Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Vazzoler e colaboradores (1989), a microfauna existente em um sistema de tratamento biológico pode ser utilizada como um indicador do estágio de depuração do efluente.
Assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de microrganismo com as características do processo de depuração.
Predominância de flagelados e amebas / Boas condições de depuração
Predominância de ciliados pedunculados e livres / Deficiência de aeração, má depuração e sobrecarga orgânica
Predominância de anelídeos do gênero Aelosoma / Lodo jovem, característico de início de operação com idade de lodo baixa
Predominância de flagelados / Excesso de oxigênio dissolvido
Presença de Aspidisca costata (ciliado livre) / Nitrificação
São doenças tropicais:
tabagismo, obesidade, câncer, herpes.
câncer, alcoolismo, tabagismo e dengue.
dengue, febre amarela, alcoolismo, herpes.
alcoolismo, leishmaniose, obesidade, câncer.
febre amarela, malária, leishmaniose, doença de Chagas.
O processo de matar todos os microrganismos em uma determinada área é chamado de:
limpeza.
esterilização.
pasteurização.
desinfecção.
antissepsia.
A presença de microrganismo na corrente sanguínea geralmente pode ser demonstrada através da cultura de três amostras do material biológico, obtidas separadamente.
É o exame realizado através do (a):
Hemocultura.
Hemograma.
Dosagem de Glicose.
Dosagem Bioquímica.
Contagem de Plaquetas.
Não é equipamento essencial a um laboratório de microbiologia:
Aparelho de eletroforese.
Estufa bacteriológica.
Refrigerador.
Microscópio.
Autoclave.
As características biológicas, obtidas por meio de exames bacteriológicos e hidrobiológicos, são fundamentais para avaliação da qualidade da água e escolha da tecnologia de tratamento adequada. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Coliformes totais são bacilos gram-negativos pertencentes, entre outros, aos gêneros Escherichia e Klebsiella, cuja presença não necessariamente determina contaminação fecal.
Coliformes termotolerantes são os principais indicadores de poluição em águas.
Bactérias heterotróficas determinadas após incubação em meio de cultura a 22 ºC são de grande relevância sanitária e indicam poluição recente.
Os humanos são hospedeiros obrigatórios da Escherichia coli, motivo pelo qual a presença desse tipo de bactéria na água determina contaminação por fezes humanas.
Considere que um fazendeiro tenha constatado a morte de parte de seu rebanho de gado após os animais terem ingerido água de uma lagoa que margeava sua propriedade. Ao analisar amostras da água, constatou-se a presença de grande quantidade de cianobactérias do gênero Anabaena. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Grandes concentrações de cianobactérias normalmente estão associadas à alta turbidez da água, que favorece a proliferação do microrganismo.
A morte do gado está associada à ingestão dessas cianobactérias patogênicas, de rápida proliferação no organismo de mamíferos.
A proliferação desses microrganismos afeta a quantidade de oxigênio disponível na água, mas tem pouca relevância como possível causa da morte do gado.
Cianobactérias do gênero Anabaena podem liberar toxinas na água capazes de afetar o sistema nervoso dos animais e leválos à morte.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:
É uma doença de caráter sazonal, ocorrendo com maior frequência entre os meses de junho e agosto, quando fatores ambientais propiciam o aumento da densidade vetorial.
Seu agente etiológico é um arbovírus, ADN, pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.
No Brasil, seu principal vetor é a fêmea do mosquito Haemagogus janthinnomys infectada.
Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.
No Brasil, atualmente, o maior número de casos humanos registrados são referentes ao ciclo urbano da doença.
A Entamoeba histolytica é um organismo que, no homem, pode provocar diarreia grave com sangue e muco. A infecção por esse microrganismo constitui um grave problema de saúde no mundo. Analise as afirmativas sobre Entamoeba histolyca a e sua infecção:
I. Éconsideradoumprotozoário heteroxênico.
II. É um microrganismo que possui somente uma forma: cistos.
III. A infecção ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os cistos desses parasitos.
Assim, podemos considerar como correta(s), a(s) afirmativa(s):
I e II, somente.
I, somente.
II e III somente.
III, somente.
I, II e III.
A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e conhecida pela população, mas existem formas extrapulmonares que acometem um número significativo de pacientes . As formas extrapulmonares, no Brasil, mais comuns, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde são:
pleural e meningite.
ganglionar e óssea.
geniturinária e miliar.
meningite e geniturinária.
pleural e ganglionar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...