Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O CNPq mantém um banco de dados com currículos de pesquisadores brasileiros de todas as áreas do conhecimento, denominado:

  • A.

    Lattes.

  • B.

    Prossiga.

  • C.

    SciElo.

  • D.

    Qualis.

  • E.

    Sage.

Dentre os fatores que caracterizam a administração de instituições que não visam lucro, como é o caso de bibliotecas e unidades de informação ligadas ao serviço público, é correto afirmar que

  • A. elas tendem a não priorizar desempenho e resultados.
  • B. a avaliação de desempenho é muito mais fácil em organizações desse tipo.
  • C. as considerações sobre lucros e perdas não podem ser aplicadas nessas organizações.
  • D. seus administradores não tomam decisões que impliquem em correr riscos.
  • E. a gestão dessas organizações deve manter o foco no provedor do serviço e não no usuário.

Seguindo a regra do AACR2 para cabeçalhos de entrada de entidades coletivas, a entrada correta para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba é

  • a.

    Tribunal Regional Eleitoral. Paraíba.

  • b.

    Brasil. Paraíba. Tribunal Regional Eleitoral.

  • c.

    Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

  • d.

    Paraíba. Tribunal Regional Eleitoral.

  • e.

    Brasil. Tribunal Regional Eleitoral, Paraíba.

No que diz respeito ao processo de liderança em unidades de informação,

  • A. o treinamento do pessoal representa uma preocupação mínima da liderança.
  • B. a criação de equipes de trabalho é um objetivo secundário.
  • C. é difícil ao líder estabelecer padrões de desempenho, devido ao fornecimento de informação ser intangível e, portanto, imensurável.
  • D. as funções de controle são em geral excluídas das responsabilidades da liderança.
  • E. motivar, influenciar os funcionários e estabelecer a confiança no ambiente de trabalho é um elemento essencial.

No AACR2, a área de detalhes específicos do material é destinada a

  • a.

    números normalizados e modalidades de aquisição.

  • b.

    números de páginas ou volumes, encartes especiais e ilustrações.

  • c.

    mapas, música, recursos eletrônicos e recursos contínuos.

  • d.

    microfilmes, fotografias, fitas magnéticas e diapositivos.

  • e.

    incunábulos, manuscritos e outros documentos raros.

Segundo Susan Jurow e Susan B. Barnard, existem quatro barreiras para a implementação das teorias da qualidade no ambiente de bibliotecas: vocabulário, compromisso, processo e profissionalismo. O último item pode ser resumido como

  • A. o pouco engajamento dos profissionais no processo de qualidade.
  • B. a desconfiança dos profissionais quanto ao uso de termos como "cliente", "mercado" e "lucro" no ambiente das unidades de informação.
  • C. o medo que os bibliotecários têm das conseqüências relacionadas com a inserção de mudanças em seus serviços.
  • D. a falta de tempo para a implementação de programas de qualidade.
  • E. a impaciência dos profissionais com os processos necessários à implementação de programas de qualidade.

De acordo com o AACR2, "título principal e título equivalente ou alternativo, se houver; outras informações sobre o título; responsabilidade principal e outras indicações de responsabilidade" é a relação dos elementos bibliográficos a serem incluídos

  • a.

    na área 1 da descrição catalográfica.

  • b.

    no nível 3 da catalogação descritiva.

  • c.

    na entrada principal de publicações seriadas.

  • d.

    nos pontos de acesso e remissivas cruzadas.

  • e.

    nas notas de conteúdo.

Do ponto de vista das atividades ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em diversas categorias. Dentre elas, é correto destacar o planejamento global, que se refere

  • A. às formas globais de acompanhamento, avaliação e continuidade dos planos.
  • B. aos processos de produção e distribuição de todos os produtos e serviços.
  • C. aos recursos humanos, materiais e financeiros necessários.
  • D. ao estabelecimento da estrutura organizacional mais adequada.
  • E. à combinação de todos os planos existentes na organização.

Durante o processo de catalogação descritiva de um documento, entre outras atividades, o catalogador também

  • a.

    define qual será o nível de catalogação mais indicado para a descrição bibliográfica do item.

  • b.

    procede à análise do conteúdo, indicando a forma adotada para os cabeçalhos de assuntos.

  • c.

    determina qual será o número de classificação adequado, visando a localização do documento.

  • d.

    decide quais elementos bibliográficos deverão ser usados como pontos de acesso.

  • e.

    realiza o registro patrimonial do documento usando carimbo de identificação próprio.

Técnica que consiste na transmissão simultânea de uma pergunta a um grupo de fontes de informação dispersas, como catálogos de bibliotecas digitais e bases de dados, reunindo os resultados coletados nas diferentes fontes e fornecendo-os em um formato sucinto e integrado ao usuário.

O texto trata de

  • A. portal ou diretório de referência.
  • B. busca federada ou metabusca.
  • C. multi-database system.
  • D. gestão centralizada de bases de dados.
  • E. broadcast search ou plataforma www.
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