Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao diagnóstico organizacional,

I. É o processo não sistematizado de avaliação de serviços em organizações. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento.

II. Ele pode ter foco específico ou ser exploratório. O diagnóstico exploratório analisa o conjunto, mas aprofunda-se no foco selecionado, que pode ser um serviço, uma estratégia ou um produto. O de foco específico é um tipo de mapeamento que perpassa todos os componentes de uma organização.

Neste caso,

  • A. II está correta; a alternativa I incorre em erro ao afirmar que o diagnóstico organizacional utiliza conceitos e métodos das ciências sociais.
  • B. I está incorreta; a alternativa II confunde as características das duas modalidades de diagnóstico organizacional.
  • C. ambas estão corretas, pois apresentam definições precisas sobre o diagnóstico organizacional e suas duas modalidades.
  • D. ambas estão incorretas, porque confundem os objetivos e características tanto do diagnóstico organizacional como de suas duas modalidades.
  • E. II está correta; a alternativa I está incorreta ao afirmar que o diagnóstico organizacional é um processo não sistematizado.

A maioria das unidades de informação é financiada por impostos estatais ou locais ou estão subordinadas a organizações que não visam lucro, tais como faculdades ou universidades. Considerando as bibliotecas como organizações que não visam lucro, é correto afirmar:

  • A. As bibliotecas normalmente utilizam as mesmas formas de controle financeiro e contabilidade utilizadas por qualquer empresa que visa lucro.
  • B. O administrador de uma biblioteca não necessita dominar as funções gerenciais, como ocorre com o administrador de uma empresa que visa lucro.
  • C. A administração de uma biblioteca parece comparativamente mais simples, porque seus propósitos são frequentemente mais fáceis de articular.
  • D. Existem mais similaridades que diferenças entre a administração de bibliotecas e a de livrarias ou editoras.
  • E. Apenas uma pequena parte do que faz o administrador de uma biblioteca é semelhante àquilo que faz o administrador de uma loja ou supermercado.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:


I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.

A correlação correta entre eles é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-b, II-a, III-c.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-c, II-a, III-b.
  • E. I-c, II-b, III-a.

O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

Utilizado em administração de bibliotecas, o gráfico abaixo busca identificar as causas dos problemas que se apresentam em um determinad o processo.

 O gráfico é conhecido como

  • A. documento de controle.
  • B. gráfico de causa-e-efeito.
  • C. histograma.
  • D. análise de estratificação.
  • E. diagrama de Ishikawa.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a termos correntemente utilizados em administração e seus conceitos:

I. Empreendedorismo interno.

II. Clima organizacional.

III Inovação.

a. Tomada de incumbência de uma inovação por um empregado ou outro indivíduo trabalhando sob o controle da empresa.

b. Cadeia de valores que transforma ideias em experimento.

c. Reflete o comportamento organizacional a partir da percepção dos colaboradores internos.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ia, IIc, IIIb.
  • B. Ib, IIc, IIIa.
  • C. Ic, IIa, IIIb.
  • D. Ia, IIb, IIIc.
  • E. Ic, IIb, IIIa.

A unidade de informação vivia um momento de crise: a verba recebida da instituição mantenedora havia diminuído, a frequência à biblioteca era menor, os funcionários já não respondiam com a mesma eficiência de antes às necessidades do serviço. Sentindo essas dificuldades, a diretora do serviço decidiu tomar medidas mais radicais. Assim, de comum acordo com seus superiores, introduziu uma nova divisão de trabalho, agrupando as atividades de uma forma que entendeu responder de maneira mais lógica à situação de crise, designou os membros de sua equipe mais preparados para desempenhar essas atividades, procedeu a uma diferente alocação de recursos e passou a empenhar-se mais diretamente, daí em diante, na coordenação dos esforços coletivos.

Neste caso, é correto dizer que a diretora estava exercendo a função administrativa de

  • A. direção.
  • B. gerência.
  • C. planejamento.
  • D. organização.
  • E. controle.

Entre os objetivos específicos do diagnóstico organizacional está o de

  • A. descobrir problemas ainda não identificados.
  • B. garantir aos mantenedores que um ambiente de planejamento permeia todas as atividades.
  • C. proporcionar maior tranquilidade aos gerentes para as necessárias tomadas de decisão.
  • D. mensurar a adequação da equipe à missão e cultura organizacionais.
  • E. compreender a natureza ou causa dos problemas ou desafios apresentados.

Costuma-se identificar várias fases no ciclo de vida de um projeto. Aquela que envolve a aprovação do projeto e a mobilização de meios e recursos para sua implementação é a de

  • A. implementação.
  • B. desenvolvimento.
  • C. estruturação.
  • D. avaliação.
  • E. preparação.

A definição;

Grupo de projetos relacionados, administrados de forma coordenada, a fim de obter benefícios e controle que não seriam obtidos por sua administração individual.

Refere-se a

  • A. gerência de projetos.
  • B. meta.
  • C. plano.
  • D. processo.
  • E. programa.
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