Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A sobrevivência de animais em ambiente terrestre exige adaptações relacionadas à proteção contra dessecação. Entre essas adaptações estão

  • A.

    a pele quitinosa dos répteis e o epitélio queratinizado dos artrópodes.

  • B.

    o exoesqueleto queratinizado dos artrópodes e a pele quitinosa dos anfíbios.

  • C.

    os ovos dos artrópodes e a pele queratinizada dos anfíbios.

  • D.

    o exoesqueleto quitinoso dos artrópodes e a pele queratinizada dos anfíbios.

  • E.

    o exoesqueleto quitinoso dos artrópodes e os ovos dos répteis.

Células bacterianas têm fornecido materiais úteis aos procedimentos da engenharia genética que permitem identificar pessoas pelo DNA e produzir seres transgênicos. No processo de identificação, há necessidade de se obter fragmentos de DNA e, na produção de transgêncios, é necessário um veículo de transporte de genes de um organismo para outro. Nesses dois processos usam-se, respectivamente,

  • A.

    enzimas de restrição e plasmídios.

  • B.

    plasmídios e enzimas de restrição.

  • C.

    mesossomas e pêlos sexuais.

  • D.

    flagelos e plasmídios.

  • E.

    nucleóides e pêlos sexuais.

Os cientistas e filósofos da atualidade discutem as relações entre os estados mental e físico do cérebro. Questionam se a dicotomia mente versus cérebro reflete diferenças reais do mundo externo ou se seria o produto de diferentes histórias intelectuais. Isso porque

  • A.

    o dualismo cartesiano deixou suas marcas na medicina, mas elas estão superadas pelo paralelismo psicológico.

  • B.

    os processos que denominamos mentais e cerebrais devem estar ligados de alguma forma com linguagens diferentes que precisamos traduzir.

  • C.

    a linguagem cerebral causa a linguagem mental, como sugeria o dualismo cartesiano, pois são duas coisas diferentes.

  • D.

    a alma foi assoprada para dentro do corpo humano material e ligada a ele por meio de um órgão localizado no cérebro, a glândula pineal.

  • E.

    os experimentos de Pavlov e Skinner demonstraram que aprendizado e memória são rotas definidas no cérebro.

A era geológica atual também é chamada de Era dos Mamíferos devido à extraordinária diversidade desses animais que habitam florestas, desertos, prados e oceanos do planeta.

Uma explicação para esse sucesso é a seguinte:

  • A.

    A permanência de características que surgiam em certas linhagens de mamíferos tornava-os adaptados aos ambientes que estavam mudando.

  • B.

    Os mamíferos hoje controlam a Terra porque são mais adaptados ao ambiente do que os outros animais, tanto do ponto de vista fisiológico como do ecológico.

  • C.

    Os dinossauros, caso não tivessem se extinguido, teriam sido aniquilados por mamíferos ao longo do tempo.

  • D.

    Mudanças no ambiente levaram os mamíferos a adquirir características que, herdadas pelos descendentes, permitiam que estes sobrevivessem. A manutenção da temperatura corporal é um exemplo.

  • E.

    A tendência natural da evolução é caminhar em direção ao projeto biomecânico mais eficiente e de maior complexidade.

As pontes de hidrogênio que ligam duas moléculas de água são muito importantes para a existência dessa substância em nosso planeta, uma vez que essas ligações químicas são responsáveis pela

  • A.

    contração do espaço entre as moléculas no congelamento, formando estrutura fechada.

  • B.

    permanência da água em estado sólido, com ligações firmes e alta densidade.

  • C.

    pequena capacidade térmica da água para o aquecimento de regiões geladas.

  • D.

    capacidade que as moléculas de água têm de atuar como solvente universal.

  • E.

    existência de água líquida, além do gelo e do vapor d'água.

"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".

No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    hipóteses, fatos, experiências controladas.

  • B.

    hipóteses, experiências controladas, fatos.

  • C.

    fatos, hipóteses, experiências controladas.

  • D.

    fatos, experiências controladas, hipóteses.

  • E.

    experiências controladas, hipóteses, fatos.

A discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo:

  • A.

    o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo.

  • B.

    as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo.

  • C.

    as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal.

  • D.

    o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros.

  • E.

    na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto.

Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que

  • A.

    os cientistas elaboram hipóteses baseados em fatos observados.

  • B.

    as explicações científicas tiram a grandeza e a glória dos mistérios do mundo.

  • C.

    a produção de alimentos exige obrigatoriamente tecnologia complexa.

  • D.

    as altas taxas de sobrevivência infantil ocorrem sem interferência de tecnologia.

  • E.

    o papel do ser humano na natureza só pode ser redefinido através de tecnologia.

Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele

  • A.

    utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios.

  • B.

    apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor.

  • C.

    proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo.

  • D.

    proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos.

  • E.

    tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos.

As afirmações abaixo referem-se ao esqueleto dos animais.

I. Esqueleto interno é uma característica dos vertebrados.

II. Tubarões e raias são peixes que não possuem osso, seu esqueleto é de cartilagem.

III. Tubarões e raias não são vertebrados.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    II

  • E.

    III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...