Lista completa de Questões sobre Microbiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em várias regiões do mundo podem ocorrer eventos graves de proliferação de microorganismos, denominados "marés vermelhas". Com relação a esses eventos, assinale a alternativa correta.
São causados por algas vermelhas Rodophyta que produzem uma toxina que mata aves e mamíferos.
São eventos que ocorrem geralmente no inverno.
São eventos graves que ocorrem em águas com elevada salinidade.
São causados por dinoflagelados que produzem uma toxina que mata aves e mamíferos.
São causadas pelo crescimento na população de algas quando a temperatura está elevada e a água pobre em nutrientes.
O sistema de classificação e as regras de nomenclatura bacteriológica são regidos pelo Código Internacional de Nomenclatura Bacteriológica. O guia mais recente de táxons válidos foi o elaborado por Garrity et al., em 2004 (Taxonomic outline of the prokaryotes Bergeys manual of systematic bacteriology). Acerca das características e do atual sistema de classificação dos procariotos, assinale a opção correta.
Mantendo os vírus em um grupo separado, os seres vivos estão classificados em três domínios; os procariotos constituem dois desses domínios: Archaea e Bacteria.
Pelo sistema atual de classificação de bactérias, as categorias taxonômicas existentes são: domínio, reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie.
Pelo sistema atual de classificação de bactérias, as categorias taxonômicas existentes são: domínio, reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie.
Uma das diferenças marcantes entre os membros dos domínios Archaea e Bacteria é que, neste último grupo, as células bacterianas podem formar grupos de duas, de quatro ou mais células, ao passo que, em Archaea, as células não formam colônias.
Obedecendo as orientações atuais de nomenclatura taxonômica, estão corretas as grafias dos nomes dos seguintes táxons: Enterobacteriaceae (família); Enterobacteriales (ordem); Escherichia Coli (Migula 1895) Castellani & Chalmers 1919 (espécie).
Os microorganismos fixadores de nitrogênio são classificados como simbióticos e assimbióticos. Com relação a esses organismos, considere as afirmativas abaixo:
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A caracterização taxonômica de bactérias conta cada vez mais com recursos da biologia molecular para a elaboração de um sistema de classificação mais natural, portanto mais estável. O agrupamento de táxons tem-se baseado principalmente em informações provenientes de homologia e divergência de seqüências de nucleotídeos do ARN ribossomal (r-ARN). Por outro lado, para a maioria dos táxons, ainda não estão disponíveis informações dessas seqüências e, além disso, o poder de resolução taxonômica dessas informações é ainda limitado principalmente à distinção e ao agrupamento das categorias taxonômicas superiores. Assim, continua sendo de grande validade o uso de características morfológicas, metabólicas, fisiológicas, sorológicas e ecológicas como fontes de caracteres taxonômicos de bactérias. Julgue os itens a seguir, considerando a caracterização dos principais grupos de bactérias.
Estão certos apenas os itens
I e IV.
I e V.
II e III.
II e IV.
III e V.
Normalmente, os métodos de análise microbiológicos apresentam algum nível de seletividade e de erro, e por isso é importante o profissional ter profundo conhecimento das possibilidades desses erros, para minimizá-los. Com relação a isso, é correto afirmar:
Métodos não-seletivos garantem que a absoluta maioria dos organismos presentes na amostra cresce e é contabilizada.
Os erros podem ser sistemáticos quando pessoas diferentes desenvolvem estilos de contagem diferentes.
Variação nas contagens entre ensaios, apesar do rigor metodológico, somente pode ser diminuída pelo aprofundamento das técnicas de trabalho.
A repetitividade e reprodutibilidade são formas de aumentar a precisão do ensaio. A diferença entre eles é que na reprodutibilidade o ensaio é reproduzido com os mesmos equipamentos, no mesmo laboratório, mas com materiais diferentes.
A robustez do método está diretamente relacionada ao grau de incerteza no resultado, diminuindo a confiança nas análises.
Nos últimos 20 anos, a taxonomia e a sistemática dos fungos têm passado por profundas alterações. A nona edição do Dicionário dos fungos (P.M. Kirk, Ainsworth and Bisbys Dictionary of the Fungi., 9th. ed, CABI Bioscience, Egham, UK, 2001) é a obra mais atualizada sobre o sistema de classificação geral dos fungos. Esta e outras revisões não consideram os fungos um grupo monofilético, já que alguns grupos de fungos possuem características de outros organismos, características estas não apresentadas nos fungos considerados verdadeiros.
Julgue os itens a seguir, considerando o atual sistema de classificação taxonômica dos fungos.
