Lista completa de Questões sobre Fisiologia Vegetal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos aspectos de fisiologia vegetal, julgue os próximos itens. As plantas C4, em geral, possuem adaptações nas folhas, o que é chamado de anatomia ou síndrome Kranz. Essas adaptações possibilitam uma maior eficiência fotossintética das plantas C4 que evitam o processo de fotorrespiração observado em plantas C3.
Em relação aos aspectos de fisiologia vegetal, julgue os próximos itens. Os estômatos controlam o processo de transpiração das plantas. Quando as plantas estão sob estresse hídrico, essas células se tornam túrgidas fechando as aberturas estomáticas, denominadas de ostíolo. Quando essas células estão flácidas, os estômatos estão abertos.
Um pesquisador deseja isolar um gene de uma espécie de planta hipotética que codifica uma proteína capaz de inibir a proliferação de fungos que crescem sobre a superfície das suas folhas. O pesquisador tem disponível em seu laboratório uma biblioteca genômica, várias bibliotecas de cDNA, uma biblioteca de expressão dessa espécie de planta e a proteína purificada. O pesquisador encontrará mais rapidamente o gene desejado se
seqüenciar o DNA da biblioteca genômica e procurar os ESTs.
seqüenciar o DNA da biblioteca de cDNA e pesquisar os quadros de leitura.
produzir um anticorpo específico para essa proteína e com ele triar a biblioteca de expressão.
clonar o cDNA da espécie e com ele triar a biblioteca genômica.
seqüenciar os aminoácidos das proteínas produzidas na biblioteca de expressão até identificar a proteína desejada.
Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
Na organela II, ocorrem reações que produzem compostos ricos em energia (ATP e NADPH), que são usados para a síntese de açúcares nas reações de fixação de carbono.
Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A estrutura III é o nucléolo, que está envolvido na síntese de ribossomos.
Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A estrutura VII é uma mitocôndria, organela que possui DNA próprio, o qual é responsável pela síntese de muitas enzimas envolvidas no metabolismo oxidativo.
Considere que, em um laboratório de biologia molecular, foi obtido um mutante vegetal com as seguintes características: altura maior que a média, floração precoce e maturação precoce dos frutos. De acordo com tais características, julgue os itens seguintes.
Tal mutante deve liberar pouco etileno, visto que apresenta amadurecimento precoce dos frutos.
Considere que, em um laboratório de biologia molecular, foi obtido um mutante vegetal com as seguintes características: altura maior que a média, floração precoce e maturação precoce dos frutos. De acordo com tais características, julgue os itens seguintes.
É provável que a floração precoce seja resultado de uma produção aumentada de giberelinas
Considerando as características das células e dos tecidos vegetais, julgue os próximos itens.
O parênquima aqüífero é um tecido de reserva encontrado em cactos, no qual a água se acumula nos espaços intercelulares.
Todos os espaços ocupados pelos seres vivos estão direta ou indiretamente relacionados com as interações biológicas. O processo básico dessas interações são muitas reações químicas, entre as quais se destaca a fotossíntese, a porta de entrada para a acumulação de energia. Porém, a radiação solar, responsável por esse processo, não se distribui igualmente na superfície da terra. Em conseqüência:
as plantas compensam a redução da radiação com aumento da energia armazenada para preservar os níveis de fotossíntese necessários ao seu desenvolvimento;
a fotossíntese não é um fenômeno homogêneo e a diferença gradual da duração dos dias e das noites entre os trópicos e as zonas polares afeta a cobertura vegetal e a formação de biomassa;
as diferenças de radiação solar não chegam a afetar a distribuição das plantas que são mais dependentes dos solos e da umidade;
a fotossíntese é responsável pelas características da vegetação, porém as diferenças de insolação nos trópicos e nas zonas polares não alteram a intensidade do processo nem a produção de biomassa;
cada faixa clímato-botânica da terra, mais do que expressar as diferenças de radiação solar e de intensidade da fotossíntese, expressam as diferenças de composição dos solos e a orogênese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...