Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere:

As definições acima, para Kuramoto, referem-se aos

  • A. preprints especializados e aos repositórios institucionais.
  • B. serviços orgânicos e aos preprints especializados.
  • C. repositórios temáticos e aos serviços orgânicos.
  • D. repositórios institucionais e aos repositórios temáticos.
  • E. repositórios temáticos e aos repositórios institucionais.

Infringir determinações do Código de Ética Profissional do Bibliotecário pode acarretar, como consta do artigo 13 e parágrafos,

  • A.

    em um pedido para que a empresa na qual o profissional trabalha o puna severamente.

  • B.

    na suspensão do exercício, por período determinado, no Estado em que o profissional atua.

  • C.

    na proibição do exercício da profissão.

  • D.

    na impossibilidade de concorrer a cargos nas diretorias de qualquer entidade do Movimento Associativo, pelo período de 10 anos.

  • E.

    na inviabilidade de concorrer a vagas em curso de pós-graduação lato-senso tanto na área da Ciência da Informação como em áreas afins.

Com o uso da Internet para arquivar e recuperar informações, uma das formas de organizar e oferecer serviços qualificados de busca na rede consiste em utilizar

  • a.

    a linguagem natural para a indexação e para as buscas bibliográficas online.

  • b.

    mecanismos de busca automática, baseados em linguagens de marcação.

  • c.

    o hipertexto, que permite a conexão entre documentos por meio de links.

  • d.

    normas de catalogação de documentos eletrônicos, como o AACR2.

  • e.

    sistemas de classificação bibliográfica, como a CDU e a CDD.

Segundo Sueli Angélica do Amaral, “atmosfera é um ambiente calculado que cria ou reforça as inclinações dos compradores em relação à compra de um produto”. Na organização e administração de bibliotecas ou unidades de informação, esse conceito equivale

  • A.

    a uma estratégia promocional que permita atingir o público-alvo.

  • B.

    ao esforço de planejar o espaço físico, de forma a criar sua imagem específica.

  • C.

    à abordagem tática, que denota um plano de marketing específico para cada atividade.

  • D.

    à aplicação da perspectiva mercadológica, que possibilita ampliar o alcance dos serviços.

  • E.

    à segmentação de públicos e serviços.

A estrutura de termos acima é característica de

  • A. uma linguagem pós-coordenada.
  • B. um tesauro conceitual enumerativo.
  • C. uma classificação decimal e hierárquica.
  • D. um sistema facetado e alfanumérico.
  • E. uma indexação estruturada em cadeia.

"Oferece informação sobre biblioteconomia, documentação, informação, arquivologia e temas relacionados e pode ser consultada via Internet no site do Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas. Contém cerca de 12 mil registros."

O texto descreve a base de dados latino-americana denominada

  • A. LISA.
  • B. INFOBILA
  • C. DLIST.
  • D. E-LIS.
  • E. ERIC.

Instruções: Para responder às questões de números 3 e 4, considere a informação abaixo.

Na administração de unidades de informação, é importante ter clara a diferença entre produtos e serviços.

Produtos

  • A.

    têm sua produção, entrega e consumo ocorrendo de forma simultânea.

  • B.

    devem ser consumidos no momento do fornecimento.

  • C.

    freqüentemente possibilitam o contato do fornecedor com os clientes.

  • D.

    dão ao cliente a sensação de estar qualificado para argumentar com o fornecedor.

  • E.

    são tangíveis.

Na elaboração de um tesauro são necessários princípios para o estabelecimento

  • A. do tipo de linguagem a ser empregado.
  • B. dos termos e das relações entre eles.
  • C. da ordem dos elementos.
  • D. de um índice alfa-enumerativo.
  • E. de um domínio específico do conhecimento.

A revista Transinformação é uma publicação da

  • A. UFSC, com veiculação apenas em formato eletrônico.
  • B. UFSC, com veiculação exclusivamente em papel.
  • C. PUCCAMP, com veiculação em papel e em formato eletrônico.
  • D. UFMG, com veiculação em papel e em formato eletrônico.
  • E. PUCCAMP, com veiculação exclusivamente em papel.

Instruções: Para responder às questões de números 3 e 4, considere a informação abaixo.

Na administração de unidades de informação, é importante ter clara a diferença entre produtos e serviços.

Serviços

  • A.

    permitem posterior conserto ou reparação.

  • B.

    possibilitam maior oportunidade para atenuar efeitos negativos aos clientes.

  • C.

    podem ser transportados para o ponto-de-venda.

  • D.

    exigem o transporte do prestador ao local de fornecimento.

  • E.

    são com freqüência tecnicamente complexos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...