Lista completa de Questões sobre Bioquímica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A descoberta da penicilina pelo escocês Alexander Fleming, em 1928, deu impulso à indústria farmacêutica de produção de antibióticos por fermentação. Entre os diferentes tipos de penicilinas, os que apresentam interesse industrial e econômico, na atualidade, são a penicilina G (benzilpenicilina), encontrada sob duas fórmulas brutas, C16H18N2O4S e C16H17N2O4SK, e a penicilina V (fenoximetilpenicilina), encontrada sob as fórmulas brutas C16H18N2O5S e C16H17N2O5SK. Nos dias atuais, as penicilinas semi-sintéticas, que são antibióticos de largo espectro, podem ser tomadas oralmente. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
As penicilinas semi-sintéticas podem ser tomadas oralmente por serem resistentes a pH baixo.
O diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas pode ser feito através de uma abordagem bacteriológica, que envolve o preparo e análise de meios de cultura. Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Considerando as informações do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Abaixo estão relacionadas algumas características de um organismo da família Enterobacteriaceae.
· É a causa mais comum das infecções do trato urinário e de sepse causada por bastonetes Gram-negativos.
· É uma das principais causas de meningite neonatal.
· Algumas cepas são entero-hemolíticas.
· É anaeróbio facultativo abundante no cólon e nas fezes.
· Em ágar-EMB, as colônias possuem um brilho esverdeado característico.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que o organismo relacionado é:
Escherichia coli.
Salmonella typhi.
Heliobacter pylori.
Shigella dysenteriae.
A presença de arsênico trivalente no organismo humano causa a redução da acetil-coenzima A (acetil-CoA) e a de arsênico pentavalente, o qual, por se assemelhar quimicamente e estruturalmente ao fósforo (fosfato), pode comprometer a fosforilação oxidativa em decorrência da formação de arsenato de adenosina-difosfato (ADP) emvez de adenosina-trifosfato (ATP). Com relação a esse tema e à presença de arsênico no meio ambiente, julgue os itens seguintes.
O arsênico pentavalente causa, no organismo humano, impacto nas funções celulares dependentes de gasto de energia.
Sobre representantes da família Enterobacteriaceae foram feitas as afirmações:
I. Amostras suspeitas são normalmente inoculadas em dois meios de cultura: uma placa de ágar-sangue e um meio seletivo diferencial como ágar MacConkey ou ágar-eosina-azul de metileno.
II. A capacidade diferencial de um meio de cultura seletivo baseia-se na fermentação de lactose, que é o critério metabólico mais importante utilizado para identificação desses organismos.
III. Organismos que não fermentam lactose como Salmonella e Shigella formam colônias coradas, enquanto os organismos fermentadores de lactose formam colônias incolores.
IV. O efeito seletivo dos meios na supressão do crescimento dos organismos Gram-positivos indesejáveis é exercido pelos sais biliares ou por corantes bacteriostáticos presentes no ágar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os estreptococos de importância médica como Streptococcus pyogenes, S. agalactiae e S. pneumoniae apresentam algumas características em comum. São características desses estreptococos, EXCETO:
são hemolíticos.
são catalase-positivos.
pertencem a grupos de Lancefield diferentes.
apresentam sensibilidade e resistência a antibióticos variáveis.
O diagnóstico de certeza da infecção malárica só é possível pela demonstração do parasito, ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. No entanto, em virtude de seu padrão epidemiológico diverso, várias têm sido as abordagens diagnósticas da malária. Sobre esse assunto, foram feitas afirmações:
I. A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de diagnóstico ocorrido nas últimas décadas, o diagnóstico da malária continua sendo feito pela tradicional pesquisa do parasito no sangue periférico, seja pelo método da gota espessa seja pelo esfregaço sangüíneo.
II. A visualização do parasito através de microscopia óptica deve ser feita após coloração com corante vital (azul-de-metileno e Giemsa), sendo esse método essencial para a diferenciação específica dos parasitos a partir da análise da sua morfologia e das alterações provocadas nos eritrócitos infectados.
III. A determinação da densidade parasitária pode ser útil para a avaliação prognóstica e deve ser realizada em todo paciente com malária.
IV. O diagnóstico de malária através de PCR não é um método usual dos laboratórios de pesquisa, em virtude de custo elevado, reagentes necessários e da alta complexidade técnica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e IV apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Após realizar exame parasitológico de fezes e diagnosticado as espécies Schistosoma, Fasciola, Taenia, Ascaris e Enterobius, pode-se afirmar que a forma diagnóstica foi:
ovos.
cistos.
larvas.
adultos.
Analise o esquema abaixo, que representa a evolução de um parasito no organismo humano.
Legenda:
a-infecção c-ação defensiva do organismo(anticorpos)
b- fase aguda (parasitemia alta) d- fase crônica (parasitemia baixa)
De acordo com o gráfico e com seus conhecimentos, o parasito relacionado é:
Plasmodium falciparum.
Leishmania donovani.
Trypanosoma cruzi.
Schistosoma mansoni.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...