Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta com relação ao processo de transcrição em procariontes e eucariontes.
A transcrição em organismos procariontes é muito mais complexa do que em eucariontes.
O mRNA de procariontes é amplamente processado com a adição de cauda poliA e remoção de íntrons.
As RNA-polimerases são enzimas que catalisam a ligação entre a extremidade 5N OH de um nucleotídeo com a extremidade 3N fosfato do nucleotídeo seguinte, usando como molde a fita de mRNA.
O capacete do RNA é uma modificação que ocorre na sua extremidade 5N e confere maior estabilidade ao RNA formado, protegendo-o da ação de fosfatases e nucleases.
O mecanismo de splicing consiste na retirada dos éxons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional.
Em diversos aspectos, a evolução e a genética apresentam pontos em comum. A figura acima mostra uma árvore filogenética, um recurso gráfico utilizado tanto em estudos de genética quanto de evolução, indicando aspectos de sua topologia por letras e números. Considerando aspectos de evolução e de genética, julgue os seguintes itens.
A deriva genética e a seleção natural podem ocorrer em uma mesma população, mas ocorrem em momentos diferentes e de maneira independente.
O espaço e as atividades de rotina em um laboratório de microbiologia devem ser cuidadosamente planejados, tanto para maximizar o rendimento do trabalho como para reduzir os riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, contaminações com produtos químicos e material biológico, exposição a radiações deletérias e o desenvolvimento de problemas ergonômicos. Julgue os itens seguintes, acerca da sanidade do ambiente de trabalho em laboratórios de microbiologia
.A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Considerando a prática da apicultura, julgue os itens seguintes.
Várias enfermidades atacam as abelhas, provocando grandes prejuízos; entre elas podem-se ressaltar a nosemose, a acariose, a paralisia e o mal-de-outono.
Considerando a figura acima, que representa eventos associados aos ciclos lítico e lisogênico, e conhecimentos relacionados à biologia molecular do fago lambda, assinale a opção correta.
Existe um equilíbrio entre lisogenia e ciclo lítico que depende da concentração do repressor CI. Tal repressor é um dímero cuja dissociação promove a manutenção da lisogenia.
Bactérias crescidas em meio rico em nutrientes produzem mais proteases que degradam CII, favorecendo a entrada no ciclo lítico.
Quando o DNA do fago lambda entra na célula, ocorre a produção das proteínas Cro e N que são expressas a partir dos promotores pR (direita) e pL (esquerda), respectivamente, levando a célula a uma maior produção do repressor CI, uma vez que a proteína Cro ativa a síntese de CI a partir de PRM
Nos mecanismos de reparo do DNA, existe a participação da proteína RecA, cuja atividade proteásica é induzida pela radiação ultravioleta. Nessa condição, a RecA é capaz de degradar a proteína Cro, desencadeando o ciclo lítico.
O repressor CI auxilia na ligação da RNA polimerase a PL e PR, permitindo a transcrição dos genes N e cro.
Considerando a seqüência de eventos envolvida com a síntese de proteínas, assinale a opção correta.
A tradução reside na conversão da informação codificada na forma de duplas de nucleotídeos em aminoácidos que darão origem a uma proteína.
A tradução termina quando o ribossomo atinge uma região do mRNA denominada Shine-Delgarno.
A principal função dos tRNAs é conduzir os aminoácidos requeridos na síntese protéica até as subunidades do ribossomo.
A síntese de proteínas é um processo compartimentalizado que ocorre dentro do núcleo de organismos procariontes.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) é um orgão com poder decisório que avalia processos de liberação de organismos geneticamente modificados (OGM) em condições de campo para fins de pesquisa e comercialização sob quaisquer condições.
Em diversos aspectos, a evolução e a genética apresentam pontos em comum. A figura acima mostra uma árvore filogenética, um recurso gráfico utilizado tanto em estudos de genética quanto de evolução, indicando aspectos de sua topologia por letras e números. Considerando aspectos de evolução e de genética, julgue os seguintes itens.
Em humanos, quando um gene é ligado ao sexo, os indivíduos do sexo masculino somente podem portar uma cópia de tal gene, comportando-se como haplóides para esse gene.
O estudo de microrganismos, seja com finalidade científica, seja no laboratório de análises clínicas, envolve o uso de diversos equipamentos, como, por exemplo, o mostrado na figura C, e demanda o conhecimento da estrutura celular dos seres vivos objeto de estudo. As figuras A e B mostram esquemas de algumas estruturas celulares de microrganismos.
Considerando as informações e as figuras do texto e ainda aspectos da microbiologia, assinale a opção correta.
A figura B mostra o esquema da parede celular de um microrganismo Gram-negativo, sendo que o número 3 nessa mesma figura representa a camada de peptidoglicanas.
A estrutura mostrada na figura A representa o revestimento viral; 1 representa o genoma viral e 2 representa o envelope.
A figura A mostra um esquema de estrutura viral de Papovavirus; 2 representa estruturas capazes de produzir energia para o metabolismo viral.
A figura B representa a parede celular de uma bactéria e, considerando-se a estrutura mostrada pela seta 1 exposta ao meio extracelular, tal estrutura é uma proteína G com 8 subunidades.
A figura B representa a parede celular de um microrganismo aeróbio, com as mesmas características do Clostridium botulinum.
Considerando as técnicas de melhoramento genético clássicas e por meio da tecnologia do DNA recombinante (TDR), assinale a opção correta.
Existem altos riscos associados ao melhoramento genético utilizando TDR, pois pode-se facilmente promover, mesmo que acidentalmente, a conversão de um organismo não-patogênico em um organismo patogênico.
Os alimentos geneticamente modificados normalmente contêm novas proteínas, mas, como tais modificações são pontuais, a avaliação da segurança desses alimentos não precisa incluir testes da alergenicidade de tais proteínas.
A TDR recombinante apresenta vantagens em relação às técnicas convencionais de melhoramento genético, principalmente devido à especificidade do gene de interesse (responsável pela característica a ser alterada) e de uma maior precisão na inserção desse gene no organismo receptor.
Com o crescente aumento na oferta de alimentos produzidos a partir de organismos geneticamente modificados (OGM), vários laboratórios estão desenvolvendo novos métodos para detecção de tais OGM. Esses testes envolvem exclusivamente a detecção das seqüências de DNA geneticamente modificadas presentes nos alimentos.
A mutagênese in vitro é uma técnica largamente empregada no melhoramento genético de espécies frutíferas, uma vez que permite facilmente a obtenção de plantas mutantes com poucas mutações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...