Questões de Biologia do ano 2011

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A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.

Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual

  • A.

    a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.

  • B.

    organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.

  • C.

    novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.

  • D.

    um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.

  • E.

    características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.

O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é

  • A.

    a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.

  • B.

    o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.

  • C.

    a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.

  • D.

    a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.

  • E.

    a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.

Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.

De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de

  • A.

    frutos.

  • B.

    sementes.

  • C.

    embrião.

  • D.

    vasos condutores.

  • E.

    clorofila.

Uma planta parasita muito comum no Brasil é o cipó-chumbo, também conhecido como fios de ovos. Esse vegetal tem raízes sugadoras (haustórios) que penetram no tronco da planta hospedeira, retirando a seiva elaborada. Capaz de produzir flores, frutos e sementes, o cipó-chumbo não tem clorofila e não faz fotossíntese. O cladograma abaixo mostra a posição evolutiva do cipó-chumbo em relação a alguns grandes grupos de plantas.

Considerando a imagem e as informações acima, é correto afirmar que o cipó-chumbo

  • A.

    está evolutivamente próximo das plantas frutíferas, apesar da perda da capacidade de fotossintetizar.

  • B.

    não pode ser considerado uma planta, pois perdeu uma das características mais básicas do grupo, que é a clorofila.

  • C.

    é a planta mais evoluída do cladograma, pois os organismos mais à direita são os biologicamente superiores.

  • D.

    está posicionado incorretamente no cladograma e é, na verdade, o elo perdido entre as algas verdes e as samambaias.

  • E.

    deveria estar posicionado próximo às samambaias, devido à sua característica de viver sobre outras plantas.

Um importante evento na evolução das plantas foi a ocupação do ambiente terrestre. Sobre as plantas, considere as características a seguir:

I. presença de sistema condutor de seiva.

II. presença de raízes.

III. presença de cloroplastos.

IV. capacidade de incorporar gás carbônico em glicose.

São características diretamente associadas à ocupação do ambiente terrestre:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

É comum perceber que o termo “evolução” tem um significado de valor para os alunos, que, em geral, consideram as plantas menos evoluídas que os animais e o ser humano o mais evoluído de todos os seres vivos. Para que esta concepção ingênua passe para uma concepção mais “científica”, é importante

  • A.

    reforçar o conceito de evolução como um processo retilíneo, discutindo a diversidade de plantas e de animais a partir da nomenclatura científica.

  • B.

    comparar o conceito de evolução biológica com a ideia de evolução empregada no cotidiano, discutindo a teoria de descendência com modificações.

  • C.

    reforçar o conceito de evolução por meio de provas irrefutáveis de que todos os seres vivos são descendentes de um único ancestral comum.

  • D.

    explicar, por meio de evidências, a forma como o ser humano evoluiu a partir dos chimpanzés.

  • E.

    explicar, por meio de evidências, que os seres vivos mais complexos são sempre mais evoluídos que os seres de vida mais simples.

A evolução por seleção natural se processa no nível de

  • A.

    Família.

  • B.

    Espécie.

  • C.

    População.

  • D.

    Indivíduo.

  • E.

    Grupo Social.

A construção do conhecimento sobre a origem da vida no nosso planeta inclui estudos sobre exobiologia, possibilidade de vida fora da Terra. Entre as descobertas científicas no campo que investiga a origem da vida na Terra, destaca-se:

  • A. o surgimento das primeiras células a partir da formação dos coacervados.
  • B. o papel informacional das proteínas, crucial para o surgimento do progenoto.
  • C. a descoberta do papel catalítico de certas moléculas de RNA, associada à sua função informacional.
  • D. a definição clara dos processos iniciais da origem da vida a partir das contribuições da exobiologia.
  • E. a impossibilidade de demonstrar experimentalmente a síntese de aminoácidos e nucleotídeos abioticamente.

Uma aquisição evolutiva chave do grupo dos insetos que contribuiu marcadamente para o seu sucesso é:

  • A. a simetria bilateral, com duplicação dos órgãos internos.
  • B. a metamorfose completa em todos os representantes da Classe.
  • C. os apêndices articulados, como parte importante do plano corporal.
  • D. o vôo e suas repercussões na defesa, alimentação e dispersão do grupo.
  • E. a respiração branquial, que leva o oxigênio diretamente para todas as células.

Poluição é a presença concentrada de determinadas substâncias ou agentes físicos no ambiente, genericamente denominados poluentes, em geral produzidos pelas atividades humanas. Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitidos principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o:

  • A.

    dióxido de carbono;

  • B.

    dióxido de enxofre;

  • C.

    metano;

  • D.

    monóxido de carbono;

  • E.

    ozônio.

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