Questões de Biologia do ano 2006

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Nos últimos 20 anos, a taxonomia e a sistemática dos fungos têm passado por profundas alterações. A nona edição do Dicionário dos fungos (P.M. Kirk, Ainsworth and Bisby’s Dictionary of the Fungi., 9th. ed, CABI Bioscience, Egham, UK, 2001) é a obra mais atualizada sobre o sistema de classificação geral dos fungos. Esta e outras revisões não consideram os fungos um grupo monofilético, já que alguns grupos de fungos possuem características de outros organismos, características estas não apresentadas nos fungos considerados verdadeiros.

Julgue os itens a seguir, considerando o atual sistema de classificação taxonômica dos fungos.

I Conceitualmente, os fungos são considerados organismos eucariotos, heterotróficos e, na sua maioria, são pluricelulares. Com raras exceções são dotados de parede celular e não ingerem os seus alimentos.

II No domínio Eukaryota, os organismos que se denominam fungos estão distribuídos em três reinos: Chromista, Fungi e Protozoa.

III A organização dos táxons ocorre da seguinte maneira: dentro de cada reino estão os filos, em cada filo estão as ordens, em cada ordem estão as famílias, em cada família estão os gêneros e dentro de cada gênero estão as espécies.

 IV Os fungos imperfeitos, para os quais não se conhece a forma perfeita ou teliomórfica, são agrupados em táxons artificiais, até que seja encontrada e descrita a sua forma perfeita para inseri-los no esquema de classificação.

V A classificação dos fungos é baseada em critérios como: características morfológicas das células e do micélio na fase vegetativa; características dos corpos de frutificação e dos esporos sexuais; características do seu ciclo biológico.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Considerando as características dos principais grupos de fungos, assinale a opção correta.

  • A.

    No fungo responsável pelo bolor de pão — Rhizopus stolonifer, pertencente ao reino Fungi, filo Zygomycota, classe Zygomycetes —, os esporos sexuais são produzidos no interior de uma cápsula denominada esporângio.

  • B.

    O fungo Phytophthora infestans — filo Oomycota, classe Oomycetes —, agente causal da requeima da batata, apresenta micélio cenocítico e os esporos sexuais, denominados oósporos, são produzidos no interior de uma estrutura denominada zoosporângio.

  • C.

    Os fungos ascomicetos — reino Fungi, filo Ascomycota — apresentam micélio com hifas septadas e reproduzem-se apenas sexuadamente, formando os ascósporos no interior de estrutura denominada asca. As ascas podem estar no interior de um corpo de frutificação denominado ascocarpo.

  • D.

    Na levedura Saccharomyces cerevisae — reino Fungi, filo Ascomycota, classe Saccharomycetes —, a reprodução pode ser sexuada, a partir de células vegetativas dicarióticas que formam os ascósporos, ou assexuadamente, a partir de brotamento de células haplóides ou de células dicarióticas.

  • E.

    Nos fungos causadores de ferrugens em plantas — reino Fungi, filo Basidimycota, classe Urediniomycetes —, o ciclo biológico por reprodução sexuada termina com a produção dos esporos sexuais conhecidos por urediniospóros ou uredósporos.

Considere que o responsável pela montagem de um laboratório de microbiologia deverá decidir sobre a aquisição de microscópio de luz e de acessórios de microscopia e que não há limitação orçamentária. Em face dessas considerações, julgue os itens a seguir, considerando, ainda, a qualidade e a adequação dos equipamentos.

 I Para a observação e manipulação de culturas vivas, o correto é adquirir um microscópio de objetivas invertidas.

II Um sistema dotado de contraste de interferência seria a melhor opção para a observação de estruturas dotadas de capacidade de emissão de fluorescência.

III Para boa visualização de células bacterianas submetidas a teste de coloração de Gram, o correto é comprar um microscópio de campo claro.

IV Para maximizar o poder de resolução do microscópio de campo claro, deve-se optar por objetiva de menor número de abertura e um sistema de filtros para selecionar a faixa de luz verde.

V Para a observação de células quase transparentes em material vivo, o correto é adquirir um microscópio de campo escuro.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Para realizar atividades vitais, a célula microbiana requer um fluxo contínuo de energia, incluindo: biossíntese de componentes estruturais, como parede celular e membranas; síntese de aminoácidos, ácidos nucléicos e fosfolipídios; reparo e manutenção da célula; armazenamento de nutrientes e excreção de resíduos indesejáveis; desenvolvimento e reprodução; mobilidade e dispersão. Acerca da obtenção e utilização de energia pelos micróbios, assinale a opção correta.

  • A.

    As bactérias e os fungos, por apresentarem metabolismos semelhantes, não se diferenciam quanto às fontes de energia para ativar os diversos tipos de reações químicas.

  • B.

    As reações endergônicas são aquelas que liberam energia.

  • C.

