Lista completa de Questões de Biologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que exames microbiológicos da água são utilizados para analisar e avaliar a qualidade da água a ser consumida, julgue os itens a seguir.
Cianobactérias são organismos autotróficos capazes de produzir toxinas prejudiciais à saúde humana.
Considerando que exames microbiológicos da água são utilizados para analisar e avaliar a qualidade da água a ser consumida, julgue os itens a seguir.
O exame de coliformes totais identifica, de forma completa e exclusiva, as bactérias patogênicas presentes no trato intestinal.
Considerando as informações do texto acima e as características da infecção por C. botulinum, assinale a opção correta.
Os testes referidos no texto poderiam ser utilizados no controle de qualidade das vacinas utilizadas.
Na situação descrita no texto, o teste Elisa não poderia ser aplicado como meio de prova sorológica, pois ele se baseia na interação de um metal (por exemplo, Mg+2) com uma enzima metal-dependente.
Na imunização ativa, pode-se utilizar soro heterólogo como terapia para o tratamento dos efeitos das toxinas, como no caso do botulismo.
No que diz respeito aos riscos à saúde humana, a transmissão do botulismo se dá pela ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica e trata-se de uma intoxicação leve, caracterizada por cólicas moderadas, acompanhadas de diarréia.
O botulismo em bovinos não ocorre pela ingestão de água contaminada, uma vez que os esporos de C. botulinum não sobrevivem em condições de muita umidade.
Considerando que o cultivo de alguns tipos de bactérias exige condições especiais, assinale a opção correta.
Na manipulação de culturas de microrganismos anaeróbios obrigatórios, são utilizados fluxos laminares simples com atmosfera normal de oxigênio.
Todos os tipos de bactérias crescem bem em meios artificiais de laboratório.
Os microrganismos que necessitam de altas concentrações de S2 para seu crescimento ótimo são denominados capnofílicos.
No cultivo de bactérias anaeróbias obrigatórias, são utilizados meios de cultura contendo agentes redutores, como, por exemplo, tioglicolato de sódio.
Considerando as figuras acima e o fato de que o crescimento dos microrganismos é influenciado pela presença de O2, assinale a opção correta.
O microrganismo identificado pela letra B é um anaeróbio.
A bactéria E. coli (representada pela letra C) é um aeróbio facultativo.
A bactéria M. luteus (representada pela letra D) é um aeróbio facultativo.
A provável explicação para a intolerância dos aneróbios ao O2 reside na atividade muito aumentada da enzima superóxido dismutase nesses microrganismos.
O microrganismo identificado pela letra A é um aerotolerante.
Com referência às técnicas envolvidas no isolamento e preservação de culturas bacterianas, assinale a opção correta.
As necessidades nutricionais do microrganismo a ser isolado não têm nenhuma influência na escolha do meio de cultura a ser utilizado.
Por meio dos processos de congelamento em baixas temperaturas e liofilização, culturas bacterianas podem ser mantidas viáveis por vários anos.
A metodologia da semeadura por esgotamento pode ser empregada na obtenção de culturas puras bacterianas mesmo quando o microrganismo de interesse encontra-se presente em baixo número na amostra utilizada.
Os meios diferenciais permitem o crescimento de determinados microrganismos em detrimento de outros que também se encontram na amostra analisada.
No método de pour-plate, o inóculo é espalhado na superfície do ágar com o auxílio de uma alça de Drigalski.
Considerando a figura acima, que representa as diferentes fases do crescimento bacteriano, assinale a opção correta.
Na fase B, as células ainda estão se preparando para a divisão celular.
Na fase D, observa-se um rápido declínio da cultura onde as células se reproduzem mais lentamente, sendo característico dessa fase o número total de células em divisão igual ao número de células mortas.
Na fase estacionária, o meio encontra-se bastante deficiente em nutrientes e rico em toxinas produzidas pelos próprios microrganismos.
A fase de crescimento máximo normalmente chega ao final devido à depleção de nutrientes essenciais, diminuição de oxigênio em cultura aeróbia ou acúmulo de produtos tóxicos.
Na fase A, os microrganismos estão mais sensíveis às mudanças ambientais, sendo muito danosa nessa fase a exposição à radiação.
Considerando as formas e arranjos das células bacterianas representadas na figura acima, bem como características gerais das células bacterianas, assinale a opção correta.
O arranjo II observado na figura acima é resultado da associação de 4 bacilos.
O arranjo I é conhecido como estafilococos e é resultado da divisão em apenas 1 plano.
As fímbrias são organelas citoplasmáticas presentes em todas as bactérias envolvidas com a troca de material genético durante a conjugação bacteriana.
Os mesossomos são invaginações da membrana citoplasmática envolvidos com a síntese de proteínas bacterianas.
s bactérias Gram-positivas possuem maior quantidade de peptideoglicano em sua parede celular, o que torna essa parede mais espessa e rígida que a das bactérias Gramnegativas.
O sistema de classificação e as regras de nomenclatura bacteriológica são regidos pelo Código Internacional de Nomenclatura Bacteriológica. O guia mais recente de táxons válidos foi o elaborado por Garrity et al., em 2004 (Taxonomic outline of the prokaryotes Bergeys manual of systematic bacteriology). Acerca das características e do atual sistema de classificação dos procariotos, assinale a opção correta.
Mantendo os vírus em um grupo separado, os seres vivos estão classificados em três domínios; os procariotos constituem dois desses domínios: Archaea e Bacteria.
Pelo sistema atual de classificação de bactérias, as categorias taxonômicas existentes são: domínio, reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie.
Pelo sistema atual de classificação de bactérias, as categorias taxonômicas existentes são: domínio, reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie.
Uma das diferenças marcantes entre os membros dos domínios Archaea e Bacteria é que, neste último grupo, as células bacterianas podem formar grupos de duas, de quatro ou mais células, ao passo que, em Archaea, as células não formam colônias.
Obedecendo as orientações atuais de nomenclatura taxonômica, estão corretas as grafias dos nomes dos seguintes táxons: Enterobacteriaceae (família); Enterobacteriales (ordem); Escherichia Coli (Migula 1895) Castellani & Chalmers 1919 (espécie).
A caracterização taxonômica de bactérias conta cada vez mais com recursos da biologia molecular para a elaboração de um sistema de classificação mais natural, portanto mais estável. O agrupamento de táxons tem-se baseado principalmente em informações provenientes de homologia e divergência de seqüências de nucleotídeos do ARN ribossomal (r-ARN). Por outro lado, para a maioria dos táxons, ainda não estão disponíveis informações dessas seqüências e, além disso, o poder de resolução taxonômica dessas informações é ainda limitado principalmente à distinção e ao agrupamento das categorias taxonômicas superiores. Assim, continua sendo de grande validade o uso de características morfológicas, metabólicas, fisiológicas, sorológicas e ecológicas como fontes de caracteres taxonômicos de bactérias. Julgue os itens a seguir, considerando a caracterização dos principais grupos de bactérias.
Estão certos apenas os itens
I e IV.
I e V.
II e III.
II e IV.
III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...