Questões de Biologia do ano 2011

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não “incorporadas” aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:

  • A.

    experimentos para verificação de pontos de fusão e de ebulição para determinar os elementos químicos.

  • B.

    investigação sobre propriedades intrínsecas ou extrínsecas de substâncias e misturas.

  • C.

    o conceito de propriedade dos materiais como resultado das interações.

  • D.

    diferenciação dos elementos químicos a partir da análise da Tabela Periódica.

  • E.

    compreensão sobre a constituição molecular da matéria e das substâncias.

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

“Os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem.” Esta frase corriqueira revela que entre os seres vivos e o ambiente há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sua sobrevivência. A enorme diversidade dos seres atuais é o resultado de um longo processo de evolução biológica. Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo.

I. August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem gerações e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal, concluindo assim, que os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes.

II. Segundo Malthus, a população humana teria problemas de alimentação no futuro porque ela e a produção de alimentos cresciam em progressão geométrica e em progressão aritmética, respectivamente.

III. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes, traduzindo assim, as idéias de Lamarck e de Darwin.

IV. A analogia verificada na asa de um inseto e a de uma ave não indica relação evolutiva. São estruturas que evoluíram independentemente e resultaram de adaptações funcionais às mesmas condições ambientais.

V. As nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados quadrúpedes e os membros superiores do homem são os órgãos homólogos.

VI. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As afirmativas I, II, III, IV, V e VI são verdadeiras.

  • B.

    As afirmativas I, II, IV, V e VI são verdadeiras.

  • C.

    As afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

  • D.

    As afirmativas II, III, V e VI são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.

Em 1942, Ernst Mayr (n. 1904) propôs uma definição de espécie válida até hoje, apesar de suas limitações. Nessa definição, espécie é um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies. A formação de novas espécies é uma etapa fundamental do processo evolutivo. Sabe-se que a origem das espécies resultou de uma interação de fatores evolutivos. É CORRETO afirmar que, entre esses fatores, NÃO se inclui:

  • A.

    a seleção;

  • B.

    a deriva genética;

  • C.

    a mutação;

  • D.

    a migração;

  • E.

    o canibalismo.

Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.

Alexander Oparin buscou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas mediante a competição e seleção darwiniana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias propostas por Lamarck e Darwin, julgue os itens subsequentes.

Lamarck supunha que o ambiente produzia necessidades e atividades no organismo e estas, por sua vez, operavam variações adaptativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As letras indicam diferentes grupos de um mesmo nível taxonômico. Os sub-grupos formados pelos desenhos (linha cheia, fundo cinza, que inclui as letras W, X, Y e Z; linha cheia, fundo branco e linha pontilhada) são definidos, segundo a cladística, respectivamente, como grupos

  • A.

    parafilético, monofilético e polifilético

  • B.

    sinapomórfico, polifilético e parafilético

  • C.

    monofilético, parafilético e polifilético

  • D.

    coroa, tronco e monofilético

  • E.

    tronco, coroa e pan

Suponha que o cladograma seja a árvore parcial dos vertebrados e que o nível taxonômico representado pelas letras seja de classes. As setas apontam o momento do aparecimento das características indicadas. Constituem exemplos da fauna brasileira das classes T e U, respectivamente,

  • A.

    mico-leão-dourado e arara-azul

  • B.

    papagaio-verdadeiro e capivara

  • C.

    jacaré-de-papo-amarelo e piranha

  • D.

    sapo-cururu e poraquê

  • E.

    pacu e sapo-garimpeiro

De acordo com o diálogo presente na ilustração, está correto:

  • A.

    um argumento darwinista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.

  • B.

    a história explica corretamente que a espécie humana é mais evoluída do que as baratas.

  • C.

    no quadro 02, a barata apresenta uma explicação neodarwinista sobre a evolução humana.

  • D.

    no quadro 03, a barata filha apresenta um fato cientificamente comprovado.

  • E.

    um argumento lamarckista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.

A análise comparativa entre genomas tornou-se uma ferramenta muito útil nos estudos evolutivos. Considerando a figura abaixo, construída com base na análise dos diferentes genomas, podemos concluir que os organismos que apresentam sequências de DNA com maior grau de similaridade são

  • A.

    protozoário e coral.

  • B.

    peixe e estrela-do-mar.

  • C.

    baleia e pássaro.

  • D.

    coral e ostra.

  • E.

    peixe e baleia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...