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Segundo Krasilchik, M., no período compreendido entre 1970 e 1980, as agressões ao ambiente, decorrentes do desenvolvimento, resultaram em crescimento do interesse pela educação ambiental e na agregação de mais um objetivo ao ensino de Ciências: o de fazer com que os alunos discutissem também as implicações sociais do desenvolvimento científico. De acordo com essa óptica, pode-se afirmar que, entre as metas do ensino, visou-se a
fazer uma revisão crítica ao uso da metodologia científica nas pesquisas sobre impactos ambientais.
incorporar ao racionalismo subjacente ao processo científico, a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência não é neutra.
tornar independentes a análise de valores e a concepção de que a ciência é neutra.
estimular a pesquisa, independentemente do debate entre pesquisadores e filósofos da ciência.
excluir o racionalismo subjacente ao processo científico, enfatizando a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência é neutra.
Estudos de fósseis de primatas antropóides permitem traçar a seguinte linha evolutiva que teria originado o homem moderno: Austalophitecus − Homo habilis − Homo erectus − Homo sapiens. A seqüência de eventos que provavelmente deu origem ao gênero Homo e às várias espécies desse gênero foi
isolamento geográfico, variações genéticas, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.
isolamento reprodutivo, variações genéticas, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.
variações genéticas, isolamento reprodutivo, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.
formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.
isolamento geográfico, isolamento reprodutivo, pressões seletivas diferenciadas, variações genéticas.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
A estrutura em dupla-hélice dos ácidos nucléicos carreadores de aminoácidos é desfeita, durante o processo de tradução, para que parte de seu código seja copiado.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
O processo de duplicação do código genético envolve, além de ácidos nucléicos, também nucleotídios nãopolimerizados e proteínas.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
Na técnica de PCR, as enzimas de restrição são usadas, durante a fase de aquecimento, para restringir a separação das fitas de DNA.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
Atualmente, os equipamentos usados para automação do seqüenciamento de DNA utilizam técnicas de eletroforese capilar ou em placas.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
Para a identificação de indivíduos, é suficiente que a análise de fragmentos de DNA seja realizada com base na comparação de regiões que codificam proteínas conservadas na espécie humana, como, por exemplo, os citocromos.
O homem é considerado um animal homeotérmico, sua energia vital é conseguida através de fenômenos térmicos chamado de metabolismo, onde somente 20% desta energia é metabolizada, o restante é transformado em calor e devem ser eliminados para que haja equilíbrio, assim o conforto higrotérmico é conseguido através das trocas higrotérmicas. As trocas de calor entre o corpo e todo os objetos que ele toca chamamos de:
trocas por convecção.
trocas por evaporação.
trocas por radiação.
trocas por condução.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
A reação em cadeia da polimerase usada para aumentar a sensibilidade de processos de hibridização pode ser realizada com sucesso mesmo sem o conhecimento prévio da seqüência a ser amplificada.
O processo de síntese de RNA, a partir de um molde de DNA, é denominado:
Adaptação.
Replicação.
Transcrição.
Tradução.
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