Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No AACR-2, a colaboração entre duas ou mais pessoas ou entidades que contribuem de formas diferentes para o desenvolvimento do conteúdo intelectual ou artístico de uma obra é chamada de
responsabilidade mista.
responsabilidade compartilhada.
coautoria.
autoria múltipla.
obra coletiva.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação ao AACR-2, considere:
I. É possível afirmar que um dos princípios que norteiam o código é a homogeneidade; quanto mais homogêneos forem os dados, maior será a qualidade do catálogo.
II. A determinação dos pontos de acesso compreende duas etapas: a primeira é a própria escolha do ponto de acesso e, a segunda, a escolha da forma dos cabeçalhos.
III. Há três níveis para a descrição catalográfica, o que dá às bibliotecas certa flexibilidade para determinar a sua política de catalogação. Os fatores que afetam a decisão sobre o nível de catalogação a ser adotado incluem objetivo da biblioteca, necessidades dos usuários e importância do acervo.
IV. Ao estabelecer os pontos de acesso secundários para vários tipos de responsabilidade, como tradutor, ilustrador, coordenador etc., é preciso indicá-los segundo a ordem de importância que têm na obra.
V. Na representação bibliográfica, integridade significa que a mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
II, IV e V.
I e IV.
I, III e IV.
II e III.
III, IV e V.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Segundo as regras do AACR-2, o ponto de acesso principal da obra cuja página de rosto aparece acima é
Anglo-American Cataloging Rules / prepared by .
American Library Association.
American Library Association [et al.].
Spalding, C. Sumner, editor.
Instruções: Para responder às questões de números 43 e 44, considere:
Um usuário interessado no assunto "punição para crimes eleitorais no Brasil" consulta uma base de dados que emprega a linguagem natural para indexar os documentos. Em sua pesquisa, ele usa os seguintes termos: "punição e crimes eleitorais e Brasil". A base possui 100 referências sobre o tema, mas o resultado da pesquisa inclui apenas 55 itens.
A linguagem natural usada em sistemas de recuperação da informação, como se pode observar na situação apresentada,
torna a atividade de indexação mais rígida, ao mesmo tempo em que a recuperação é mais amigável para o usuário.
oferece maior liberdade na fase de indexação, mas exige maior esforço na fase de recuperação.
pode ser controlada e combinada tanto no momento da indexação, como durante a pesquisa.
precisa ser traduzida para uma linguagem de indexação para funcionar bem na hora da recuperação.
depende de atualização na etapa de indexação e aumenta o grau de precisão no processo de busca.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
De acordo com o AACR-2, a principal fonte de informação para a catalogação de recursos eletrônicos é
a primeira tela.
a respectiva documentação impressa ou online.
a informação do rótulo fornecida pelo distribuidor.
o metadado codificado (cabeçalho, TEI etc.).
o próprio recurso.
Considere os termos abaixo extraídos de um tesauro.
Crime eleitoral
UP: Delito eleitoral
TG: Crime
TE: Fraude eleitoral
TR: Eleição Processo eleitoral
No momento de indexar um documento sobre crimes eleitorais no Brasil usando o tesauro, o bibliotecário deverá
selecionar os termos Crime e Eleição.
usar preferencialmente o descritor Delito eleitoral.
escolher os termos relacionados a Eleição e Processo eleitoral.
optar pelo descritor específico Fraude eleitoral.
empregar o descritor Crime eleitoral.
O formato MARC 21 (MAchine-Readable Cataloging), conjunto de padrões para identificar, armazenar e comunicar informações bibliográficas em formato legível por máquina,
é um padrão de metadados, composto por quinze elementos básicos e planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos.
possibilita a descrição bibliográfica de diferentes tipos de documentos, usando uma estrutura de campos fixos e variáveis, subcampos e indicadores.
subsidia o desenvolvimento de sistemas automatizados que permitem a conversão e a integração de dados entre diferentes bases bibliográficas.
descreve estruturas de conhecimento e permite associá- las a distintos recursos de informação.
apresenta quatro níveis de representação bibliográfica: obra, expressão, manifestação e item (documento).
Segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, citações extraídas de outros trabalhos podem ser feitas de forma direta (transcrição literal) ou indireta (paráfrase). No primeiro caso, trechos que ultrapassem
4 linhas devem ser destacados com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no corpo do trabalho, dispensando as aspas.
3 linhas devem ser destacados com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no corpo do trabalho, dispensando as aspas.
3 linhas devem ser destacados com recuo de 3 cm da margem esquerda, com letra maior que a utilizada no corpo do trabalho, dispensando as aspas.
4 linhas devem ser destacados com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no corpo do trabalho, não dispensando as aspas.
3 linhas devem ser destacados com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em itálico, dispensando as aspas.
Em fevereiro de 1997, a Revista de Saúde Pública, de São Paulo, publicou, às páginas 3 a 8 do primeiro número do volume 31, artigo do prof. Oswaldo Paulo Forattini, intitulado "A língua franca da ciência". A referência correta desse texto, segundo as normas da ABNT, é
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 3-8, fev. 1997.
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. In: Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 3-8, fev. 1997.
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 3-8, fev. 1997.
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 3-8, fev. 1997.
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 1, fev. de 1997. p. 3-8.
Segundo a norma da ABNT para referências bibliográficas, quando se trata de uma publicação de vários autores, organizada sob a responsabilidade de um editor, compilador ou organizador, a entrada deverá ser feita
pelo responsável, seguido da expressão et alii, sem qualquer explicação.
por todos os participantes, em ordem alfabética e sem qualquer distinção.
pelo responsável e os três primeiros autores, acrescentando a explicação correspondente após o nome do responsável.
pelos quatro primeiros autores.
pelo responsável, acrescentando após o nome a explicação correspondente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...