Questões sobre Genética

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Considerando o heredograma acima, julgue os itens que se seguem.

A análise do DNA mitocondrial de IV-1 e IV-2 permite estabelecer parentesco com I-2, mas não com I-3.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o heredograma acima, julgue os itens que se seguem.

Se o alelo b de um gene apresentar-se completamente ligado ao alelo responsável pelo fenótipo afetado, mas não contribuir para o aparecimento desse fenótipo, a probabilidade de o indivíduo III-1 portar esse alelo é igual a 25%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue os itens a seguir.

Polimorfismo é um tipo de mutação presente em uma sequência específica do genoma, responsável por gerar um alelo que ocorre com frequência igual ou superior a 1% em determinada população. O polimorfismo diferencia-se dos demais tipos de mutação por não apresentar caráter prejudicial ao indivíduo que o porta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

A heterozigose de dado marcador em determinada população está relacionada ao número de alelos e à frequência de cada alelo nessa população, sendo a heterozigose esperada para um marcador com dois alelos de, no máximo, 50%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Em se tratando de genética de populações, um marcador genético polimórfico é aquele que apresenta mais de dois alelos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Se, nessa população, for realizada uma nova amostragem após uma geração de casamentos ao acaso, a probabilidade de encontrar-se um indivíduo heterozigoto será de 20%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Em relação a esse marcador genético, a referida população encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg, pois o valor de χ-quadrado calculado a partir dos dados é igual a 5,4.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 34 e 35

O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que, para um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao final da meiose I e

  • A.

    a produção de quatro células-filhas a partir de uma célula-mãe.

  • B.

    a replicação do DNA.

  • C.

    a ocorrência de crossing-over.

  • D.

    a Lei da Segregação Independente.

  • E.

    a ocorrência de mutações no genoma.

Texto para as questões 34 e 35

O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.

Os cromossomos humanos, assim como de vários outros organismos, são facilmente observáveis em microscopia óptica. A fase adequada para visualizar os cromossomos é a metáfase mitótica, pois

  • A.

    os cromossomos duplicados apresentam seu maior grau de condensação.

  • B.

    as cromátides-irmãs são visíveis e estão mantidas unidas pelo quiasma.

  • C.

    as fibras do fuso estão separando os cromossomos homólogos.

  • D.

    os cromossomos homólogos estão pareados.

  • E.

    as cromátides-irmãs estão sofrendo disjunção.

As proteínas são componentes orgânicos fundamentais encontrados em todos os seres vivos, tanto que, inicialmente, acreditava-se que eram as moléculas responsáveis pela hereditariedade. No que se refere às proteínas, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma proteína pode ser formada a partir de diversos genes.

  • B.

    As enzimas são proteínas que formam a matéria-prima constitutiva da célula.

  • C.

    Proteínas produzidas por um mesmo gene terão sempre a mesma sequência de aminoácidos.

  • D.

    Os organismos são autossuficientes na síntese dos aminoácidos necessários para a síntese proteica.

  • E.

    Proteínas são constituídas de uma cadeia polipeptídica.

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