Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um usuário interessado em obter toda a doutrina relativa à lei eleitoral, Lei no 9.504, de 30/09/1997, solicita um levantamento bibliográfico à biblioteca da sua instituição. Para atender com precisão e qualidade a essa necessidade de informação, o bibliotecário deverá recorrer

  • A.

    à Biblioteca Digital Jurídica.

  • B.

    ao Sistema de Informação do Senado Federal.

  • C.

    à Biblioteca Jurídica Virtual.

  • D.

    ao Serviço de Matérias em Tramitação do Congresso Nacional.

  • E.

    à Bibliografia Brasileira de Direito.

Em relação à Catalogação Descritiva, considere:

I. Os FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) são um novo código internacional de catalogação alternativo às regras do AACR2.

II. A descrição bibliográfica, instrumentalizada por normas, regras e formatos, estabelece um padrão que serve a qualquer tipo de material.

III. A descrição bibliográfica é a individualização de um item, tornando-o único entre os demais de um acervo.

IV. Um registro catalográfico consiste de quatro partes: ponto de acesso, descrição bibliográfica, pistas e número de chamada.

V. Durante o processo de catalogação de um documento, o catalogador define qual será o nível de catalogação mais indicado para a descrição do item.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e V.

Fornece o texto completo de uma lei, incluindo as alterações e dispositivos a ela acrescentados desde a sua publicação. Tratase

  • A.

    da Rede de Bibliotecas Jurídicas.

  • B.

    do Sistema de Legislação Informatizada.

  • C.

    do Portal de Informação Jurídica.

  • D.

    do Diário Oficial da União.

  • E.

    da Base Online de Coleção das Leis do Brasil.

A catalogação não se limita à técnica para elaborar catálogos ou para listar documentos. Ela permite, também,

  • A.

    o relacionamento entre documentos, criando alternativas de escolha para os usuários.

  • B.

    a representação descritiva de uma coleção, identificando os documentos pertencentes a ela.

  • C.

    o armazenamento adequado dos documentos na coleção, possibilitando o controle de empréstimo.

  • D.

    a ordenação cronológica de inclusão dos documentos no acervo, informando o número de volumes existentes na biblioteca.

  • E.

    a disposição de fichas de acordo com o número de chamada, permitindo inventários periódicos do acervo.

Avalie as afirmativas abaixo.

I. O acesso aos grandes sistemas de recuperação de informação, também denominados de bancos de dados e, consequentemente, às suas bases de dados veio ampliar significativamente a qualidade das buscas bibliográficas, visto que essas bases proporcionam diversificados pontos de acesso à informação.

II. Tanto as bases de dados referenciais, quanto as textuais vão exigir um planejamento acurado da estratégia de busca, visando a uma recuperação de informação de acordo com as necessidades dos usuários.

III. Na vida profissional, o usuário final está bem habilitado a lidar com a incidência de erros ortográficos em bases de dados.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I.

  • E.

    II.

Em um levantamento bibliográfico sobre a jurisprudência relativa à responsabilidade fiscal de estados da federação, o bibliotecário deverá compilar

  • A.

    ações, recursos e acórdãos.

  • B.

    livros, teses e artigos de periódicos.

  • C.

    leis ordinárias e complementares e decretos.

  • D.

    medidas provisórias, normas e decisões.

  • E.

    sentenças, proposições e atos.

Instruções: Para responder às questões de números 43 e 44, considere:

Um usuário interessado no assunto "punição para crimes eleitorais no Brasil" consulta uma base de dados que emprega a linguagem natural para indexar os documentos. Em sua pesquisa, ele usa os seguintes termos: "punição e crimes eleitorais e Brasil". A base possui 100 referências sobre o tema, mas o resultado da pesquisa inclui apenas 55 itens.

Para obter uma recuperação mais eficiente, a melhor estratégia de busca é

  • A.

    usar a pós-coordenação, pesquisando cada termo em separado e, assim, ampliando o escopo da busca.

  • B.

    não empregar operadores booleanos como "e", pois eles limitam a pesquisa e, assim, prejudicam o resultado.

  • C.

    relacionar termos sinônimos da seguinte maneira: "punição ou pena e crime ou fraude ou delito eleitoral e Brasil".

  • D.

    usar a pré-coordenação, formulando uma expressão de busca mais eficaz: "Crimes eleitorais − Brasil − Punição".

  • E.

    combinar os termos do assunto entre si, como em "punição e crimes", "punição e eleições" e "punição e Brasil".

O planejamento da automação ou informatização de bibliotecas envolve a descrição de necessidades e a fixação de metas e resultados a serem alcançados que servirão para nortear importantes tomadas de decisão. Por exemplo, para orientar a escolha do sistema que será usado para a automação dos serviços bibliotecários, é essencial determinar

  • A.

    a política de automação, que estabelece quais serviços informacionais devem ser automatizados.

  • B.

    o tipo de servidor, que é o computador central de uma rede responsável por sua operação.

  • C.

    as especificações técnicas, que são capacidade, drive, interface, ambiente e padrões de armazenamento.

  • D.

    os requisitos funcionais, que incluem as atividades ou rotinas que o software deve contemplar.

  • E.

    a infraestrutura física, que envolve a criação e/ou remodelação dos espaços, a compra de equipamentos etc.

As bibliotecas podem implementar o Customer Relationship Management (CRM) como uma nova forma de gestão centrada no cliente, capaz de colaborar na definição de serviços e produtos mais adequados. Os quatro passos básicos para implementação do CRM são identificar, diferenciar, interagir e

  • A.

    generalizar, voltado para a implementação de serviços que atendam a todos os clientes, indistintamente.

  • B.

    segmentar, que busca estabelecer diferentes níveis de valor dos serviços para os clientes.

  • C.

    personalizar, que visa a adaptação das atividades, para um melhor atendimento aos clientes.

  • D.

    priorizar, que define serviços e produtos que devem ser objeto de atenção dos clientes.

  • E.

    intermediar, que equaciona as necessidades dos clientes e as possibilidades da biblioteca.

No planejamento da automação de bibliotecas, também é preciso considerar a conversão retrospectiva, ou seja, a

  • A.

    recuperação dos registros bibliográficos de bases de dados de outras instituições por meio de um formato de intercâmbio.

  • B.

    adequação das regras de catalogação antigas às atuais, visando alcançar maior uniformidade no tratamento dos registros.

  • C.

    transformação dos catálogos manuais de fichas em arquivos de registros bibliográficos legíveis por máquina.

  • D.

    reestruturação dos dados bibliográficos com base em padrões internacionais, de modo a permitir a sua recuperação.

  • E.

    substituição progressiva do acervo em papel por versões digitais dos documentos para garantir o acesso online.

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