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O primeiro microscópio eletrônico desenvolvido por Ruska e Knoll, em 1931, apesar de permitir um aumento de apenas 400 vezes, abriu as portas para um novo modelo de análise estrutural. Tanto a microscopia eletrônica de transmissão (MET) quanto a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tiveram origem na mesma década. Modelos mais recentes, que ampliam a imagem até 2 milhões de vezes, ainda utilizam princípios baseados no protótipo de Ruska e Knoll. As diversas aplicações da técnica, como a análise de microrganismos, arranjos macromoleculares, biópsias médicas, metais, estruturas cristalinas etc., levaram ao desenvolvimento de vários métodos de preparo de amostras, adequados a cada aplicação. Considerando as características dos diversos tipos de microscopia eletrônica e o preparo de amostras, julgue os itens que se seguem.
Em espécimes mais espessos, fixados por imersão, as melhores camadas para análise por MET são as mais internas, que foram expostas mais lentamente ao fixador.
Analise o esquema abaixo, que representa a evolução de um parasito no organismo humano.
Legenda:
a-infecção c-ação defensiva do organismo(anticorpos)
b- fase aguda (parasitemia alta) d- fase crônica (parasitemia baixa)
De acordo com o gráfico e com seus conhecimentos, o parasito relacionado é:
Plasmodium falciparum.
Leishmania donovani.
Trypanosoma cruzi.
Schistosoma mansoni.
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
O bioma em que se situa o município é um dos hotspots mundiais de biodiversidade.
Nos livros didáticos de Ciências e Biologia, a superclasse dos tetrapoda é dividida em quatro classes: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Se apenas a filogenia desses grupos fosse levada em conta, algumas modificações nessa classificação deveriam ser feitas. Uma classificação filogeneticamente mais correta deveria incluir:
os répteis na classe dos anfíbios
os répteis na classe dos mamíferos
os mamíferos na classe das aves
as aves na classe dos répteis
as aves na classe dos mamíferos
Considerando as figuras acima, julgue os próximos itens.
A figura B representa uma forma de agrupamento de cocos: os estreptococos.
O primeiro microscópio eletrônico desenvolvido por Ruska e Knoll, em 1931, apesar de permitir um aumento de apenas 400 vezes, abriu as portas para um novo modelo de análise estrutural. Tanto a microscopia eletrônica de transmissão (MET) quanto a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tiveram origem na mesma década. Modelos mais recentes, que ampliam a imagem até 2 milhões de vezes, ainda utilizam princípios baseados no protótipo de Ruska e Knoll. As diversas aplicações da técnica, como a análise de microrganismos, arranjos macromoleculares, biópsias médicas, metais, estruturas cristalinas etc., levaram ao desenvolvimento de vários métodos de preparo de amostras, adequados a cada aplicação. Considerando as características dos diversos tipos de microscopia eletrônica e o preparo de amostras, julgue os itens que se seguem.
Partículas de ouro com aproximadamente 3 nm de diâmetro podem se ligar a anticorpos, o que permite a marcação específica de moléculas expostas na superfície de algumas células e sua detecção por MET.
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. Muitas vezes, o número de formas parasitárias eliminadas nas fezes é pequeno, havendo a necessidade de concentrá-las. O método que concentra ovos de helmintos através da filtração em tela metálica ou de náilon, de uma determinada malha, que retém os detritos maiores e permite a passagem de detritos menores e ovos, ocorrendo concentração destes últimos na amostra fecal, se refere ao método de:
Kato.
Faust.
Rugai.
Hoffman.
Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.
Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.
Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais, o tratamento que dará ao tema deverá ter como orientação um(a):
reforço das representações sobre o corpo que os alunos já possuem, no sentido de respeitar seus conhecimentos prévios.
conjunto de idéias a respeito da corporeidade proveniente do convívio social e do contato com os meios de comunicação de massas.
conhecimento do corpo como entidade eminentemente física, cuja complexidade demanda pesquisa do funcionamento de cada órgão.
visão multidisciplinar do corpo humano, com ênfase nos aspectos nutricionais, no estudo da química e da física da matéria.
concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Nas matas nativas do bioma, ao longo de um transecto, espera-se encontrar pouca estratificação vegetal, baixo índice de epifitismo e valores baixos para o índice de riqueza de espécie.
Considerando as figuras acima, julgue os próximos itens.
Na figura C, observa-se um exemplo de sarcina.
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