Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A abertura de clareiras no dossel das florestas ocorre periodicamente pela queda ou morte de árvores, o que dá origem a uma paisagem em mosaico, com áreas de diferentes idades, condições ambientais e composição florística. Em um ambiente de clareira, a principal modificação é aquela que garante
aumento da intensidade de luz.
disponibilidade de nutrientes.
menor competição.
maior disponibilidade de água.
o aumento de visitas de abelhas a uma flor aumenta a taxa de fecundação.
as flores de espécies visitadas por abelhas possuem características em comum, como cor e estrutura.
os animais que visitam as flores são considerados agentes polinizadores.
as visitas de animais, como as abelhas, a uma flor resultam em polinização.
Matas de galerias e matas ciliares são formações florestais associadas a cursos de água, comuns nos cerrados. A respeito dessas matas, assinale a opção correta.
As duas matas não apresentam diferenças, podendo ser tratadas como sinônimos.
Em termos florísticos, essas duas matas não apresentam similaridade.
A fenologia das folhas das matas de galerias e ciliares é semelhante à das matas decíduas.
Essas matas podem ocorrer tanto em solos drenados como em mal drenados.
O ciclo hidrológico, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre, é considerado fechado somente em nível global. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A energia calorífica do sol somente é aproveitada devido ao CO2 e à presença do vapor de água, que impedem a perda total de calor emitido pela Terra, originado pela variação das ondas longas recebidas.
A maioria dos fenômenos meteorológicos ocorre na estratosfera, onde está contida a quase totalidade da umidade atmosférica, ao passo que, na troposfera, encontra-se a camada de ozônio, reguladora da radiação solar que atinge a superfície terrestre.
A precipitação sofre evaporação antes de chegar à superfície terrestre, contudo, há casos em que ela pode ser totalmente vaporizada.
Em nível global, o fluxo sobre a superfície terrestre é negativo e nos oceanos é positivo.
Os principais fenômenos meteorológicos de interesse da hidrometeorologia originam-se na baixa atmosfera. A esse respeito, assinale a opção correta.
Processo pseudoadiabático é aquele que apresenta pequena perda de calor diante de uma precipitação. Em situações como essa, pode-se considerar que a ascensão de uma parcela de ar saturado segue um gradiente praticamente igual ao gradiente de vertical de temperatura da adiabática saturada.
O diagrama termodinâmico mais usual é o emagrama, que é um rápido meio de avaliação das mudanças físicas que ocorrem em função das condições de temperatura, pressão e radiação, em que são apresentadas as isoietas de isotermas, isóbaras, adiabáticas úmidas e secas e razões de misturas saturantes.
Os vapores e os gases podem ser liquefeitos por compressão, de forma que o ar seco e o vapor de água nas condições de pressão e temperatura observadas na atmosfera comportam-se como gases perfeitos.
Na temperatura de bulbo úmido, o resfriamento é produzido pela evaporação, que eleva o teor de umidade; já na temperatura do ponto de orvalho o resfriamento do ar ocorre a partir da redução do teor de umidade.
As doenças causadas pela falta de saneamento básico são responsáveis por 65% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e poderiam ser evitadas com a construção de
fossas negras.
reservatório de água de nascentes e de bicas.
fossas sépticas com sumidouro.
açudes e de represas.
organismos produtores não utilizam matéria orgânica para realização de suas funções metabólicas básicas.
elementos químicos como o carbono e o nitrogênio acumulam-se na materia orgânica na forma de gás carbônico e gás nitrogênio, respectivamente.
a transferência dos elementos químicos entre o meio físico e os organismos depende da ação conjunta de diferentes seres vivos.
consumidores e decompositores atuam transformando substâncias menos complexas em substâncias mais complexas.
transformação de proteínas em aminoácidos libera energia para as funções celulares.
transformação de açúcares (mono e dissacarídeos) em polissacarídeos libera energia.
transformação de ácido nucleicos em nucleotídeos consome energia, liberada de outros processos celulares.
tradução da informação genética em proteínas libera energia para outras funções celulares.
Os agravos à saúde podem estar relacionados ao saneamento ambiental inadequado, seja por insuficiência da cobertura dos serviços, ou pela precariedade de sua prestação à população. Considerando os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta e disposição de resíduos sólidos, escolha a alternativa que relaciona corretamente os agravos à saúde (doenças) com o ambiente em que são transmitidas:
Ancilostomíase, Taeníase e Febre tifoide são doenças transmitidas por insetos vetores que se reproduzem onde existem excretas expostas.
Shigelose, Balantidíase e Giardíase são doenças transmitidas por ingestão de carne crua ou mal cozida.
Febre tifoide e paratifoide, Disenteria Bacilar e Esquistossomose são doenças de transmissão por veiculação hídrica.
Peste bubônica, Tifo murino e Hantavirose são exemplos de doenças transmitidas por contato entre pessoas ou por contaminação feco-oral.
Hepatite A e Síndrome Hemolítico-Urêmica são doenças cuja transmissão está ligada a vetores que se reproduzem em águas poluídas.
o uso de maquinaria agrícola tende a compactar o solo, diminuindo sua porosidade e sua densidade e, consequentemente, a infiltração, podendo causar dificuldade de absorção de água pelas raízes das plantas cultivadas.
o uso de fertilizantes nesses solos já naturalmente férteis pode causar acúmulo de sais minerais e, consequentemente, a salinização do solo.
devido ao clima chuvoso e às rochas de origem, os solos da Amazônia não necessitam de correção de acidez para cultivo, pois já contam com uma alta concentração de alumínio.
o desmatamento da floresta amazônica para cultivos agrícolas feito por meio de tratores de lâminas (bulldozers) é mais danoso à estrutura do solo quando comparado ao tradicional corte manual, pois aumenta a compactação do solo e sua porosidade.
a retirada da vegetação natural e consequente exposição do solo às fortes chuvas amazônicas promove a dispersão dos agregados pelo impacto direto das gotas de chuva, podendo causar selamento superficial, aumento do escorrimento da água e erosão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...