Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Internet abriu um amplo leque na tipologia de fontes de informação, como websites, motores de busca, repositórios, apontadores, bibliotecas virtuais. Os critérios para avaliar o conteúdo dessas fontes buscam identificar
a integridade e a atualização constante dos sistemas.
a permanência e a constância das páginas na web.
o lay-out e os tipos de mídia usados nas fontes.
a confiabilidade e a consistência das informações.
o suporte técnico e a coerência com os propósitos do usuário.
O formato MARC 21 é constituído por estrutura, designação de conteúdo e conteúdo do registro, sendo que a estrutura é formada por três componentes principais: líder, diretório e campos variáveis. Especificamente,
os campos variáveis são de registro (00X) e de dados, fornecem informações codificadas, não possuem indicadores e são agrupados em blocos.
a designação de conteúdo é definida por padrões externos ao formato como ISBD, AACR2 e LCSH.
o conteúdo do registro se refere ao conjunto de etiquetas, indicadores de posição e códigos para identificar dados do registro.
o diretório informa o valor associado a um campo, indicando que os dados do registro precisam de processamento especial.
o líder é um campo que fornece informações detalhadas para o processamento dos dados do registro.
Uma série de situações pode restringir ou desestimular o uso de uma fonte de informação na internet, por exemplo, a
existência de direitos autorais que impedem o acesso a informações completas.
utilização de uma estrutura simples para a apresentação dos dados.
aplicação de recursos de hipertexto para complementar os conteúdos abordados.
revisão constante dos links internos e externos que apontam para outras páginas.
grande quantidade de acessos simultâneos permitidos dificultando a consulta.
Estudo avalia os determinantes sociais, econômicos e culturais da morte materna, analisando trinta casos de óbitos maternos ocorridos no serviço de obstetrícia de uma unidade pública de saúde no estado do Amapá entre 2009 e 2010. A coleta de dados foi baseada em informações de prontuários do hospital e em entrevistas estruturadas com os familiares de mulheres que foram a óbito. Os dados foram tratados a partir da associação do método qualitativo e quantitativo, à luz do materialismo dialético. As mortes maternas prevaleceram em mulheres com idade acima de 22 anos (60%), sendo 66,7% de mulheres afrodescendentes, 26,7% de brancas e cerca de 6,6% sem informação. Dos casos estudados, 40% das mulheres passaram por situação de violência. O resultado indica que a morte materna está relacionada com as condições materiais de vida, entre as quais a falta de acesso ao Sistema Único de Saúde, o misticismo, a prática do aborto e o isolamento social.
O texto acima é exemplo de resumoindicativo.
informativo.
descritivo.
crítico.
expositivo.
Os metadados são conjuntos de dados estruturados que representam o conteúdo informacional de um recurso, fornecendo dados sobre a sua descrição, administração, funcionalidade técnica, uso e preservação. São exemplos de metadados para a descrição de recursos de informação o formato MARC e o protocolo Z39.50.
A afirmativa acima estácorreta; os metadados promovem a integração e o compartilhamento de recursos informacionais.
incorreta; os padrões de metadados descrevem recursos bibliográficos e não dados administrativos ou de uso e preservação.
incorreta; o formato MARC é uma versão da norma ISBD para registros bibliográficos legíveis por máquina.
incorreta; Z39.50 é um protocolo de comunicação destinado à pesquisa e recuperação de informação.
correta; esses padrões são importantes no tratamento, busca e recuperação da informação digital.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
É uma etapa importante na automação de unidades de informação, pois acelera o processo de informatização, desenvolve uma base de dados de forma mais rápida, maximiza o acesso às obras que já compõem os acervos e facilita o trabalho de catalogação. Trata-se
da exportação de dados.
da catalogação cooperativa.
dos formatos de intercâmbio.
do catálogo de acesso público.
da conversão retrospectiva.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
foram usadas as regras para materiais de acesso direto.
foram utilizados os capítulos 9 e 12.
foi empregado o terceiro nível de descrição.
foi empregada a regra para títulos uniformes.
foi utilizada a página de rosto como fonte de informação.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Diário Oficial da União é publicado em três seções, que divulgam, respectivamente,
decisões da Presidência da República, atos de interesse dos servidores dos três níveis da administração e pareceres do Advogado-Geral da União.
disposições legais de caráter geral, atos de autarquias e fundações públicas e tratados, acordos e convenções aprovados pelo Congresso Nacional.
normas jurídicas resultantes do processo legislativo, estatutos dos Poderes Legislativo e Judiciário e atas dos órgãos dos Poderes da União.
atos normativos gerais do Poder Executivo, decisões do Poder Judiciário e do Ministério Público da União e instrumentos contratuais da administração pública.
atos normativos de interesse geral, atos relativos aos servidores da administração pública federal e atos dos governos estaduais e municipais.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Trata-se de uma entidade subordinada e relacionada não governamental com entrada subordinada; portanto, conforme a regra 24.13, a entrada correta é: Universidade Federal de Pernambuco. Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.
Considerando que a Universidade Federal de Pernambuco é uma entidade mantida pelo Governo, seguindo a regra 24.18, a entrada correta é: Brasil. Universidade Federal de Pernambuco. Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.
Observa-se que a obra não tem autoria definida e que foi apenas publicada pela UFPE; assim, de acordo com a regra 21.5A para obras de autoria incerta, a entrada correta deve ser pelo título: Educação de Jovens para a Paz.
A regra geral para entidades (24.1) reza que se deve entrar diretamente pelo nome pelo qual uma entidade é predominantemente identificada, de maneira que a entrada correta deve ser apenas: Universidade Federal de Pernambuco.
Verifica-se que a regra 24.17 estabelece que obras de uma entidade governamental devem entrar pela entidade diretamente responsável; assim sendo, a entrada correta é: Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Órgão oficial destinado à publicação dos atos dos Tribunais Superiores do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Trata-se
dos Anais do Congresso Nacional.
do Diário Oficial da União, seção 2.
do Diário da Justiça, seção 1.
dos Anais do Senado Federal.
do Diário do Judiciário, seção 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...