Questões de Biologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ensaios físicos e químicos de um novo agrotóxico mostraram eficácia do produto ao organismo-alvo, atuação em baixas concentrações e moderada persistência no solo. Além desses ensaios é essencial que sejam avaliados seus efeitos ecotoxicológicos, entre eles sua potencial genotoxicidade. O Analista Técnico Científico – Biólogo sugeriu a realização de dois testes: um com células procarióticas e outro com animais. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os dois tipos de testes sugeridos.

  • A. Metástases e Linfócitos do sangue periférico.
  • B. Letal dominante e Conversão gênica.
  • C. Letal recessivo e Mutação reversa.
  • D. Ames e Micronúcleo.
  • E. Plasmídeo e Nucleoide.

Está(estão) presente(s) em uma célula procariótica e ausente(s) em uma célula eucariótica

  • A. filamentos circulares de DNA extracromossômicos (plasmídeos).
  • B. membrana plasmática constituída por fosfolipídios, colesterol, glicolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas.
  • C. organelas membranosas.
  • D. citoesqueleto.
  • E. mecanismos que realizam a endocitose e a exocitose.

Os componentes de uma célula eucariótica que participam da síntese de proteínas são denominados

  • A. lisossomos.
  • B. centríolos.
  • C. ribossomos.
  • D. fagossomos.
  • E. mesossomos.

Assinale a alternativa que apresenta um componente ausente em células procarióticas.

  • A. parede celular
  • B. mitocôndria
  • C. plasmídio
  • D. mesossomo
  • E. nucleoide

A interfase da divisão celular se divide em três fases chamadas: G1, S e G2. Leia os trechos a seguir que descrevem acontecimentos de cada fase.

I. Fase em que as células acumulam energia para ser usada durante a mitose e sintetizam tubulina para formar os microtúbulos do fuso mitótico.

II. Fase onde se localiza o ponto de restrição, que impede a passagem de células com DNA danificada ou, então, ainda, não acumulou uma quantidade crítica de proteínas importantes para continuação do ciclo.

III. Fase que ocorre a síntese de DNA e a duplicação do centrossomos e centríolos.

As fases descritas são, respectivamente:

  • A. G2, G1 e S.
  • B. S, G1 e G2.
  • C. G1, S e G2.
  • D. G2, S e G1.

Com relação à categoria de unidade de conservação “estação ecológica”, assinale a alternativa correta.

  • A. A estação ecológica é classificada como unidade de conservação de proteção integral.
  • B. A estação ecológica é classificada como unidade de conservação de uso sustentável.
  • C. A estação ecológica é de posse e domínio públicos. No entanto, as áreas particulares incluídas em seus limites não podem ser desapropriadas.
  • D. Pesquisas científicas podem ser desenvolvidas sem a autorização prévia do órgão responsável pela administração da estação ecológica.
  • E. Na estação ecológica, não são permitidas coletas de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas.

Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais

  • A. 80%, em imóveis situados em área de florestas na Amazônia Legal.
  • B. 60%, em imóveis situados em área de Cerrado.
  • C. 35%, em imóveis situados em área de Campos gerais.
  • D. 40% em imóveis situados em área de Restinga.
  • E. 70%, em imóveis situados em área de Mata Atlântica.

Preocupados com os 77,9 milhões de toneladas de pescado que são retirados do mar anualmente, pesquisadores da National Geographic Society iniciaram um projeto de pesquisa e conscientização que tem como um dos objetivos provocar a mudança de uma concepção equivocada. Muitas pessoas acham que o impacto de um país sobre os oceanos está associado à tonelagem bruta de peixe que ele retira de suas áreas de pesca. No entanto, tal parâmetro resulta em um quadro distorcido do impacto efetivo sobre a vida marinha. Cada peixe é distinto. A retirada de 1 quilo de atum tem um impacto 100 vezes maior que a de 1 quilo de sardinha.

Considere a cadeia alimentar esquematizada abaixo.

A pesca do atum tem um impacto maior do que a pesca da sardinha porque

  • A. o atum constitui a base da cadeia alimentar e fornece energia para as demais espécies.
  • B. cada quilo de atum fornece mais energia do que um quilo de sardinha.
  • C. o atum pode ser considerado uma espécie guarda-chuva e as demais espécies dependem diretamente da sua biomassa.
  • D. nos predadores de topo a biomassa está distribuída em um menor número de indivíduos do que nos níveis tróficos inferiores.
  • E. a redução da quantidade de sardinha não alteraria o número de indivíduos nos níveis tróficos superiores.

Observe a imagem que resume o ciclo de vida animal e vegetal.

Sobre os ciclos de vida, é correto afirmar que

  • A. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos é a meiose. Nos animais e plantas, as únicas células haploides são os gametas e o resto do ciclo de vida envolve apenas células diploides.
  • B. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos envolve a meiose. Nos animais, as únicas células haploides são os gametas, nas plantas há uma geração multicelular haploide.
  • C. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos envolve a meiose. Tanto em animais como em plantas há uma geração multicelular haploide e outra geração multicelular diploide.
  • D. nos animais os gametas são produzidos através da meiose e são portanto haploides. Nos vegetais os esporos são as estruturas haploides e os gametas são diploides.
  • E. únicas células haploides são os gametas e o resto do ciclo de vida envolve apenas células diploides.

Na ecologia de paisagens, denomina-se a capacidade de uma paisagem facilitar os fluxos biológicos como

  • A. permeabilidade da matriz.
  • B. pontos de ligação (stepping-stones).
  • C. conectividade.
  • D. percolação.
  • E. fragmentação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...