Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma área degradada pode regenerar-se naturalmente quando há algum fator biológico que seja capaz de iniciar a recuperação, como a existência de um banco de sementes no solo e a presença de vetores de polinização e dispersão no local. A inexistência desses fatores, por sua vez, pode dificultar a regeneração desse ambiente, sendo necessária uma intervenção externa para sua recuperação. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os termos recuperação e restauração de ecossistemas degradados referem-se ao mesmo processo biológico.
As técnicas de controle de erosão são importantes para a recuperação de áreas degradadas, pois a falta de cobertura vegetal acelera os processos erosivos em áreas mais instáveis, como margens de rios.
Quanto menor for o nível de alteração do ambiente, mais lentamente ocorrerá o processo de regeneração natural.
A presença ou ausência de certas espécies, bem como a sua densidade, pode indicar a qualidade do ambiente, mas não a degradação dos ecossistemas.
Desertificação é
o processo de formação de desertos em áreas tropicais úmidas e semiúmidas decorrente de mudanças climáticas.
o processo de degradação do solo que gera campos de dunas.
a degradação da terra em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de diversos fatores, como variações climáticas e atividades humanas.
a degradação das terras causada por ação antrópica, independentemente de variações do clima.
Assinale a opção correspondente a característica de produção das grandes empresas agrícolas no Brasil.
comercialização do excedente da produção
preocupação natural com o meio ambiente
trabalho e gestão intimamente relacionados
predomínio da especialização da produção
o espaço é o envolvimento da materialidade (sistemas naturais) com o que a anima (influência antrópica) na elaboração dos processos e produtos sócio ambientais.
o autor desconsidera os fatores, atores e processos que produzem a espacialidade como o primordial no desenvolvimento do espaço geográfico.
o autor não considera fundamental a dialética entre configuração territorial e relações sociais na produção do espaço.
as mudanças que se verificam nos lugares ao longo do tempo são resultantes apenas das ações diretas e planejadas que se aplicam sobre eles.
O custo de reposição consiste em criar o custo de implantação do recurso ambiental para restabelecer a qualidade ambiental inicial.
A valoração contingente utiliza pesquisas amostrais para identificar os problemas coletivos em relação a bens que são comercializados em mercados.
Os valores de uso indireto são advindos das funções ecológicas do recurso ambiental ou derivados de uso ex-situ ao ambiente do recurso, como o bem-estar proporcionado pela floresta.
Valor de opção é a capacidade que um indivíduo possui de pagar ou não pelo uso do recurso no presente.
Nos últimos anos, o mercado de reciclagem evoluiu muito e, com isso, tem favorecido a perspectiva do mercado de ecobusiness. Com relação à evolução do mercado de ecobusiness, assinale a opção correta.
Devido ao crescimento do mercado de ecobusiness, os resíduos utilizados como insumos ou matéria-prima em outros processos passaram a ter menor valor econômico, em função da maior oferta em relação à demanda.
A biotecnologia, apesar de possiblitar a melhoria genética e o aumento da produtividade no agronegócio, não integra o mercado de ecobusiness.
As empresas prestadoras de serviços passaram a vislumbrar novas oportunidades de ganho financeiro com o mercado de ecobusiness, como serviços de despoluição, reciclagem, controle de ruídos e recuperação de solos.
Os ecoprodutos destinam-se a atender à demanda cada vez maior dos consumidores ávidos por produtos naturais, também chamados de produtos ecoverdes.
A externalidade, um instrumento econômico, pode acontecer entre consumidores, entre firmas ou entre combinações de ambos e também pode ser positiva ou negativa, de acordo com a alocação dos recursos naturais. Acerca da classificação das externalidades quanto à natureza dos agentes, julgue os itens seguintes.
I Externalidades consumo-consumo caracterizam-se por constituírem um tipo de impacto direto que ocorre quando os consumidores são tanto a fonte quanto os receptores da externalidade.
II Externalidades produção-produção correspondem a outro tipo de impacto, que acontece quando os produtores são tanto a fonte quanto os receptores da externalidade.
III Externalidades consumo-produção ocorrem quando um ou mais consumidores são fonte e um ou mais produtores são receptores da externalidade.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Os métodos de valoração diretos buscam inferir sobre as preferências dos indivíduos por bens ou serviços ambientais por meio de perguntas realizadas diretamente às pessoas. Acerca do método de valoração contingente, assinale a opção correta.
O método de valoração contingente permite obter as preferências organizacionais do recurso ambiental que sempre foram usados pelas pessoas.
Pelo método de valoração contingente, não se permite a divisão em estágios industriais.
A principal vantagem da aplicação do método de valoração contingente consiste nas técnicas econométricas usuais que são requeridas.
Umas das vantagens do método de valoração contingente é que ele é o único que permite a estimação de valores de existência.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), foi criado pela Lei n.º 6.938/1981, que instituiu a política nacional de meio ambiente. A esse respeito, assinale a opção correta.
Na gestão 2003-2008, o CONAMA consolidou uma única diretriz da política ambiental integrada: atuar tanto para os segmentos representativos da sociedade civil, quanto para os das entidades empresariais.
A destinação ambientalmente correta de resíduos, como aqueles provenientes dos serviços de saúde e da construção civil, as pilhas, as baterias e os pneus usados, deixou de ser de responsabilidade do CONAMA após a criação do Conselho Nacional de Controle e Tratamento de Resíduos (CONTRAR).
A partir da Resolução n.º 1/1986, que dispõe sobre o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), o CONAMA passou a estabelecer importantes referências para o licenciamento ambiental.
Os objetos de deliberação do CONAMA estão restritos ao controle da poluição veicular e à regulamentação das atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente.
As responsabilidades e competências do CONAMA incluem
determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo poder público, em caráter geral ou condicional.
emitir parecer, antes do parecer do Comitê de Integração de Políticas Ambientais, em primeira instância administrativa, a respeito das multas e de outras penalidades impostas pelo Ministério do Meio Ambiente.
determinar a função dos órgãos colegiados de meio ambiente.
criar os conselhos municipais de meio ambiente e gestão de recursos ambientais e os comitês de bacia hidrográfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...