Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Peter Agleton, consultor da UNAIDS, as escolas foram identificadas como ambientes-chave para realizar a educação relacionada ao HIV e à AIDS mas, para isso, é preciso superar alguns preconceitos como, por exemplo, o seguinte:

  • A.

    os jovens não estão dispostos a conhecer preservativos.

  • B.

    os jovens constituem um grupo refratário a novos conhecimentos.

  • C.

    educar os jovens sobre sexo encoraja a atividade sexual.

  • D.

    a informação sobre o uso de preservativos garante que serão usados.

  • E.

    os professores não estão preparados para informar sobre HIV e AIDS.

A produção de proteínas ocorre em todas as células e envolve diversos de seus componentes. A seqüência de atuações que leva a essa síntese inicia-se no núcleo com a produção de  que, nos ribossomos, determina os tipos, o número e a ordem em que aminoácidos serão ligados.

Completa-se corretamente o texto substituindo-se I por

  • A.

    RNA ribossômico.

  • B.

    RNA mensageiro.

  • C.

    DNA.

  • D.

    RNA transportador.

  • E.

    cromatina.

No século XIX, Gregor Mendel realizou experimentos cruzando variedades de ervilhas e analisou estatisticamente os resultados obtidos. Um estudante atribuiu a ele as seguintes conclusões:

I. Para cada característica estudada por Mendel, as células possuem dois "fatores hereditários".

II. Os "fatores hereditários" existem aos pares nos seres vivos e se segregam na formação dos gametas.

III. Os fatores hereditários correspondem a genes alelos de cromossomos homólogos e segregam-se na meiose.

É correto o que o estudante afirmou em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Os estudos de emissão de luz ultravioleta de um tubo de raios catódicos, realizados por Rontgen, mostraram ao pesquisador que os raios emanados atravessavam objetos situados a alguns metros de distância. Essa descoberta tem aplicação nos

  • A.

    processos fitoterápicos.

  • B.

    procedimentos quimioterápicos.

  • C.

    procedimentos radiográficos.

  • D.

    processos fotográficos.

  • E.

    procedimentos anestésicos.

Mycobacterium tuberculosis é a espécie causadora da tuberculose, e atualmente há cepas dessa bactéria que não morrem com o uso dos medicamentos conhecidos. Isso se deve

  • A.

    ao uso descontinuado dos antibióticos prescritos, que ocasiona as mutações selecionadas.

  • B.

    a mutações em genes resistentes, causadas pelo uso dos antibióticos.

  • C.

    ao surgimento de genes mutantes que são eliminados em meios desprovidos de antibióticos.

  • D.

    ao fato dos organismos se habituarem aos antibióticos disponíveis, fazendo com que surjam genes resistentes.

  • E.

    ao surgimento e seleção de genes que conferem resistência aos antibióticos disponíveis.

Segundo Krasilchik, M., no período compreendido entre 1970 e 1980, as agressões ao ambiente, decorrentes do desenvolvimento, resultaram em crescimento do interesse pela educação ambiental e na agregação de mais um objetivo ao ensino de Ciências: o de fazer com que os alunos discutissem também as implicações sociais do desenvolvimento científico. De acordo com essa óptica, pode-se afirmar que, entre as metas do ensino, visou-se a

  • A.

    fazer uma revisão crítica ao uso da metodologia científica nas pesquisas sobre impactos ambientais.

  • B.

    incorporar ao racionalismo subjacente ao processo científico, a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência não é neutra.

  • C.

    tornar independentes a análise de valores e a concepção de que a ciência é neutra.

  • D.

    estimular a pesquisa, independentemente do debate entre pesquisadores e filósofos da ciência.

  • E.

    excluir o racionalismo subjacente ao processo científico, enfatizando a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência é neutra.

Estudos de fósseis de primatas antropóides permitem traçar a seguinte linha evolutiva que teria originado o homem moderno: Austalophitecus − Homo habilis − Homo erectus − Homo sapiens. A seqüência de eventos que provavelmente deu origem ao gênero Homo e às várias espécies desse gênero foi

  • A.

    isolamento geográfico, variações genéticas, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.

  • B.

    isolamento reprodutivo, variações genéticas, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.

  • C.

    variações genéticas, isolamento reprodutivo, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.

  • D.

    formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.

  • E.

    isolamento geográfico, isolamento reprodutivo, pressões seletivas diferenciadas, variações genéticas.

Analisando o desenvolvimento embrionário de equinodermos e cordados, os cientistas encontram relações de parentesco evolutivo entre os dois grupos, uma vez que ambos são

  • A.

    diblásticos, enterocelomados e protostômios.

  • B.

    diblásticos, esquizocelomados e deuterostômios.

  • C.

    triblásticos, enterocelomados e protostômios.

  • D.

    triblásticos, esquizocelomados e deuterostômios.

  • E.

    triblásticos, enterocelomados e deuterostômios.

Indicadores revelam que, no Brasil, doenças evitáveis, causadas por bactérias, são responsáveis por grande parte das mortes de crianças com menos de um ano. Assinale a alternativa que relaciona corretamente uma doença bacteriana ao seu modo de transmissão e à sua profilaxia.

  • A.

    Gastroenterite Contaminação fecal de água ou alimento Saneamento básico

  • B.

    Febre tifóide Gotículas de saliva Vacinação

  • C.

    Poliomielite Contato direto Vacinação

  • D.

    Tétano Contaminação acidental de ferimentos Saneamento básico

  • E.

    Sarampo Gotículas de saliva Vacinação

O sistema de vasos condutores de seiva e a formação de sementes são características evolutivas importantes encontradas nas

  • A.

    briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

  • B.

    pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, apenas.

  • C.

    gimnospermas e angiospermas, apenas.

  • D.

    gimnospermas, apenas.

  • E.

    angiospermas, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...