    Na maquinaria celular, o ATP (adenosina trifosfato) é o composto de maior importância na transferência de energia. Ele é formado pela adição de fosfato a uma molécula de ADP, em um processo denominado fosforilação, que requer energia endergônica.

  • D.

    Nos fungos e nas bactérias, a fotofosforilação do ADP para se transformar em ATP se processa por meio da energia luminosa na presença de água.

  • E.

    Embora não seja utilizada pelos micróbios, a energia térmica é necessária para acelerar reações químicas, incluindo aquelas catalisadas por enzimas.

Principalmente na fase final de crescimento, os fungos produzem vários compostos que não estão diretamente envolvidos com o seu desenvolvimento normal. Julgue os itens abaixo, considerando a síntese e as funções dos produtos do metabolismo secundário em fungos.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Vários métodos são empregados na identificação de bactérias envolvidas na etiologia de doenças de humanos, de outros animais e de plantas, bem como no estudo de bactérias de interesse ambiental e industrial. Esses métodos variam desde a observação de aspectos culturais e morfológicos das bactérias, passando por testes de sensibilidade às condições do ambiente físico e químico, testes bioquímicos, testes imunológicos, até as ferramentas modernas da biologia molecular. Apesar de serem de grande praticidade e precisão, por questões econômicas e da escassez de mão-de-obra especializada, as técnicas de biologia molecular ainda são de uso restrito no Brasil. Com isso, métodos antigos continuam sendo de uso corrente na diagnose em bacteriologia. Julgue os itens subseqüentes, considerando os vários métodos de diagnóstico em bacteriologia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

A maioria dos métodos de diagnóstico em bacteriologia explora as características fenotípicas das bactérias, que são de grande valia nos estudos etiológicos, mas de valor limitado para interpretações filogenéticas. Considerando os princípios e os métodos de diagnóstico em bacteriologia, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O teste de Gram separa os procariotos em dois grandes grupos: os Gram-positivos e os Gram-negativos. As bactérias Gram-positivas são aquelas que retêm a cor púrpura, após lavagem com álcool.

  • B.

    A capacidade de produção de enzimas hidrolíticas na presença de água por uma bactéria é uma característica diferencial entre grupos de bactéria. Um dos testes de verificação dessa capacidade é o da hidrólise de uréia que se desdobra em amônia e dióxido de carbono pela enzima urease.

  • C.

    A capacidade de produção de enzimas hidrolíticas na presença de água por uma bactéria é uma característica diferencial entre grupos de bactéria. Um dos testes de verificação dessa capacidade é o da hidrólise de uréia que se desdobra em amônia e dióxido de carbono pela enzima urease.

  • D.

    Um dos testes usados na identificação de Escherichia coli é o da capacidade de produção da enzima triptofanase quando na presença de triptofano. Essa enzima desdobra uma molécula de triptofano em uma molécula do composto indol, uma de ácido pirúvico e uma de amônia.

  • E.

    O seqüenciamento de moléculas de ARN da subunidade ribossômica do gene 18S (rARN 18S) tornou-se padrão na taxonomia bacteriana. Por meio da seqüência do rARN 18S, pode-se medir o grau de similaridade genômica entre os vários táxons bacterianos.

São vários os métodos empregados na identificação de fungos, prevalecendo os métodos morfológicos de observação direta de espécimes no microscópio óptico composto. As maiores dificuldades surgem quando as estruturas reprodutivas não se fazem presentes e quando os fungos não crescem ou se desenvolvem lentamente em meios de cultura. Em casos como estes, métodos sorológicos e moleculares podem ser aplicados com sucesso. Com base nos métodos de diagnose em micologia, julgue os itens subseqüentes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    IV e V.

Os microrganismos estão presentes em todos os biomas, influenciando as condições físicas, químicas e bióticas do ambiente. A diversidade de atividades microbianas resulta em muitos benefícios para a humanidade. Por outro lado, muitas dessas atividades são nocivas à saúde ou contrariam outros interesses do homem. Para beneficiar-se mais de seus serviços ou defender-se de seus ataques, a ciência vem gerando conhecimentos sobre esses organismos. Muitos desses estudos não seriam possíveis se não existissem as coleções microbiológicas. No que diz respeito às coleções microbiológicas, julgue os itens seguintes.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Uma grande diversidade de microrganismos pode compartilhar um mesmo espaço e os mesmos recursos alimentares. Assim, quando se espalha uma pequena porção de solo ou de água não tratada em uma placa contendo meio de cultura, diferentes tipos de microrganismos se desenvolvem simultaneamente sobre o meio. Porém, para que um microrganismo possa ser estudado ou aproveitado para um outro fim, torna-se necessário o cultivo deste em cultura pura. A necessidade de obtenção de cultura pura levou ao desenvolvimento de técnicas que permitem o isolamento de determinado organismo. Acerca do isolamento de microrganismos, julgue os itens seguintes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, III e V.

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