I Conceitualmente, os fungos são considerados organismos eucariotos, heterotróficos e, na sua maioria, são pluricelulares. Com raras exceções são dotados de parede celular e não ingerem os seus alimentos.
II No domínio Eukaryota, os organismos que se denominam fungos estão distribuídos em três reinos: Chromista, Fungi e Protozoa.
III A organização dos táxons ocorre da seguinte maneira: dentro de cada reino estão os filos, em cada filo estão as ordens, em cada ordem estão as famílias, em cada família estão os gêneros e dentro de cada gênero estão as espécies.
IV Os fungos imperfeitos, para os quais não se conhece a forma perfeita ou teliomórfica, são agrupados em táxons artificiais, até que seja encontrada e descrita a sua forma perfeita para inseri-los no esquema de classificação.
V A classificação dos fungos é baseada em critérios como: características morfológicas das células e do micélio na fase vegetativa; características dos corpos de frutificação e dos esporos sexuais; características do seu ciclo biológico.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
O controle de qualidade das análises microbiológicas baseia-se na comparação entre a variabilidade observada e a esperada. Assim, devem-se seguir procedimentos metodológicos padronizados, a fim de permitir referências para a microbiologia quantitativa. Para cobrir todos os aspectos do processo analítico, podem ser incluídas amostras adicionais com características conhecidas. Acerca disso, numere a coluna da direita com base na da esquerda.
1, 2, 3, 4, 5.
5, 2, 4, 3, 1.
4, 5, 1, 3, 2.
4, 1, 5, 2, 3.
2, 3, 1, 5, 4.
Considerando as características dos principais grupos de fungos, assinale a opção correta.
No fungo responsável pelo bolor de pão Rhizopus stolonifer, pertencente ao reino Fungi, filo Zygomycota, classe Zygomycetes , os esporos sexuais são produzidos no interior de uma cápsula denominada esporângio.
O fungo Phytophthora infestans filo Oomycota, classe Oomycetes , agente causal da requeima da batata, apresenta micélio cenocítico e os esporos sexuais, denominados oósporos, são produzidos no interior de uma estrutura denominada zoosporângio.
Os fungos ascomicetos reino Fungi, filo Ascomycota apresentam micélio com hifas septadas e reproduzem-se apenas sexuadamente, formando os ascósporos no interior de estrutura denominada asca. As ascas podem estar no interior de um corpo de frutificação denominado ascocarpo.
Na levedura Saccharomyces cerevisae reino Fungi, filo Ascomycota, classe Saccharomycetes , a reprodução pode ser sexuada, a partir de células vegetativas dicarióticas que formam os ascósporos, ou assexuadamente, a partir de brotamento de células haplóides ou de células dicarióticas.
Nos fungos causadores de ferrugens em plantas reino Fungi, filo Basidimycota, classe Urediniomycetes , o ciclo biológico por reprodução sexuada termina com a produção dos esporos sexuais conhecidos por urediniospóros ou uredósporos.
A demanda bioquímica de Oxigênio (DBO) é determinada pela quantidade de oxigênio necessária para as bactérias metabolizarem a matéria orgânica. Em relação à DBO, é correto afirmar:
É uma forma de medir a matéria orgânica não biodegradável na água.
A quantidade de oxigênio que pode ser normalmente dissolvida na água é de 10 mg/l, sendo que, em resíduos líquidos, a DBO pode atingir valores inferiores a este.
O tratamento primário de esgoto remove 25 a 35% da DBO do esgoto.
Após o tratamento primário, a maior parte da DBO remanescente no esgoto está como matéria inorgânica dissolvida.
O sistema de lodo ativado remove 25 a 35% da DBO do esgoto.
Considere que o responsável pela montagem de um laboratório de microbiologia deverá decidir sobre a aquisição de microscópio de luz e de acessórios de microscopia e que não há limitação orçamentária. Em face dessas considerações, julgue os itens a seguir, considerando, ainda, a qualidade e a adequação dos equipamentos.
I Para a observação e manipulação de culturas vivas, o correto é adquirir um microscópio de objetivas invertidas.
II Um sistema dotado de contraste de interferência seria a melhor opção para a observação de estruturas dotadas de capacidade de emissão de fluorescência.
III Para boa visualização de células bacterianas submetidas a teste de coloração de Gram, o correto é comprar um microscópio de campo claro.
IV Para maximizar o poder de resolução do microscópio de campo claro, deve-se optar por objetiva de menor número de abertura e um sistema de filtros para selecionar a faixa de luz verde.
V Para a observação de células quase transparentes em material vivo, o correto é adquirir um microscópio de campo escuro.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...