Lista completa de Questões sobre Genética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em determinada espécie de angiosperma, a cor das flores pode ser branca, vermelha ou creme. A cor vermelha é determinada pelo alelo B e a cor creme pelo alelo b, quando em homozigose. O alelo de outro gene, a, quando em homozigose, inibe a ação dos alelos B e b, provocando o aparecimento apenas de flores brancas, ao passo que o alelo A desse gene permite o aparecimento de flores das demais cores. Com base nessas informações, é correto afirmar que a porcentagem de plantas com flores brancas decorrentes do cruzamento entre plantas heterozigotas para os dois genes é igual a
50%.
25%.
15%.
100%.
75%.
Em uma aula prática de extração de DNA, o professor orientou os alunos a colocar, em um saco plástico, dois ou três morangos, cinco gotas de detergente, uma pitada de sal de cozinha e um pouco de água morna. Após a realização desse procedimento, os alunos maceraram e depois filtraram o conteúdo do saco plástico. Sobre o conteúdo filtrado, foi colocado o mesmo volume de álcool gelado, adotando-se o devido cuidado para que se formasse uma fase sobre o filtrado. Após alguns minutos, o DNA saiu do filtrado e passou para a fase do álcool.
Nessa situação, a adição do sal no início do experimento visaaglutinar e unir o DNA e então formar uma massa filamentosa esbranquiçada.
facilitar a homogeneização dos morangos.
impedir que o complexo DNA-Histonas se enovele.
dificultar a migração das moléculas de DNA para o detergente.
romper a bicamada lipídica da membrana celular e, com isso, separar as moléculas de DNA do resto do suco citoplasmático.
O excesso de peso e uma alimentação rica em gordura podem causar alterações genéticas, segundo um estudo que analisou o genoma de 703 pessoas obesas, magras e com excesso de peso. Nesse estudo, os pesquisadores mostraram que o gene LY86, possível contribuidor da obesidade, sofreu uma metilação sobre vários substratos. Os resultados revelam uma mudança química no genoma, como se o organismo se adaptasse ao novo ambiente. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a alteração sofrida pelo gene LY86 está relacionada
à taxa de transcrição gênica.
à sequência de bases nitrogenadas.
à estrutura das histonas associadas ao DNA.
à replicação.
ao número de cópias.
O sequenciamento do genoma humano determinou a sequência de
aminoácidos das proteínas dos cromossomos humanos.
aminoácidos dos genes humanos.
bases nitrogenadas das proteínas humanas.
nucleotídeos do DNA dos cromossomos humanos.
nucleotídeos do RNA dos cromossomos humanos.
Uma cultura de E. coli que teve um gene eucariótico inserido por técnica de DNA recombinante passou a sintetizar a proteína eucariótica correspondente àquele gene inserido. Isso só foi possível porque
As técnicas de clonagem permitem introduzir determinados genes em organismos que não os possuem naturalmente. Com a modificação genética induzida busca-se gerar uma alteração metabólica que proporcione vantagens ou melhoramentos, de forma que a humanidade é diretamente beneficiada (hormônios, enzimas, fatores de resistência, vacinas, alimentos, etc.). Considerando os componentes envolvidos em experiências de clonagem descritos abaixo, relacione-os com sua respectiva função e assinale a alternativa que representa a sequência correta da segunda coluna:
Em uma população mendeliana, o locus A possui apenas 2 alelos (A, a) e a forma de herança para esse locus é monoibridismo com dominância. Considerando que essa população tem 1.000 (mil) indivíduos, encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg e que há 90 indivíduos com o genótipo aa, assinale a alternativa que representa o no de indivíduos com o genótipo heterozigótico:
O heredograma abaixo apresenta a incidência de uma determinada característica fenotípica em uma família através de três gerações.
Pode-se concluir que se trata de uma herança genética:
os cinetocoros formam estruturas complexas e organizadas na fase de prófase, representada em A, e se separam na fase de anáfase, representada em B.
as fibras do fuso mitótico começam a se separar no início da fase S, ou de duplicação do DNA, como representado em A, e movem os cromossomos homólogos para polos opostos da célula, como representado em B.
durante a fase G2, ocorre síntese do DNA e os cromossomos se concentram na placa metafásica, como representado em A, seguida da separação dos cromossomos homólogos, como representado em B.
na transição da fase de anáfase, representada em A, para telófase, representada em B, os nucléolos estão dissociados e as cromátides irmãs se separam para polos opostos da célula.
na transição da fase de metáfase, representada em A, para anáfase, representada em B, as cromátides irmãs se separam e se movem para polos opostos do fuso mitótico.
o polimorfismo está localizado distante do gene que causa a doença, o que justifica este ter sido co-herdado por 75% da descendência.
o gene que causa a doença é co-herdado com o marcador polimórfico da mãe, em 75% da descendência afetada.
o gene que causa a doença pode sofrer recombinação não homóloga com o polimorfismo, o que justifica a distribuição da doença na descendência.
a detecção do polimorfismo indica a presença do gene da doença em 100% da descendência afetada.
o gene que causa a doença é co-herdado por 50% da descendência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...