Lista completa de Questões sobre Biossegurança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre tratamento e destino do lixo hospitalar, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Acondicionar o resíduo biológico (Resolução 306- ANVISA, 358 CONAMA e NT 426001 - COMLURB) em saco plástico branco leitoso.
As caixas para material pérfuro-cortante deverão ser transportadas em container específico, alternando com os outros tipos de resíduos.
O carrinho que transporta o lixo não deve ser deixado nos corredores do hospital e nem em outro local de acesso a paciente, funcionários e ao público.
Limpar semanalmente os containeres de resíduos com água e detergente neutro, caso haja derramamento de resíduos, após a limpeza realizar a desinfecção.
Recolher o lixo antes de qualquer tipo de limpeza.
Os equipamentos de proteção individual(EPI), são equipamentos que servem para proteção do contato com agentes infecciosos, substâncias irritantes e tóxicas, materiais perfurocortantes e materiais submetidos a aquecimento ou congelamento. Os EPI que devem estar disponíveis, obrigatoriamente, para todos os profissionais que trabalham em ambientes laboratoriais são:
Jalecos
Luvas
Máscaras
Óculos
Capacete
De acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), é competência dos municípios:
a coordenação da rede de laboratórios de saúde pública e hemocentros.
a vigilância sanitária de portos e aeroportos.
a execução de serviços de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador.
o financiamento pleno dos recursos para o setor de saúde local.
nenhuma das alternativas.
Os trabalhadores da área da saúde estão expostos aos riscos por agentes biológicos, uma vez que cotidianamente se expõem ao contato com sangue e outros fluidos orgânicos contaminados por uma variedade imensa de patógenos desencadeadores de doenças. É bastante comum a utilização de termos como Transudato e exsudato. Assinale a alternativa verdadeira:
O Transudato é o fluido de baixo conteúdo protéico, resultado de alterações na pressão hidrostática, com permeabilidade vascular normal. Não tem origem inflamatório.
O Transudato é o fluído que envolve células, proteínas e materiais sólidos. Este material contém pus.
O exsudato é o fluído corporal destituído de pus. Material líquido devido a pressão sanguínea, sendo conhecido como líquido ou plasma sanguíneo.
Transudato e exsudato, ambos são de origem inflamatória.
O controle dos microorganismos é bastante abrangente e de inúmeras aplicações práticas envolvendo toda a microbiologia. Qual é o método empregado abaixo que é o mais eficaz, que mata todas as formas de vida.
Assepsia.
Desinfecção.
Anti-sepsia
Esterillização.
Dentro das Boas Práticas laboratoriais existem várias recomendações sobre o uso de equipamentos para a proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs). A correlação entre os exemplificados abaixo é:
1. lava-olhos
2. óculos
3. telefones de emergência
4. touca
I. EPI
II. EPC
1-I, 2-II, 3-II, 4-I.
1-I, 2-II, 3-II, 4-I.
1-I, 2-II, 3-I, 4-II.
1-I, 2-I, 3-II, 4-II.
1-II, 2-II, 3-I, 4-II.
O principal método físico para esterilização de vidrarias de uso laboratorial é o que utiliza:
exposição aos raios ultravioleta.
filtração
uso de detergentes.
autoclavação.
uso de desinfetantes.
Sobre o descarte de resíduos laboratoriais, analise as afirmativas abaixo:
1. São considerados resíduos perigosos, os resíduos líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial à saúde humana.
2. Resíduos de alta periculosidade são os resíduos que podem causar danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado, mesmo em pequenas quantidades, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, à coleta, ao transporte, ao armazenamento, ao tratamento e à disposição. Em geral, são compostos químicos de alta persistência e baixa biodegradabilidade, alta toxidade ou reatividade.
3. Resíduos de produtos antimicrobianos, hormonais, antineoplásticos, citostáticos, imunossupressores, imunomoduladores antirretrovirais, resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório; efluentes de processamento de imagem como reveladores e fixadores, inclusive os recipientes contaminados por estes deverão sofrer tratamento e/ou recuperação e correta disposição, sendo essas de responsabilidades dos geradores.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Considere os procedimentos listados a seguir:
1. Todos os frascos contendo reagentes ou resíduos devem ser identificados adequadamente pelo uso do rótulo padrão. É imprescindível que todas as informações estejam preenchidas.
2. Os resíduos devem estar acompanhados de um galão de diluição que deverá ser entregue, no ato da sua retirada do laboratório, para evitar acidentes.
3. Recomenda-se não acumular grandes quantidades de resíduos no laboratório. O ideal é que em cada local exista apenas um frasco, em uso, para cada tipo de resíduo e nenhum frasco cheio esperando ser tratado ou levado ao depósito de resíduos.
4. Os frascos para resíduos devem ser rotulados como Resíduos.
5. Não armazenar frascos de resíduos na capela.
6. Não armazenar frascos de resíduos próximos a fontes de calor ou água.
7. Frascos contendo resíduos de materiais com algum nível de periculosidade deverão passar por tríplice lavagem com água.
Assinale a alternativa que indica os procedimentos corretos em um laboratório:
Apenas os procedimentos 1, 2, 3, 4.
Apenas os procedimentos 3, 4, 6 e 7.
Apenas os procedimentos 1, 3, 5, 6 e 7.
Apenas os procedimentos 2, 3, 4, 6 e 7.
Os procedimentos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Com relação às alterações que a urina pode sofrer através do armazenamento inadequado, é CORRETO afirmar:
A precipitação de material amorfo pode causar aumento da turvação da urina.
O pH falsamente baixo pode ser devido à degradação de uréia por bactérias, produzindo amônia.
A destruição da molécula de glicose pela luz pode gerar resultados falsamente negativos para a glicose.
A sedimentoscopia praticamente não sofre alterações em amostras com mais de quatro horas da coleta.
A bilirrubina não sofre influência da exposição da amostra de urina à luz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...