Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Permite ao gestor a definição do rumo a ser seguido por uma empresa visando otimizar a relação entre a instituição e o ambiente no qual está inserida.

A definição acima faz referência

  • A.

    à gestão do conhecimento.

  • B.

    à gestão da qualidade.

  • C.

    à engenharia do trabalho.

  • D.

    ao planejamento estratégico.

  • E.

    à administração estratégica.

Em serviços de informação, autores como Barter Jr (1994) têm salientado que, a despeito de toda a revolução tecnológica e de instrumentos cada vez mais avançados para o controle e disponibilização de informações, o importante é o investimento

  • A.

    no pessoal qualificado para o atendimento dos clientes.

  • B.

    na aquisição de materiais de informação mais adequados às necessidades dos clientes.

  • C.

    em sistemas mais amigáveis para acesso aos materiais disponíveis.

  • D.

    em espaços físicos que possibilitem acessibilidade e conforto aos clientes dos serviços de informação.

  • E.

    na disponibilidade de acesso rápido aos documentos eletrônicos.

No que diz respeito aos relatórios como instrumentos de planejamento e avaliação em serviços de informação, é correto afirmar que

  • A.

    apenas os dados quantificáveis devem ser incluídos nos relatórios.

  • B.

    o uso de gráficos deve ser evitado na elaboração do relatório, preferindo-se a apresentação dos dados em formato de tabelas.

  • C.

    eles são elaborados a partir de dados registrados diariamente, e que são reunidos e analisados em períodos predeterminados.

  • D.

    a padronização de conceitos é pouco relevante na coleta dos dados que vão compor os relatórios.

  • E.

    eles são elaborados com a finalidade de servir como instrumento de marketing de serviços e produtos da biblioteca ou unidade de informação.

Para fins de planejamento, os dados sobre o acervo que constam no relatório da biblioteca devem distinguir o acervo processado e não processado. Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, isso é fundamental para

  • A.

    garantir ao bibliotecário completo entendimento sobre a situação do acervo e para possibilitar a implementação de projetos de conversão retrospectiva.

  • B.

    priorizar o processamento de áreas específicas do acervo e para mostrar às autoridades que o acervo vem recebendo tratamento adequado por parte dos bibliotecários.

  • C.

    possibilitar a implementação de um planejamento que considere os pontos fortes e fracos da unidade de informação no que diz respeito a seus recursos informacionais.

  • D.

    chamar a atenção do bibliotecário para a necessidade de se desenvolverem projetos de tratamento desses documentos e para alertar as autoridades para o fato e para a necessidade de mais recursos para a biblioteca.

  • E.

    proporcionar maior liberdade de ação ao bibliotecário na definição de suas prioridades e para evidenciar ao público o atraso no processamento de materiais e assim garantir apoio político às solicitações de mais recursos para a biblioteca.

Um serviço de disseminação seletiva da informação envolve os seguintes processos: seleção, análise e indexação de documentos; levantamento do perfil de interesse dos usuários; e adoção de critérios que canalizem, periodicamente, as informações relevantes aos usuários. A afirmativa acima está

  • A.

    incorreta; os critérios da DSI são as próprias necessidades e interesses dos usuários do serviço.

  • B.

    correta; um serviço de DSI baseia-se no perfil geral dos usuários de uma unidade de informação.

  • C.

    incorreta; a indexação faz parte do serviço de armazenagem e recuperação da informação e não da DSI.

  • D.

    incorreta; a seleção de documentos não é feita pela DSI, mas sim pela área de desenvolvimento de coleções.

  • E.

    correta; a DSI é um canal de comunicação entre os documentos indexados e os usuários.

Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em várias categorias, sendo que a

  • A.

    de recursos refere-se aos produtos e serviços que se pretende oferecer ao público.

  • B.

    de operações abrange os processos de produção e distribuição de produtos e serviços.

  • C.

    organizacional define as formas de acompanhamento e avaliação dos processos.

  • D.

    global abrange o esboço da estrutura que permita que sejam alcançados os objetivos previstos.

  • E.

    sistêmica garante o processo pelo qual todos os planos internos se integram ao seu planejamento estratégico.

No processo de referência, segundo Grogan, a estratégia de busca depende de duas decisões técnicas: a) como o acervo será consultado e b) quais documentos serão consultados e em que ordem. A primeira dessas decisões diz respeito

  • A.

    ao conhecimento íntimo das várias fontes de informação disponíveis para pesquisa, à experiência em sua utilização e à intuição do bibliotecário.

  • B.

    a uma análise da questão para identificar seus conceitos e relações e traduzi-los para um enunciado de busca adequado à linguagem documentária.

  • C.

    à maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação existentes em seu acervo.

  • D.

    à seleção da categoria de fonte, das fontes específicas dentro dessa categoria e, por fim, dos pontos de acesso específicos a cada fonte.

  • E.

    ao tipo de recursos tecnológicos usados para a organização e a recuperação de informações e as ferramentas de busca disponíveis na biblioteca.

Seu principal objetivo é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.

Trata-se

  • A.

    da política de ação.

  • B.

    do diagnóstico organizacional.

  • C.

    do relatório.

  • D.

    da coleta de dados.

  • E.

    da avaliação.

O planejamento compensa incertezas e mudanças e não deixa o futuro ao acaso. Com isso, traz três benefícios relevantes:

  • A.

    praticidade, coerência e ponderação.

  • B.

    rapidez nas decisões, impacto social e continuidade.

  • C.

    economia de recursos, estabilidade e maior resultado.

  • D.

    permanência das decisões, equilíbrio e melhor desempenho.

  • E.

    perspectiva estratégica, oportunidade e agilidade organizacional.

Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.

Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.

Considera-se elemento complementar

  • A.

    o tipo de unidade informacional.

  • B.

    o histórico da unidade informacional.

  • C.

    a abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos.

  • D.

    o acesso ao acervo: livre ou restrito.

  • E.

    o público a que se destina a unidade informacional.

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