Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve
propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.
possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.
reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.
enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.
pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.
O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de
garças
jaburus
jacarés.
capivaras
araras-azuis.
"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".
(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)
Segundo o texto
as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.
as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.
os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.
Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde
a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.
a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.
o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.
a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.
a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.
Os educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica
fica subordinada ao senso comum.
fica subordinada ao tema.
desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.
é abolida da programação.
define a seleção dos conteúdos.
As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).
I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.
II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.
III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.
I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.
II. As crianças têm o direito de aprender ciências.
III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.
IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.
É correto o que se afirma APENAS em
III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor
deve, necessariamente, ter o domínio do conceito, mesmo que seus alunos se encontrem ainda longe de poder assimilá-lo.
deve pretender que seus alunos assimilem o conceito da forma como é explicado pelos cientistas.
pode prescindir do domínio do conceito porque seus alunos se encontram longe de poder assimilá-lo.
deve evitar o aprofundamento das discussões quando não tem o domínio do conceito.
precisa ter o domínio do conceito e deve exigir que seus alunos também o dominem, desconsiderando sua compreensão intuitiva.
As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.
I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.
II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.
III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é
um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento.
uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados.
um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo.
um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais.
uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...