Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A constante utilização de materiais radioativos pelo homem pode causar várias conseqüências tais como:
I - Aumento da taxa de mutação genética.
II - Aparecimento de vários tipos de câncer.
III - Aumento da fertilidade.
IV - Aumento do lixo atômico.
Estão corretas apenas:
I, II, III.
II, III, IV.
I, II, IV.
I, III, IV.
Biologia - Genética - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia a notícia a seguir:
Considerando que um dos pacientes é do sexo masculino, é correto afirmar que
a substituição do alelo alterado por um alelo funcional elimina a possibilidade de transmissão da doença, salvo se uma nova mutação acontecer nos alelos relacionados à doença.
ao casar-se com uma mulher heterozigota para os alelos da hemofilia, o probabilidade de o homem em questão ter uma filha com hemofilia B é de 100%.
a substituição do alelo alterado por um funcional não altera as probabilidades de transmissão do alelo que determina a doença.
ao casar-se com uma mulher homozigota não hemofílica, a probabilidade de o homem em questão ter uma filha com hemofilia B é de 25%.
Biologia - Genética - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A síndrome de Marfan é uma doença genética caracterizada pelo desenvolvimento de aracnodactilia, na qual os indivíduos apresentam dedos anormalmente longos, finos e curvos, que lembram patas de aranhas. Essa síndrome costuma ser acompanhada de outras anomalias ósseas e de distúrbios nos olhos, coração e pulmões. A doença é condicionada por um alelo autossômico dominante que mostra uma prevalência de 1/10.000 indivíduos. Com base nos tipos de herança é possível afirmar que essa patologia
é um caso de pleiotropia, no qual o alelo que condiciona a Síndrome de Marfan influencia no surgimento das outras alterações no organismo do indivíduo.
é um caso de pleiotropia no qual um alelo dominante exerce um efeito ativador sobre outros alelos que participam da determinação de características relacionadas.
trata de um caso de epistasia dominante, pois o alelo dominante alterado atua, simultaneamente, no surgimento de diferentes sintomas.
trata de um caso de interação gênica, no qual o alelo dominante que condiciona a síndrome exerce um efeito hipostático sobre outros alelos do indivíduo.
Conforme Junqueira (2005) admite-se, atualmente, que alterações gênicas são responsáveis por, aproximadamente, 5% das doenças conhecidas. Além de alterações gênicas por mutações localizadas na sequencia do DNA, também podem ocorrer deleções ou acréscimos em cromossomos inteiros (defeitos cromossômicos). Como exemplo, podemos citar o cromossomo sexual, onde o defeito é a ausência ou deleção de um dos dois cromossomos X. Nesse caso a doença causada é
Síndrome de Klinefelter.
Síndrome Velo-cardio-facial.
Síndrome deTurner.
Síndrome de Down.
Síndrome deAngelmam.
Reconhecida em 1960, por Klaus Patau, observando um caso de malformações múltiplas em um neonato. Tem como causa a não disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da mitose, gerando gametas com 24 cromátides. Cerca de 20% dos casos resultam de uma translocação não balanceada. Asua incidência foi estimada em cerca de 1 caso para 6.000 nascimentos. Aproximadamente 45% dos afetados falecem após 1 mês de vida; 70%, aos 6 meses e somente menos de 5% dos casos sobrevivem mais de 3 anos. A maior sobrevida relatada na literatura foi de 10 anos de idade. Estamos falando da Síndrome de Patau. Em qual par de cromossomos ocorre esta Síndrome?
21
08
16
13
18
Recombinação gênica refere-se à mistura de genes provenientes de indivíduos diferentes que ocorre na reprodução sexuada. Nesse tipo de reprodução, os genes provenientes de cada um dos pares recombinam-se antes de serem transmitidos à descendência.Assim, embora a mutação seja a única maneira de surgir uma nova forma gênica (um novo alelo) na população, é por meio da recombinação gênica que os genes se organizam em novos arranjos nos indivíduos sobre os quais a seleção natural atua. Nos organismos eucarióticos, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos que acontecem durantes a meiose, quais são?
Segregação independente dos cromossomos e a permutação ou crossing over.
Permutação ou crossing over e reprodução diferencial.
Segregação independente dos cromossomos e mutações gênicas.
Reprodução diferencial e mutações gênicas.
Seleção estabilizadora e permutação ou crosssing over.
A enfermidade conhecida por eritroblastose fetal é causada pela reação entre anticorpos do plasma sanguíneo. Considere as seguintes situações:
I. Mãe Rh positivo e pai Rh negativo.
II. Mãe Rh negativo e pai Rh positivo.
III. Mãe e pai Rh positivos.
IV. Mãe e pai Rh negativos.
Pode ocorrer eritroblastose fetal apenas:
Na situação. II.
Nas situações I e II.
Na situação.
Nas situações II e IV.
Nas situações III e IV.
No cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos Aa, espera-se obter:
Apenas indivíduos Aa.
Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente.
Indivíduos AA e aa, na proporção de 1:1, respectivamente.
Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
Apenas indivíduos AA.
Leia atentamente o trecho a seguir.
A mãe natureza ocultou um pequeno segredo torpe no genoma. Cada gene é bem mais complicado do que precisa ser, é dividido em muitos parágrafos diferentes (chamados exons) e entre eles há longos trechos (chamados introns) repetitivos e absurdos de significado totalmente irrelevante, alguns dos quais contêm genes verdadeiros de um tipo completamente diferente (e sinistro).
(RIDLEY. M; Genoma: a autobiografia de uma espécie em 23 capítulos, 2001)
O trecho acima refere-se ao:
mecanismo de splicing do RNA que acontece no interior do núcleo, fenômeno que consiste na remoção de partes do pré-RNA eucarioto.
controle operador-repressor que induz à transcrição nos procariontes.
fenômeno da transformação que ocorre na natureza em determinadas espécies de bactérias.
empacotamento do DNA por proteínas nucleares que podem fazer com que aquele fique inacessível para a RNA polimerase, inibindo a transcrição.
DNA que pode se mover de um lugar para outro no genoma. Tais sequências são chamadas de elementos transponíveis (transposons).
Durante sua pesquisa com uma determinada espécie vegetal arbórea, um botânico observou que a altura das plantas na fase adulta variou de 15 m a 18 m. O especialista também constatou que a variação era 0,5 em 0,5 m de uma planta para a outra. Sabendo-se que trata de um caso de poligenia, calcule a proporção fenotípica esperada do cruzamento de duas plantas heterozigotas para este caráter e marque a alternativa correta.
1 : 3 : 9 : 3 : 1
1 : 4 : 6 : 9 : 6 : 4 : 1
1 : 4 : 9 : 15 : 9 : 4 : 1
1 : 6 : 15 : 20 : 15 : 6 : 1
1 : 6 : 20 : 30 : 20 : 6 : 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...