    na segunda as decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores das ações.

Estantes com bandejas bem baixas ou bem altas, normalmente utilizadas devido à falta de espaço para o material bibliográfico nas estantes, têm conseqüências danosas em termos ergonômicos, pois

  • A.

    fazem com que a postura inclinada para trás não seja evitada e também ocorra a postura com o tronco ereto.

  • B.

    causam estiramento dos músculos lisos.

  • C.

    fazem com que a postura inclinada para frente não seja evitada e também ocorra a postura com o tronco torcido.

  • D.

    prejudicam as funções motoras.

  • E.

    evitam aplicações de forças repetitivas.

Abrangência, acessibilidade, atualidade, confiabilidade, precisão e validade são alguns indicadores utilizados para

  • A.

    desenvolver sistemas de classificação facetada e tesauros.

  • B.

    avaliar a qualidade das fontes e dos sistemas de informação.

  • C.

    formular políticas de atendimento ao usuário em serviços de referência.

  • D.

    levantar o diagnóstico situacional de bibliotecas e serviços de documentação.

  • E.

    planejar modelos organizacionais e de gestão e medir sua eficácia.

 A lista apresentada acima é exemplo de

  • A.

    indicadores fundamentais aproveitados na elaboração e avaliação de serviços de documentação.

  • B.

    classes gerais de assuntos e suas subclasses utilizadas na indexação de informações.

  • C.

    conceitos genéricos usados no design de sistemas automatizados de recuperação de dados.

  • D.

    termos qualificadores aplicados na composição de descritores e cabeçalhos de assuntos.

  • E.

    categorias empregadas na análise de qualquer área ou de qualquer documento.

Para Jaime Robredo, o objeto de estudo da ciência da informação é a

  • A.

    mediação da informação, com ênfase nos momentos em que a informação é veiculada.

  • B.

    disseminação da informação, a partir de regras preestabelecidas.

  • C.

    informação, em todos os seus aspectos e todos os pontos de vista.

  • D.

    preservação da informação, como suporte para as ações do profissional da informação.

  • E.

    informação registrada, com base em processos de armazenamento e recuperação.

Hoje considerado reducionista, o paradigma informacional clássico entende a comunicação como um processo de transmissão de mensagens de um emissor para um receptor. Sob esse modelo, a ciência da informação estabeleceu uma separação fixa dos papéis e das funções de cada um desses elementos, centrando o seu foco ora na organização de acervos, ora na análise do seu conteúdo, ora no usuário. O paradigma contemporâneo quebra esse caráter rígido e fechado, procurando entender o fenômeno da comunicação e da informação de maneira mais consistente e complexa. Nessa perspectiva, a ciência da informação pressupõe uma outra configuração, que envolve

  • A.

    os níveis técnico (transmissão), semântico (mensagens) e pragmático (os efeitos da comunicação).

  • B.

    os agentes e os canais da informação, bem como o seu contexto social e a interação entre os interlocutores.

  • C.

    um novo modelo centrado no conteúdo (informação, conhecimento registrado) das mensagens, mais do que nas suas formas de distribuição.

  • D.

    características que permitem visualizar a possibilidade de uma descrição rápida e fácil de processos e aplicações.

  • E.

    estudos de recepção que passam a ocupar um lugar de destaque nos campos da educação do usuário.

Os primeiros estudos de usuários em bibliotecas públicas foram realizados

  • A.

    no fim do século XIX por pesquisadores ingleses, resultando em artigos publicados na época pela revista JASIS.

  • B.

    no final do século XVIII, sob influência da primeira edição da Classificação Decimal de Dewey.

  • C.

    na década de 1820, coordenados pela Seção de Estudos de Referência da American Library Association.

  • D.

    na década de 1960, por um grupo de profissionais franceses, orientados por Paul Otlet e Henry La Fontaine.

  • E.

    na década de 1930, por bibliotecários associados aos docentes da Escola de Biblioteconomia da Universidade de Chicago.

O modelo de processo de referência, constituído por seis fases e amplamente divulgado no Brasil por Nice Figueiredo, foi proposto por

  • A.

    Green e Asheim.

  • B.

    Shores e Hutchins.

  • C.

    Shera.

  • D.

    Lancaster.

  • E.

    Jahoda e Olson.

No processo de referência, a entrevista está contida na fase relativa à

  • A.

    estratégia de busca.

  • B.

    negociação da questão.

  • C.

    busca.

  • D.

    análise da mensagem.

  • E.

    análise da resposta.

Utilizado em referência ao patrimônio de bens culturais, o termo é também aplicado em bibliotecas, compreendendo o registro individual, em numeração progressiva, de cada item que é incorporado ao seu acervo. Atividade básica do preparo técnico dos livros, trata-se

  • A.

    do tombamento.

  • B.

    da catalogação.

  • C.

    da classificação.

  • D.

    da etiquetagem.

  • E.

    do fichamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...