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Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar problemas estruturais, como
o conjunto de valores e crenças compartilhados por aqueles que atuam numa organização.
a falta de um orçamento próprio para responder às necessidades administrativas.
a validação de normas e regras, criando uma visão comum a todos os envolvidos no serviço.
o estilo gerencial do responsável pela unidade de informação.
a falta de compartilhamento, por parte de funcionário e clientes, de uma única visão sobre a unidade de informação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
No planejamento bibliotecário, é muito importante a formulação de medidas de desempenho ou indicadores. No entanto, deve-se ter em mente que
o processo de escolha de indicadores se encerra pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.
os indicadores devem contemplar três vertentes: ambiente, procedimento e processo.
cada indicador selecionado deve gerar um diferente parâmetro de avaliação.
freqüentemente um único indicador é suficiente para aprofundamento e conhecimento do problema.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
É um compromisso com a mudança, pois viabiliza e controla.
A afirmativa acima, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se
ao diagnóstico organizacional.
ao planejamento.
ao controle de ambiente.
ao relatório.
à avaliação de serviços.
Na elaboração de questionários para a coleta de dados referente ao diagnóstico organizacional deve-se
utilizar muitos níveis de gradação em questões que se refiram a gradações de freqüência.
utilizar conjunções como e e ou.
evitar incluir duas perguntas em uma.
concluir o questionário pelas questões referentes à identificação do respondente.
evitar perguntas que se refiram a um único serviço.
O desenvolvimento de coleções tem uma relação direta com a cooperação bibliotecária, principalmente no que diz respeito à seleção de materiais de informação, pois a cooperação constitui uma alternativa relativamente simples para sanar deficiências ou limitações do processo de seleção. No entanto, ao optar pela cooperação ao invés de adquirir o material, deve-se observar
Na aquisição de materiais de informação em instituições da administração pública, a primeira via da nota fiscal (original) é o documento que será utilizado na prestação de contas junto à entidade pagadora. Este não deve conter quaisquer rasuras ou modificações. No caso de haver rasura ou substituição de algum título, é necessário que o
No âmbito das bibliotecas jurídicas brasileiras, existe a preocupação com a organização de consórcios de bibliotecas. Uma iniciativa nessa área foi aprovada pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Edson Vidigal, através do Ato no 278, de 22/09/2004, como projeto estratégico a ser implementado pelo Tribunal no contexto do Programa de Modernização do Sistema Judiciário. Trata-se do Consórcio
Biblioteca Digital Jurídica.
PRODASEN.
Plataforma Lattes.
Nacional de Bibliotecas Jurídicas.
Portal Juris.
Em uma biblioteca especializada em direito, após construir um perfil de interesses informacionais de seus usuários, o bibliotecário decide implantar um serviço individualizado, para alimentar periodicamente cada usuário com informações específicas. Para isso, deve implantar um serviço de
current contents.
clipping.
DSI.
base de dados especializada.
comutação.
De uma maneira geral, um projeto pode ser visto como
a formulação de macro-soluções para questões organizacionais.
a sistematização das ações necessárias para resolver um problema ou possibilitar uma mudança organizacional.
a construção de momentos reflexivos que permitam analisar a realidade dos fatos e direcionar ações.
o monitoramento de programas operacionais definidos como prioritários para a organização.
um elemento complementar ao planejamento estratégico.
A participação dos clientes da unidade de informação no diagnóstico organizacional
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