Lista completa de Questões sobre Biossegurança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O descarte inadequado de resíduos gerados em laboratório constitui foco de doenças infectocontagiosas se não forem realizados adequadamente. Nos procedimentos para biossegurança no descarte dos resíduos,
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 3, de capacidade máxima de 200 litros, indicado pela NBR 9190 da ABNT.
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 5, de capacidade máxima de 200 litros, indicado pela NBR 9000 da ABNT.
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 1, de capacidade máxima de 100 litros, indicado pela NBR 9190 da ABNT.
deve-se autoclavar a 200 graus Celsius (125F), pressão de 1 atmosfera (101kPa, 151 lb/in acima da pressão atmosférica) durante pelo menos 5 minutos.
havendo derramamento de resíduos, deve-se recolher o material em seguida, procedendo depois à lavagem do local.
Os resíduos perfurocortantes
não precisam ser identificados em recipientes, uma vez que serão incinerados.
não devem ser embalados em recipientes e nem se deve descontaminá-los, apenas é necessário identificar o material como perfurocortante e descartar como resíduo comum, caso não sejam incinerados.
como a agulha, após ser utilizada na rotina laboratorial, deve ser retirada da seringa antes de ser descartada como material perfurocortante.
como as agulhas, sejam elas de seringas plásticas ou de vidro, devem ser entortadas e obrigatoriamente recapeadas.
devem ser descartados em recipientes de paredes rígidas, com tampa e resistentes à autoclavação; estes recipientes devem estar localizados tão próximo quanto possível da área de uso dos materiais.
Nas Boas Práticas em Laboratório Clínico (BPLC) e na Biossegurança, em caso de acidente, em que ocorra ruptura da pele, deve-se
lavar a área afetada com água corrente em abundância.
não passar álcool iodado na área afetada (com exceção dos olhos, que devem ser lavados exaustivamente com água destilada).
lavar a ferida com água corrente e não comprimir para não sair sangue.
comunicar o ocorrido, imediatamente, ao responsável pelo setor, mas não à direção do Instituto.
lavar a área afetada com água corrente e sabonete neutro.
A concentração máxima, permitida de cada metal ao descarte direto na pia, é de
Cádmio - no máximo 3 mg/L.
Chumbo - no máximo 10 mg/L.
Zinco - no máximo 1 mg/L.
Cobre - no máximo 10 mg/L.
Cromo - no máximo 5 mg/L.
Esteja sempre consciente de suas ações na preservação da biossegurança em seu local de trabalho. Está em DESACORDO com esta afirmativa o seguinte procedimento:
lave as mãos antes e após qualquer procedimento laboratorial
nunca pipete as soluções reagentes com a boca
não prepare refeições dentro do laboratório.
nunca fume no ambiente laboratorial.
manuseie objetos de uso comum como telefones e maçanetas de portas sempre utilizando luvas.
Uma situação bastante comum em laboratórios (mas não desejada) é a ocorrência de frascos sem rótulos ou com os rótulos danificados que impossibilitam a identificação dos conteúdos. Para o descarte correto, é necessário fazer alguns testes. Para determinar se há presença de cianetos pode-se
medir o pH com papel indicador ou pH metro. Valores menores que 7 indicam teste positivo.
colocar um fio de cobre limpo e previamente aquecido ao rubro e retorná-lo à chama. Uma chama de coloração verde indica teste positivo.
umedecer um papel com azul de metileno. Uma descoloração do papel indica teste positivo.
adicionar uma pequena quantidade de um sal de manganês II. Uma coloração escura indica teste positivo.
adicionar uma gota de cloroamina-T, uma gota de ácido barbitúrico e três gotas do composto a ser analisado. O aparecimento de uma cor vermelha indica teste positivo.
As substâncias devem ser manipuladas de forma adequada em locais que permitam ao operador a segurança pessoal e do meio ambiente. Relacione os riscos químicos aos seus respectivos cuidados.
A sequência está correta em
1, 2, 3, 4
4, 1, 2, 3
3, 2, 1, 4
3, 1, 2, 4
2, 4, 1, 3
Os gases, assim como as outras substâncias, devem ser cuidadosamente identificados. Nesta identificação, deve conter a classificação quanto à toxicidade, inflamabilidade e outros aspectos. Assinale a alternativa que apresenta gás do grupo IV: tóxicos e/ou corrosivos e não inflamáveis.
Argônio
Hélio.
Dióxido de enxofre.
Hidrogênio.
Óxido de etileno.
As práticas seguras no laboratório são um conjunto de procedimentos que visam reduzir a exposição de trabalhadores a riscos no ambiente de trabalho. Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, quanto à segurança no laboratório.
( ) A limpeza das áreas do laboratório (bancadas, pisos, equipamentos, instrumentos e demais superfícies) deve ser realizada mensalmente para evitar a contaminação dos reagentes.
( ) A descontaminação e a limpeza de vidrarias, amostras biológicas ou equipamentos têm de ser realizadas regular e imediatamente após o derramamento de produtos químicos, radioativos ou biológicos.
( ) Os cálculos e análises de resultados devem ser feitos na área de trabalho para que sejam evitados erros no preparo e execução das atividades.
( ) O processo de pipetagem utilizando a boca é terminantemente proibida, portanto devem ser utilizados sistemas automáticos de pipetagens.
A sequência está correta em
V, V, V, V
F, F, F, F
F, V, F, V
F, F, V, V
V, F, F, V
Nas áreas de estocagem estão sempre presentes os riscos de acidentes que podem expor os produtos, colocá-los em contato e possibilitar a liberação de seus potenciais de periculosidade. Assim, é importante a separação de substâncias que reagem periculosamente entre si. Assinale a mistura INCOMPATÍVEL de substâncias.
Acetona com hexano.
Éter etílico com óxido de cromo VI.
Hexano com etanol.
Amônia com hidróxido de sódio.
Anilina com acetona.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...