Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar problemas estruturais, como

  • A.

    o conjunto de valores e crenças compartilhados por aqueles que atuam numa organização.

  • B.

    a falta de um orçamento próprio para responder às necessidades administrativas.

  • C.

    a validação de normas e regras, criando uma visão comum a todos os envolvidos no serviço.

  • D.

    o estilo gerencial do responsável pela unidade de informação.

  • E.

    a falta de compartilhamento, por parte de funcionário e clientes, de uma única visão sobre a unidade de informação.

No planejamento bibliotecário, é muito importante a formulação de medidas de desempenho ou indicadores. No entanto, deve-se ter em mente que

  • A. os indicadores são estabelecidos a partir da construção de conceitos de consenso de determinado grupo.
  • B.

    o processo de escolha de indicadores se encerra pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.

  • C.

    os indicadores devem contemplar três vertentes: ambiente, procedimento e processo.

  • D.

    cada indicador selecionado deve gerar um diferente parâmetro de avaliação.

  • E.

    freqüentemente um único indicador é suficiente para aprofundamento e conhecimento do problema.

É um compromisso com a mudança, pois viabiliza e controla.

A afirmativa acima, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se

  • A.

    ao diagnóstico organizacional.

  • B.

    ao planejamento.

  • C.

    ao controle de ambiente.

  • D.

    ao relatório.

  • E.

    à avaliação de serviços.

Na elaboração de questionários para a coleta de dados referente ao diagnóstico organizacional deve-se

  • A.

    utilizar muitos níveis de gradação em questões que se refiram a gradações de freqüência.

  • B.

    utilizar conjunções como e e ou.

  • C.

    evitar incluir duas perguntas em uma.

  • D.

    concluir o questionário pelas questões referentes à identificação do respondente.

  • E.

    evitar perguntas que se refiram a um único serviço.

O desenvolvimento de coleções tem uma relação direta com a cooperação bibliotecária, principalmente no que diz respeito à seleção de materiais de informação, pois a cooperação constitui uma alternativa relativamente simples para sanar deficiências ou limitações do processo de seleção. No entanto, ao optar pela cooperação ao invés de adquirir o material, deve-se observar

  • A. o índice de crescimento do acervo.
  • B. a garantia de acesso do usuário ao documento primário.
  • C. o Plano Nacional de Aquisição Planificada.
  • D. o impacto das atividades de cooperação no dia-a-dia dos responsáveis pela classificação e catalogação dos materiais.
  • E. a existência de catálogos coletivos atualizados.

Na aquisição de materiais de informação em instituições da administração pública, a primeira via da nota fiscal (original) é o documento que será utilizado na prestação de contas junto à entidade pagadora. Este não deve conter quaisquer rasuras ou modificações. No caso de haver rasura ou substituição de algum título, é necessário que o

  • A. fornecedor efetue o registro patrimonial do material na entidade, de forma a garantir o recebimento do pagamento correspondente.
  • B. responsável pela compra elabore uma justificativa circunstanciada da divergência apresentada.
  • C. fornecedor preencha o formulário de retificação, disponível em todas as instituições da área pública.
  • D. responsável pela compra exija a emissão de outra nota fiscal.
  • E. fornecedor elabore uma nota corretiva, justificando o ocorrido.

No âmbito das bibliotecas jurídicas brasileiras, existe a preocupação com a organização de consórcios de bibliotecas. Uma iniciativa nessa área foi aprovada pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Edson Vidigal, através do Ato no 278, de 22/09/2004, como projeto estratégico a ser implementado pelo Tribunal no contexto do Programa de Modernização do Sistema Judiciário. Trata-se do Consórcio

  • A.

    Biblioteca Digital Jurídica.

  • B.

    PRODASEN.

  • C.

    Plataforma Lattes.

  • D.

    Nacional de Bibliotecas Jurídicas.

  • E.

    Portal Juris.

Em uma biblioteca especializada em direito, após construir um perfil de interesses informacionais de seus usuários, o bibliotecário decide implantar um serviço individualizado, para alimentar periodicamente cada usuário com informações específicas. Para isso, deve implantar um serviço de

  • A.

    current contents.

  • B.

    clipping.

  • C.

    DSI.

  • D.

    base de dados especializada.

  • E.

    comutação.

De uma maneira geral, um projeto pode ser visto como

  • a.

    a formulação de macro-soluções para questões organizacionais.

  • b.

    a sistematização das ações necessárias para resolver um problema ou possibilitar uma mudança organizacional.

  • c.

    a construção de momentos reflexivos que permitam analisar a realidade dos fatos e direcionar ações.

  • d.

    o monitoramento de programas operacionais definidos como prioritários para a organização.

  • e.

    um elemento complementar ao planejamento estratégico.

A participação dos clientes da unidade de informação no diagnóstico organizacional

  • A. depende das características da unidade de informação.
  • B. deve ser evitada.
  • C. é desejável.
  • D. depende das características dos clientes.
  • E. depende das características da equipe funcional.
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