Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A biblioteca X possui um diretor ao qual estão subordinados os seguintes departamentos: Processos Técnicos, Aquisição e Referência; cada departamento tem duas seções que lhe são subordinadas; o Diretor tem dois assessores (Jurídico e Marketing). Neste caso, pode-se dizer que essa unidade de informação tem uma estrutura

  • A.

    comissional.

  • B.

    linear.

  • C.

    mista.

  • D.

    funcional.

  • E.

    colegiada.

Considere as três afirmações abaixo, relacionadas aos sistemas de bibliotecas:

I. Por encontrar-se a coordenação geralmente distante do dia-a-dia das bibliotecas, é absolutamente indispensável que planeje seu relatório de forma a contar com dados verdadeiros e coerentes.

II. Os dados utilizados pela coordenação dos sistemas devem ser definidos a partir de critérios básicos que sirvam de padrão para a coleta de dados.

III. É preciso que haja um entendimento único de cada termo definido no relatório e da natureza de cada serviço, a fim de não se darem nomes diferentes a coisas iguais e vice-versa.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, apenas.

As bibliotecas têm vários documentos administrativos que podem funcionar como instrumentos de marketing. Entre eles, aquele que funciona como forma de divulgação, e de prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos é

  • A.

    o manual de serviços.

  • B.

    a política de desenvolvimento de coleções.

  • C.

    o relatório.

  • D.

    o planejamento estratégico.

  • E.

    o regulamento de empréstimo.

Segundo Darlene E. Weingand, quando a cultura da biblioteca considera a satisfação do usuário como o principal objetivo e quando administradores e equipe de trabalho direcionam suas energias e suas atividades para alcançar aquele objetivo,

  • A.

    a eficiência do fluxo administrativo transforma-se no aspecto prioritário do serviço, a ser equacionado pelo esforço conjunto de administradores e equipe de trabalho.

  • B.

    a constituição do acervo passa a receber especial atenção da equipe, visando garantir que ele não consuma porcentagem exagerada do orçamento.

  • C.

    a eficiência das operações, apesar de ser importante, fica em segundo lugar em relação ao uso efetivo dos recursos na busca da identificação das necessidades dos usuários.

  • D.

    os diversos segmentos dos usuários passam a ser vistos de forma mais abrangente, como um conjunto de características uniformes.

  • E.

    aumenta a tendência de participação maior dos usuários nas decisões administrativas, caminhandose para a cogestão dos serviços.

Um usuário quer localizar, no acervo de uma biblioteca, o texto completo do Código Eleitoral Brasileiro. O bibliotecário deve indicar uma busca

  • A.

    na Bibliografia Brasileira de Direito.

  • B.

    no Diário Oficial Informatizado.

  • C.

    no banco de dados de normas jurídicas federais.

  • D.

    no catálogo dicionário da biblioteca.

  • E.

    na Literatura Brasileira em Legislação.

O melhor veículo para uma campanha de promoção da biblioteca é aquele que

  • A.

    atinge todos os consumidores ao mesmo tempo.

  • B.

    pode ser utilizado apenas pelo pessoal interno, sem necessidade de contratação de equipe especializada.

  • C.

    atinge maior número de consumidores visados, do modo mais expressivo, mais rapidamente e ao menor preço por cabeça.

  • D.

    possibilita atingir consumidores não previstos originalmente, ainda que o custo seja superior ao pretendido.

  • E.

    representa menor custo para a instituição.

Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações.

A definição acima, proposta por Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, refere-se à

  • A.

    Arquitetura da Informação.

  • B.

    Arquivologia.

  • C.

    Biblioteconomia.

  • D.

    Cienciometria.

  • E.

    Documentação.

Em relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), considere:

I. A Classificação Decimal de Dewey, calcada na classificação das ciências de Francis Bacon, possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos – memória, imaginação e razão – e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.

II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, então, verificar esse número nas tabelas principais.

Ocorre que

  • A.

    II está incompleto; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página.

  • B.

    I está incorreto; a divisão do conhecimento de Bacon é baseada em cinco grupos: gênero, espécie, diferença, propriedade e acidente.

  • C.

    II está incorreto; para atribuir um número de classificação que represente um assunto, o classificador deverá ir diretamente às tabelas.

  • D.

    I e II estão incorretos; as classes da CDD são divididas do mais específico ao mais geral e o índice foi incorporado depois da sua criação.

  • E.

    I e II estão corretas; o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.

O catálogo de registro, também chamado de tombo, relaciona os documentos pela ordem cronológica de inclusão no acervo de uma biblioteca. É ordenado pelo número de registro ou de tombo, que o documento recebe quando chega à biblioteca, e apresenta principalmente as seguintes informações:

  • A.

    autor, título da obra, publicador, declaração de valor e número de exemplares.

  • B.

    entradas principais e secundárias, pistas, ISBD, nota e forma de aquisição.

  • C.

    número de chamada, pontos de acesso, solicitante, fornecedor e baixa.

  • D.

    data de inclusão, descrição catalográfica, origem, preço e observações.

  • E.

    identificação da obra, dados da licitação, registro patrimonial, localização e inventário.

Existem muitos agentes em atividade no país que devem ter seus serviços comparados com muito cuidado, visando a sua utilização para aquisição de materiais de informação. Entre os aspectos a serem avaliados está

  • A.

    a capacidade de aquisição retrospectiva.

  • B.

    a proporção entre o custo e o atendimento à demanda reprimida.

  • C.

    a disponibilidade de serviço bilíngüe.

  • D.

    o feedback dos usuários.

  • E.

    o conteúdo do site do agente na internet.

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