Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muitas doenças são causadas por parasitos A cisticercose é causada pela disseminação da larva de:
Stongyloides stercoralis.
Ascaris lumbricoides.
Schistosoma mansoni.
Taenia Solium.
O diagnóstico laboratorial da Toxoplasmose é primordial para confirmação do diagnóstico clínico, devido a dificuldade em diagnosticar esta doença. Principalmente nas gestantes a solicitação de exames é de suma importância. Através dos resultados laboratoriais é possível saber se a doença está na fase aguda ou crônica. Para identificação desta doença necessitamos coletar:
Sangue da paciente.
Fezes da paciente.
Urina do paciente.
Saliva da paciente.
Considerando a relação ecológica denominada parasitismo, qual das seguintes afirmativas está incorreta?
Os hospedeiros que abrigam parasitas que neles se reproduzem sexuadamente são chamados hospedeiros definitivos;
Os parasitas considerados bem adaptados possuem uma capacidade de agressão reduzida em relação ao seu hospedeiro;
O ciclo homoxeno se refere a organismos que parasitam sua mesma espécie;
Os hospedeiros que abrigam parasitas em fase larvária são chamados hospedeiros intermediários.
Biologia - Parasitologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/6 da população humana está infectada com uma ou mais doenças negligenciadas, um conjunto de doenças associadas à situação de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde. Entre essas doenças, encontram-se algumas que são causadas por parasitas que fazem parte do reino protoctista. Sobre essas doenças, é correto afirmar que
na Doença de Chagas, o protozoário denominado de Trypanosoma cruzi é transmitido ao homem por meio da picada de mosquitos do gênero Aedes, ou pelo contato com sangue contaminado.
na Leishmaniose, os mosquitos flebotomíneos, ao picarem mamíferos contaminados, adquirem os protozoários do gênero Leishmania que podem ser transmitidos ao homem, por meio da picada.
na Malária, o ciclo da doença se inicia, quando mosquitos fêmeas do gênero Anopheles transmitem o Plasmodium para as células sanguíneas brancas do homem.
na Tricomoníase, a principal forma de transmissão acontece pela disseminação dos protozoários, por meio da picada de mosquitos do gênero Glossina.
Uma das formas de se evitar a contaminação por parasitoses é cozinhar bem os alimentos e filtrar a água. Tais medidas servem para diminuir a incidência de contaminação causada por:
Shistosoma mansoni.
Tripanossoma cruzi.
Ascaris lumbricoides.
Wuchereria bancrofti.
Plasmodium vivax.
Em algumas regiões que existem muitos açudes e lagos, e esses são usados para vários fins como lavar roupas, reservatórios onde vários animais bebem, existe uma frase popular: Se nadou e depois coçou, é porque pegou. Essa frase refere-se à infecção por:
Plasmodium vivax.
Trypanossoma cruzi.
Shistosoma mansoni.
Taenia sollium.
Ancylostoma duodenale.
Três gêneros de amebas podem habitar o trato digestório do homem: Entamoeba, Endolimax e Iodamoeba. Em relação à Entamoeba histolytica, assinale a alternativa correta:
Tanto os cistos quanto os trofozoítos da E. histolytica são facilmente detectados em amostras sólidas, podendo-se utilizar as amostras com mais de 24 horas após a coleta.
Os procedimentos de cultura não são amplamente utilizados para o diagnóstico, mas são úteis para a pesquisa e essenciais para determinar a patogenicidade com base nos zimodemos.
Os exames de detecção do antígeno por enzimaimunoensaio, embora sejam bastante utilizados pela alta sensibilidade, são pouco específicos.
Os cistos de E. histolytica são esféricos, como diâmetro de 80-120 μm, apresentando de 6 a 8 núcleos.
O melhor método para diferenciação da E. histolytica e E. dispar é a análise morfológica diferencial dos cistos.
As técnicas de concentração utilizadas no preparo das amostras parasitológicas aumentam a probabilidade de encontrar o parasita. Em relação a estas técnicas, avalie as afirmativas abaixo:
I. As técnicas de sedimentação usam soluções de gravidade específica mais baixa do que a gravidade específica dos parasitas, fazendo com que eles se agrupem no sedimento quando a amostra é centrifugada.
II. A técnica de centrífugo-sedimentação pela formalina éter (Técnica de Faust) é bastante utilizada pela sua capacidade de recuperar ovos operculados.
III. O método da fita gomada é indicado para a pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Durante o estudo de parasitoses, pode-se encontrar o termo cinetoplasto que se refere a um(a)
conjunto de células presente na porção apical de tripanossomos.
forma de vida evolutiva de tripanossomos.
proteína estrutural presente em tripanossomos.
orgânulo presente em células de tripanossomos.
nismo de infecção de tripanossomos às células do hospedeiro invertebrado.
Para o diagnóstico de tripanossomíase americana podem ser utilizados testes imunológicos. Tais métodos beneficiam-se do fato dos anticorpos aparecerem muito cedo, ainda na fase aguda da infecção e de se manterem em geral, continuamente ao longo de toda a fase crônica da doença. Entretanto, não se pode excluir a possibilidade de falsos positivos ou de falsos negativos, razão pela qual se recomenda utilizar dois métodos diferentes. Analise os métodos a seguir e relacione-os.
A sequência está correta em
1, 2, 1, 2
2, 2, 1, 1
1, 1, 2, 2
1, 2, 1, 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...