Lista completa de Questões de Biologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a meteorologia e climatologia, julgue os itens que se seguem.
O efeito estufa é um processo natural que decorre da propriedade que alguns gases presentes na atmosfera têm de absorver a radiação do sol e emiti-la em forma de calor para a superfície terrestre.
Com referência à figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a hidrologia.
A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera é maior nos períodos mais quentes do dia, e, em especial, nas zonas mais quentes da Terra.
Com referência à figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a hidrologia.
Os principais componentes associados à circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera são a precipitação, a infiltração, a evapotranspiração e o escoamento superficial.
Com referência à figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a hidrologia.
A ocorrência do fenômeno ilustrado na figura acima é uma das provas de que a falta de água é o maior problema a ser enfrentado pela humanidade.
O esquema a seguir representa o ciclo do carbono no planeta Terra. Os números representam os seres vivos, o retângulo representa a atmosfera e as setas representam a direção em que flui o carbono.
Nesse esquema, os seres humanos poderiam estar representados apenas
pelo número 1.
pelo número 2.
pelos números 1 e 4.
pelos números 2 e 3.
pelos números 1 e 2.
A Revolução Industrial foi um marco na história do desenvolvimento tecnológico e das relações entre o ser humano e a natureza. Um professor de Ciências interessado em discutir as questões científicas e ambientais inauguradas naquela época coloca em debate a ideia de que naquele período teve início
a utilização de bronze, largamente empregado na construção de máquinas e equipamentos do parque industrial em crescimento.
a exploração energética da água, para gerar eletricidade em hidrelétricas que moveram as máquinas da indústria crescente.
o uso de carvão vegetal e de lenha, em substituição ao carvão mineral, nas fornalhas das siderúrgicas recém inauguradas.
a maior poluição do ar, por receber o dióxido de carbono e outros produtos da intensa queima de combustíveis nas máquinas industriais.
a maior poluição das águas, que passaram a receber efluentes da indústria química e da transformação do petróleo, também para os transportes.
Em uma das situações de aprendizagem do Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre) é proposta a leitura de um texto sobre um importante fato científico. Suspeitando ter sido enganado, o rei Hieron II pediu a Arquimedes de Siracusa (séc. III a.C.) que investigasse se a coroa que herdara era feita de ouro puro ou uma mistura de ouro e prata. Arquimedes, imerso em sua banheira e vendo a água que dela transbordava, gritou Eureka, eureka achei, achei! e rapidamente descobriu uma forma de resolver o problema. A descoberta de Arquimedes está relacionada a duas propriedades, úteis para a distinção entre o ouro e a prata, que são
cheiro e cor.
volume e densidade.
extensão e ductilidade.
compressibilidade e solubilidade.
impenetrabilidade e divisibilidade.
Diante das notícias do terremoto que arrasou o Japão, um aluno comenta: Ainda bem que no Brasil esse tipo de acidente nunca vai acontecer e complementa: porque o nosso país encontra-se no centro de uma placa tectônica e não na borda, como é o caso do Japão. Essa afirmação está
correta, uma vez que, devido a essa localização privilegiada, o Brasil jamais será atingido por terremotos e maremotos.
correta, uma vez que somente os países situados na borda das placas tectônicas sofrerão um abalo sísmico semelhante ao do Japão.
incorreta, uma vez que, a despeito de estar na região central da placa tectônica, o Brasil está sujeito a terremotos e tsunamis.
incorreta, uma vez que o Brasil e o Japão encontram-se em regiões opostas da mesma placa tectônica, e, portanto, igualmente sujeitos a esses fenômenos.
incorreta, uma vez que o Japão encontra-se no centro de uma placa tectônica e mesmo assim sofreu as consequências de terremotos e tsunamis.
Cada vez mais torna-se popular a Teoria Tectônica de Placas, principalmente depois do terremoto seguido de maremoto que atingiu o Japão, em 11 de março último. A teoria que esclarece esses fenômenos, também abrange explicações para
I. o deslizamento dos continentes sobre o mar, causando afastamento ou aproximação entre eles, ao longo do tempo.
II. as cadeias de vulcões no fundo do mar ou nos continentes.
III. a presença de fendas no fundo do oceano.
IV. a maior ocorrência de terremotos nas regiões próximas às bordas das placas.
Está correto o que se afirma em
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Observando o céu atentamente, nossos antepassados viram que alguns corpos celestes não se moviam como os demais. Enquanto a maioria caminhava numa direção, cerca de 5 percorriam um outro trajeto. Na tentativa de compreendê-los, foram elaborados os primeiros modelos do universo. Hoje é sabido que esses corpos celestes errantes eram na verdade
planetas.
estrelas.
meteoros.
nebulosas.
estrelas cadentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...