Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A população humana tem apresentado crescimento em taxas alarmantes que poderá acarretar grandes tragédias, como a fome generalizada. Tendo em vista o fluxo de energia nos ecossistemas, a atitude mais indicada para protelar esta fase crítica é:

  • A. adoção de dietas vegetarianas.
  • B. aperfeiçoamento das técnicas de avicultura e aqüicultura.
  • C. criação de rebanhos de grandes mamíferos.
  • D. adoção de dietas baseadas em peixes e frutos do mar.
  • E. eliminação de predadores que abatem o gado bovino, ovino e caprino.

Desenvolvimento sustentável é um processo de

  • A. transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam exclusivamente o potencial presente, a fim de atender às necessidades e aspirações específicas de certos agrupamentos humanos considerados críticos em termos sociais.
  • B. transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.
  • C. transformação que direciona unicamente a orientação do desenvolvimento tecnológico, setor considerado prioritário, reforçando o potencial presente, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.
  • D. consolidação da atual forma de exploração dos recursos e da atual direção dos investimentos, presentes desde a década de 1970 e que reforçam o potencial futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.
  • E. consolidação da atual forma da exploração dos recursos, da direção dos investimentos, e da orientação do desenvolvimento tecnológico, sem promover qualquer mudança institucional e sem a necessidade de harmonização entre estes fatores, reforçando o potencial futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.

Atualmente, muitos cursos de água recebem um fluxo de nutrientes inorgânicos proveniente de fertilizantes agrícolas, além de lixo e resíduos industriais. Quando um lago de água doce recebe excesso destes materiais, ocorre, inicialmente, uma explosão de crescimento de algas e cianobactérias e o lago torna-se mais produtivo. Depois de um certo tempo, conforme os organismos morrem, a ação dos decompositores

  • A. consome todo o oxigênio dissolvido e ocorre a perda da diversidade do lago.
  • B. recicla os nutrientes para a água do lago, promovendo um aumento da produtividade primária.
  • C. aumenta o pH da água devido ao aumento da concentração de CO2 (água ácida).
  • D. favorece a proliferação de muitas bactérias patogênicas que provocam vômito e diarréia.
  • E. libera amônia e ocorre a seleção natural dos organismos resistentes a compostos nitrogenados.

O esquema abaixo representa a respiração celular.

É correto afirmar que a etapa

  • A. I ocorre na mitocôndria e a II no cloroplasto.
  • B. I ocorre na crista mitocondrial e a II na matriz mitocondrial.
  • C. I ocorre no citoplasma e a II na matriz mitocondrial.
  • D. II ocorre no citoplasma e a III nas cristas mitocondriais.
  • E. II ocorre nas cristas mitocondriais e a III na matriz mitocondrial.

São chamados alimentos orgânicos os

  • A.

    produzidos em água adubada com produtos químicos solúveis, dispensando o plantio na terra.

  • B.

    que têm determinadas propriedades capazes de prevenir ou controlar doenças específicas.

  • C.

    cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos e com técnicas que respeitam o meio ambiente.

  • D.

    que apresentam baixos teores de gorduras saturadas e nenhuma adição de açúcar.

  • E.

    produtos naturais, integrais e alternativos, que devem ser ingeridos sempre crus.

São chamados alimentos orgânicos os

  • A.

    produzidos em água adubada com produtos químicos solúveis, dispensando o plantio na terra.

  • B.

    que têm determinadas propriedades capazes de prevenir ou controlar doenças específicas.

  • C.

    cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos e com técnicas que respeitam o meio ambiente.

  • D.

    que apresentam baixos teores de gorduras saturadas e nenhuma adição de açúcar.

  • E.

    produtos naturais, integrais e alternativos, que devem ser ingeridos sempre crus.

No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:

  • A.

    As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.

  • B.

    As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.

  • C.

    O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.

  • D.

    A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.

  • E.

    Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.

Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.

Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:

I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.

II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.

III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.

É correto o que se sugere em

  • A.

    I apenas.

  • B.

    II apenas.

  • C.

    I e II apenas.

  • D.

    II e III apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.

II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.

III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que

  • A.

    cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.

  • B.

    a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.

  • C.

    deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.

  • D.

    há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.

  • E.

    as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...