Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os tesauros tomam os conceitos como unidades de representação, e as categorias como base para a organização desses conceitos. A etapa de categorização

  • A. auxilia no processo de pensar o arranjo alfabético, gerando registros e ajudando na definição dos conceitos.
  • B. define o vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados a um domínio específico do conhecimento.
  • C. é responsável pelo controle terminológico usado na tradução da linguagem natural em linguagem do sistema.
  • D. consiste em identificar as possíveis classes gerais de conceitos que a área do conhecimento do tesauro comporta.
  • E. serve como orientação para a ordenação de uma sintaxe adequada às fontes de onde os conceitos são retirados.

"É um sistema que foi desenvolvido em XML para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informação que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web. Utiliza o formato UNISIST."

 O texto acima refere-se ao

  • A. Personal Home Library (PHL).
  • B. HyperText Markup Language (HTML).
  • C. Informatic Home Library (IHL).
  • D. HyperText Transfer Protocol (HTTP).
  • E. Automated Home Library (AHL).

A análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação é realizada na etapa do diagnóstico organizacional conhecida como

  • A.

    preparação.

  • B.

    elaboração do projeto.

  • C.

    implementação.

  • D.

    coleta de dados.

  • E.

    discussão.

"Documentos não-convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria" e "Documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores" referem-se

  • A. aos arquivos abertos.
  • B. à literatura cinzenta.
  • C. à revisão de literatura.
  • D. aos índices de citação.
  • E. ao guia de literatura.

Estímulo impessoal à procura de um produto, serviço ou negócio, à divulgação de notícias comercialmente significativas sobre ele, em mídia impressa, ou o conseguir apresentação favorável do que está sendo oferecido no rádio, na televisão, no palco, sob a condição de que não seja pago pelo patrocionador.

A concepção acima, de autoria de Kotler, em citação de Sueli Angélica do Amaral, refere-se a

  • A.

    merchandising.

  • B.

    publicidade.

  • C.

    promoção de vendas.

  • D.

    relações públicas.

  • E.

    propaganda.

No planejamento do espaço físico de unidades de informação é importante ter em mente o conceito de espaço flexível, conceituado como aquele

  • A.

    com condições ambientais que garantam a preservação do acervo.

  • B.

    que facilite a circulação de usuários e funcionários.

  • C.

    que respeite as diversas necessidades decorrentes de seus usos e funções.

  • D.

    com capacidade de adaptação a novos usos ou funções.

  • E.

    com baixo custo de manutenção.

De acordo com a NBR 6023, após todas as indicações sobre os aspectos físicos, podem ser incluídas as notas relativas a série e/ou coleções. Os títulos das séries e coleções indicam-se entre

  • A. parênteses, separados por vírgula da numeração, em algarismos romanos, se houver.
  • B. colchetes, separados por ponto e vírgula da numeração, em algarismos arábicos, se houver.
  • C. parênteses, separados por ponto e vírgula da numeração, em algarismos romanos, se houver.
  • D. colchetes, separados por vírgula da numeração, em algarismos arábicos, se houver.
  • E. parênteses, separados por vírgula da numeração, em algarismos arábicos, se houver.

A correta seleção de instrumentos ou veículos promocionais é essencial para o marketing de serviços de informação. Entre os fatores determinantes para essa seleção está

  • a.

    o revendedor.

  • b.

    o esquema de merchandising.

  • c.

    a relação institucional.

  • d.

    a política de relações públicas.

  • e.

    o público visado.

Segundo a NBR 14724, de 30/12/2005, "Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação", são considerados elementos pós-textuais

  • A. a lista de ilustrações, a introdução e o apêndice.
  • B. a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
  • C. a dedicatória, a epígrafe e o índice.
  • D. as referências, o anexo e o índice.
  • E. a lista de tabelas, as referências e o anexo.

Na documentação jurídica, a análise terminológica é de grande complexidade, sendo um problema comum a

  • A.

    sinonímia.

  • B.

    antonímia.

  • C.

    polissemia.

  • D.

    homonímia.

  • E.

    antinomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...