Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na recuperação de informações, o uso de termos mais abrangentes

  • A.

    alcança um nível maior de revocação.

  • B.

    é eficiente apenas em sistemas especialistas.

  • C.

    produz resultados mais relevantes.

  • D.

    recupera um número pequeno de documentos.

  • E.

    limita o problema da ambigüidade.

Atenção: Considere a figura abaixo para responder às questões de números 31 e 32.

A figura ilustra uma estrutura típica de vocabulários controlados, aplicados na indexação de uma determinada base de dados. Ao fazer uma pesquisa nesse sistema, um usuário interessado no assunto "A Evolução do Dinheiro Brasileiro" deverá fazer a busca empregando

  • A. o termo Dinheiro, exceto Pecúnia, e/ou Moeda, para ser mais relevante.
  • B. apenas o termo Dinheiro, pois o sistema fará os cruzamentos necessários.
  • C. ou Dinheiro ou Moeda, o resultado da pesquisa será o mesmo.
  • D. os termos Dinheiro e Moeda, já que são assuntos relacionados.
  • E. todos os termos indicados, para obter o maior número possível de itens.

A definição a respeito de a quem caberá a última palavra na seleção de materiais de informação é uma questão bastante capciosa, pois

  • A.

    exige conhecimento pormenorizado do acervo, que apenas bibliotecários especializados possuem.

  • B.

    envolve esferas de influência e mesmo competências que podem ir além daquelas privativas do profissional de biblioteconomia.

  • C.

    representa um elemento de influência na vida dos usuários, para o qual poucos profissionais possuem a necessária competência.

  • D.

    os usuários podem exigir participar ativamente do processo, o que implicará em conflitos com os profissionais.

  • E.

    o ideal é que a decisão de seleção deve ocorrer externamente à biblioteca, de forma a diminuir a possibilidade de desvirtuamento de seus objetivos.

Comumente, o conteúdo dos documentos revela-se bastante complexo e multidisciplinar, seja em termos de conceitos, seja em relação à variedade de aspectos de que trata. Para analisar e representar assuntos inter-relacionados, os aspectos a eles associados e os níveis de abordagem, a Classificação Decimal Universal dispõe de três mecanismos básicos:

  • A.

    categorias, subdivisões comuns e subdivisões especiais.

  • B.

    tabela principal, tabelas auxiliares e índice alfabético.

  • C.

    síntese, ordem de citação e ordem de arquivamento.

  • D.

    classes, subclasses e notação.

  • E.

    decimalidade, universalidade e hierarquia.

Na Classificação Decimal Universal, os Auxiliares Comuns Independentes são assim chamados porque os conceitos que representam podem ocorrer independentemente dos assuntos principais. São eles:

  • A.

    técnicas, materiais, propriedades, estado, pessoas e gênero.

  • B.

    todos os auxiliares especiais com ponto zero.

  • C.

    todos os números das classes gerais.

  • D.

    adição, extensão, nacionalidade e ponto de vista.

  • E.

    língua, forma, lugar, raça e tempo.

O uso de sistemas de classificação bibliográfica como a CDU em serviços de informação on line tem se mostrado eficiente, entre outras razões, porque a classificação

  • A. aumenta a precisão das pesquisas e possibilita o browsing.
  • B. baseia-se na busca booleana e oferece contexto aos termos.
  • C. organiza os dados do específico para o geral e traz índices.
  • D. relaciona categorias de assuntos e tem notação multilíngüe.
  • E. está em constante expansão e permite a utilização de links.

Considerando as notações e o mecanismo de síntese da Classificação Decimal Universal (CDU), avalie as configurações que seguem:

 I. 347(81)(094.4)  Código de Direito Civil Brasileiro

 II. 34:504  Direito Ambiental

 III. 331(6).001.5"19"  Pesquisa sobre o Trabalho na África no século 20

 IV. 341(038)(81)=111  Dicionário de Direito Internacional no Brasil em inglês

Estão corretos APENAS os itens

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I e II.

Dez classes de assuntos e suas subdivisões hierárquicas constituem a espinha dorsal da CDU e respondem por seu caráter monolítico, rígido e inflexível. Por outro lado, existem recursos que tornam o sistema mais multifacetado, dinâmico e flexível, quais sejam:

  • A.

    a universalidade e a enumeração que objetivam espelhar a totalidade do conhecimento e prever espaço para novos conceitos.

  • B.

    as subdivisões auxiliares que representam diferentes aspectos dos assuntos e possibilitam várias combinações.

  • C.

    a decimalidade e a síntese que infinitamente subdividem as classes para atingir o nível de detalhamento adequado.

  • D.

    os índices alfabético e relativo que auxiliam na localização dos conceitos e respectivos números de classificação.

  • E.

    as notações compostas que permitem a formação de conceitos novos não previstos no sistema.

Na CDU, a ordem de arquivamento refere-se

  • A.

    à ponderação flexível de cada conceito, ou seja, o peso específico ou valor semântico de cada conceito no seu contexto.

  • B.

    à formação de notações apropriadas à representação de assuntos complexos, utilizando os números e símbolos fornecidos pelo sistema.

  • C.

    aos aspectos particulares de um assunto não contemplados pelas classes principais ou pelas tabelas auxiliares comuns.

  • D.

    à amplitude maior ou menor dos conceitos na estrutura hierárquica do sistema, procedendo do mais genérico para o mais específico.

  • E.

    aos conceitos secundários, ou blocos de idéias acessórias, permitindo a combinação de detalhes e suas relações com os assuntos principais.

Segundo alguns autores, existe uma distinção entre conhecimento

  • A.

    tácito e explícito.

  • B.

    implícito e tácito.

  • C.

    codificado e explícito.

  • D.

    tácito e informacional.

  • E.

    implícito e informacional.

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