Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A população humana tem apresentado crescimento em taxas alarmantes que poderá acarretar grandes tragédias, como a fome generalizada. Tendo em vista o fluxo de energia nos ecossistemas, a atitude mais indicada para protelar esta fase crítica é:
Desenvolvimento sustentável é um processo de
Atualmente, muitos cursos de água recebem um fluxo de nutrientes inorgânicos proveniente de fertilizantes agrícolas, além de lixo e resíduos industriais. Quando um lago de água doce recebe excesso destes materiais, ocorre, inicialmente, uma explosão de crescimento de algas e cianobactérias e o lago torna-se mais produtivo. Depois de um certo tempo, conforme os organismos morrem, a ação dos decompositores
O esquema abaixo representa a respiração celular.
É correto afirmar que a etapa
São chamados alimentos orgânicos os
produzidos em água adubada com produtos químicos solúveis, dispensando o plantio na terra.
que têm determinadas propriedades capazes de prevenir ou controlar doenças específicas.
cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos e com técnicas que respeitam o meio ambiente.
que apresentam baixos teores de gorduras saturadas e nenhuma adição de açúcar.
produtos naturais, integrais e alternativos, que devem ser ingeridos sempre crus.
São chamados alimentos orgânicos os
produzidos em água adubada com produtos químicos solúveis, dispensando o plantio na terra.
que têm determinadas propriedades capazes de prevenir ou controlar doenças específicas.
cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos e com técnicas que respeitam o meio ambiente.
que apresentam baixos teores de gorduras saturadas e nenhuma adição de açúcar.
produtos naturais, integrais e alternativos, que devem ser ingeridos sempre crus.
No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:
As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.
As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.
O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.
A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.
Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.
Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.
Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:
I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.
II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.
III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.
É correto o que se sugere em
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.
II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.
III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que
cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.
a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.
deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.
há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.
as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...