Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de

  • A.

    avaliar a capacidade de generalização e de aplicação dos conceitos apresentada pelos alunos.

  • B.

    estimular a resolução dos problemas e exercícios propostos em atividades individuais e de grupo.

  • C.

    selecionar os conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos científicos que serão trabalhados.

  • D.

    desafiar os alunos a expor o que estão pensando e despertar neles a necessidade de adquirir outros conhecimentos.

  • E.

    propiciar o suporte teórico para que os alunos exponham suas idéias e conclusões sobre o que foi estudado.

Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo é possível descobrir os anticódons dos RNA transportadores responsáveis pela síntese de um polipeptídio codificado pelo seguinte trecho da fita ativa de uma molécula de DNA: TAC TCT GTA CAA GGA.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os RNA transportadores e o polipeptídio correspondente.

  • A.

    GGU AGA CAU GUU CCU e Tyr-ser-val-pro-gly.

  • B.

    UAC UCU GUA CAA GGA e Met-arg-hist-val-pro.

  • C.

    UAC UCU GUA CAA GGA e Tyr-ser-val-pro-gly.

  • D.

    GGU AGA CAU GUU CUU e Met-arg-hist-val-pro.

  • E.

    GGU AGA CAU GUU CCU e Pro-val-hit-arg-met.

A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no

  • A.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu.

  • B.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • C.

    heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

  • D.

    geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • E.

    geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

O gráfico abaixo mostra os resultados de três experimentos em que linhagens da bactéria Escherichia coli desenvolveram resitência a três diferentes antibióticos.

A resistência se deve a mutações que ocorrem

  • A.

    ao acaso e os meios que contêm antibióticos eliminam os mutantes.

  • B.

    nos meios que contêm antibióticos e são causadas por eles.

  • C.

    com maior freqüência nas cinco primeiras gerações.

  • D.

    com menor freqüência da 5a à 10a gerações.

  • E.

    ao acaso e os meios que contêm antibióticos favorecem os mutantes.

Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por

  • A.

    Lazzaro Spallanzani, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados, contendo caldos nutritivos fervidos por longo tempo.

  • B.

    Francesco Redi, que realizou experimento controlado no qual comparou o que ocorria em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

  • C.

    Louis Pasteur, que realizou experimento comparando o que ocorria em frascos com longos gargalos, alguns retos, outros recurvados, contendo caldos nutritivos fervidos.

  • D.

    Antonie van Leeuwenhoek ao demonstrar, com instrumento óptico, a existência de seres invisíveis a olho nu.

  • E.

    William Harvey, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

Zooplâncton, peixes grandes, águias, peixes pequenos e fitoplânton incorporaram um inseticida organoclorado que, levado pela água das chuvas, atingiu um rio. Sabendo-se que esses grupos de seres vivos constituem uma cadeia alimentar, assinale a alternativa da tabela que mostra corretamente a concentração esperada (em ppm) do inseticida nos diversos organismos.

  • A.

    25 - 0,000 003 - 2 - 0,5 - 0,04

  • B.

    25 - 0,5 - 2 - 0,04 - 0,000 003

  • C.

    0,000 003 - 25 - 0,04 - 0,5 - 2

  • D.

    0,5 - 0,000 003 - 0,04 - 2 - 25

  • E.

    0,04 - 25 - 2 - 0,000 003 - 0,5

Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo, assinale a alternativa que apresenta os resultados da tradução da mensagem genética contida na seguinte seqüência de nucleotídeos de uma molécula de DNA: TAC GAT ACG ATA.

  • A.

    Tyr-Asp-Thr-Ileu

  • B.

    Tyr-Arg-Tyr-Leu

  • C.

    Met-Leu-Cys-Tyr

  • D.

    Met-Leu-Thr-Ileu

  • E.

    Met-Leu-Cys-Ala

Em 1879, Walter Flemming identificou, no núcleo das células, filamentos que, durante a divisão celular, se condensam e separam-se indo para os lados opostos, que se tornarão duas novas células idênticas. Flemming deu a esse processo o nome de mitose, fundando assim a citogenética. Os filamentos descritos e a fase de separação são, respectivamente,

  • A.

    cromonemas e telófase.

  • B.

    cromonemas e prófase.

  • C.

    cromossomos e metáfase.

  • D.

    cromossomos e anáfase.

  • E.

    cromossomos e intérfase.

A tabela periódica moderna baseia-se nas observações e conclusões de Mendeleyev sobre as propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até 1869. Nessa tabela os elementos são ordenados segundo o número

  • A.

    atômico, definido pela quantidade de prótons.

  • B.

    de massa, definido pela quantidade de prótons.

  • C.

    de nêutrons, que define o número atômico.

  • D.

    atômico, definido pela quantidade de elétrons.

  • E.

    de massa, definido pela soma de prótons e elétrons.

Leucócitos são células integrantes do sistema de defesa do corpo humano, que pode ser destruído pela invasão de vírus HIV. Assinale a alternativa que mostra o local de produção de leucócitos e indica corretamente a ação de um medicamento anti-HIV.

  • A.

    Medula espinal e inibidor de protease.

  • B.

    Medula espinal e inibidor de transcriptase reversa.

  • C.

    Medula óssea e inibidor de DNA polimerase.

  • D.

    Medula espinal e inibidor de DNA polimerase.

  • E.

    Medula óssea e inibidor de transcriptase reversa.

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