Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Mamizuka e Hirata (2002), os riscos biológicos são decorrentes da exposição a agentes do reino animal, vegetal e de microrganismos ou de seus subprodutos. Desse modo, faz-se necessário avaliar e classificar os agentes, para manuseá-los e descartá-los corretamente. Para os microrganismos patogênicos ao homem, a classificação de riscos foi elaborada com base nas informações biológicas e etiológicas disponíveis para cada agente, variando de 1 a 4, sendo que para cada grupo, já foram estabelecidos os procedimentos para o manuseio, controle e descarte. Julgue os itens a seguir, considerando os riscos biológicos, o manuseio e o descarte de material biológico.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
III e IV.
A respeito dos organismos geneticamente modificados (OGM) já existe legislação específica. A Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/2005) estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem os OGM e seus derivados. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), estruturada sob a forma de colegiado multidisciplinar, estabelece os critérios para a manipulação e o descarte de OGM. Está prevista, para cada instituição que desenvolva pesquisas nessa área, a indicação de um pesquisador principal e de uma comissão interna de biossegurança (CIBio) que serão responsáveis pelo cumprimento das normas e determinações da CTNBio. Quanto ao manuseio e ao descarte de OGM, assinale a opção correta.
Quanto aos riscos, a CTNBio classificou os OGM em dois grupos. No grupo 1, estão aqueles organismos em que pelo menos um dos parentais é patogênico e, no grupo 2, aqueles em que os parentais não são patogênicos.
Do ponto de vista do risco ambiental, a maior preocupação é que possa haver a transferência de genes dos OGM para outros organismos na natureza, levando a possíveis distúrbios ambientais e até de saúde pública em função de alterações genéticas dos tipos selvagens desses organismos.
Os experimentos com os OGM devem ser realizados no nível máximo de contenção, exceto aqueles das etapas iniciais para a obtenção dos OGM, em que as transformações ainda não tenham sido bem-sucedidas.
O descarte de resíduos de experimentos com OGM é tratado com muito rigor. Depois de uma triagem, o destino final da maioria do material a ser descartado é a autoclavagem e a incineração; porém, aqueles com menos risco de contaminação ambiental, como culturas de células, restos de extratos de células, cultura de células transformadas inviáveis, podem receber o tratamento dispensado aos resíduos de outros tipos de experimentos.
No âmbito de cada instituição, o controle dos resíduos e o descarte final de produtos e insumos é de responsabilidade direta dos pesquisadores. Cada pesquisador tem de se responsabilizar pelos resíduos do seu experimento.
Considerando a anatomia e a fisiologia dos componentes do sistema vascular de plantas dicotiledôneas e a figura acima, assinale a opção correta.
O componente I, indicado na figura, é responsável pela condução da seiva elaborada.
Os elementos de vaso são células imperfuradas que apresentam as funções de condução e de sustentação.
Na raiz em crescimento secundário e no eixo caulinar, na maioria dos casos, o floema localiza-se internamente ao xilema.
O floema secundário é proveniente do proto e do metafloema.
O floema (componente II indicado na figura) é o tecido responsável pela translocação de nutrientes orgânicos produzidos pela fotossíntese para todas as partes do vegetal.
Uma das características que distingue os organismos vivos das coisas não vivas é a sua capacidade de responder a estímulos. Desse modo, os vegetais, assim como os animais, têm grande parte de seu metabolismo controlado por hormônios. O gráfico acima ilustra o efeito de diferentes concentrações do ácido indolacético (AIA) sobre o crescimento de raízes e caules. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A concentração de AIA mínima para induzir crescimento do caule tem forte efeito inibidor sobre o crescimento da raiz.
II As concentrações mínimas de AIA para inibição do crescimento do caule e para inibição do crescimento da raiz são iguais.
III A concentração ótima de AIA para estimular o crescimento dos caules é semelhante à concentração ótima para estimular o crescimento das raízes.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Todos os itens estão certos.
Julgue os itens a seguir, quanto à alimentação e nutrição de espécies aqüícolas.
Os peixes e camarões necessitam de pelo menos 10 aminoácidos essenciais em sua dieta.
Julgue os itens a seguir, quanto à alimentação e nutrição de espécies aqüícolas.
Os antioxidantes têm o objetivo de prevenir ou retardar a peroxidação, protegendo principalmente os ácidos graxos insaturados, as vitaminas lipossolúveis e os carotenóides.
Julgue os itens a seguir, quanto à alimentação e nutrição de espécies aqüícolas.
Na suplementação de vitamina C, a fonte mais indicada é o ácido L-ascórbico, pela sua maior estabilidade no processamento e estocagem.
Julgue os itens a seguir, quanto à alimentação e nutrição de espécies aqüícolas.
As exigências em ácidos graxos essenciais diferem bastante entre os peixes de clima frio e temperado e os peixes tropicais.
Com relação às características da resposta imune, assinale a opção correta.
Os recém-nascidos dependem de algumas imunoglobulinas maternas nos primeiros meses de vida, porém a IgG não se inclui nessa condição.
O processo de opsonização é característico da resposta alérgica, em que o agente desencadeante é recoberto por histamina.
A ligação de antígenos ao sistema complemento da superfície de mastócitos é o evento inicial da resposta anafilática.
A ligação de antígenos ao sistema complemento da superfície de mastócitos é o evento inicial da resposta anafilática.
As reações de hipersensibilidade tardia são mediadas de forma primária por complexos antígeno-anticorpo.
Julgue os itens a seguir, quanto à alimentação e nutrição de espécies aqüícolas.
O principal fator que influencia nos ajustes das taxas de arraçoamento é a temperatura da água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...