Lista completa de Questões de Biologia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Biologia molecular - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A tecnologia do DNA recombinante compreende um conjunto de técnicas que tornam possível a criação de combinações gênicas, normalmente, inexistentes na natureza. Para gerar uma molécula de DNA recombinante, faz-se necessário o uso de
exonuclease de restrição do tipo I e DNA polimerase.
exonuclease de restrição do tipo II e DNA ligase.
endonuclese de restrição do tipo I e RNA polimerase.
endonuclease de restrição do tipo II e DNA ligase.
Biologia - Biofísica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A membrana citoplasmática das células procarióticas é composta por fosfolipídios e proteínas. Observase duas regiões distintas: a hidrofílica, que fica exposta ao meio externo aquoso e a hidrofóbica, voltada para a região interna da membrana. Além das interações hidrofóbicas e das pontes de hidrogênio, os cátions responsáveis pela manutenção da integridade da membrana são
Na+ e K+
K+ e Mg +
Mg 2+ e Ca 2+
Ca+2 e Na+2
Biologia - Biotecnologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
É inegável que os avanços técnico-científicos propiciaram o surgimento de técnicas modernas em diversas esferas da produção. No campo da agropecuária, um ramo da biotecnologia, denominado de pesquisa genômica, tem se destacado desde a década final do século XX. Esse novo ramo da pesquisa biotecnológica refere-se a
produção de organismos geneticamente modificados, os transgênicos.
pesquisa de tecnologia de precisão utilizada com rebanhos bovinos.
produção de produtos agrícolas, geneticamente modificados através da tecnologia de precisão.
pesquisa para controle biológico das pragas, utilizando-se predadores naturais.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.
I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.
II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos
III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.
IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.
V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la
Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e V.
Biologia - Zoologia Vertebrados - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Os mamíferos constituem o grupo de animais que apresenta maior irradiação adaptativa na natureza. A árvore filogenética a seguir demonstra as linhagens evolutivas de alguns mamíferos.
Devido ao sucesso dessa irradiação adaptativa, surgiram várias ordens, dentre as quais a Perissodactyla. Um exemplo de animal que pertence a referida ordem é
o tatu.
a lebre.
o carneiro.
o rinoceronte.
Biologia - Fatores Abióticos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sabe-se que os fatores que influenciam a multiplicação dos microrganismos nos alimentos são classificados a partir de parâmetros intrínsecos ou extrínsecos. Um exemplo de parâmetro extrínseco
são os constituintes antimicrobianos.
são as estruturas biológicas.
é a microbiota competitiva do alimento.
é a umidade relativa.
Biologia - Parasitologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/6 da população humana está infectada com uma ou mais doenças negligenciadas, um conjunto de doenças associadas à situação de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde. Entre essas doenças, encontram-se algumas que são causadas por parasitas que fazem parte do reino protoctista. Sobre essas doenças, é correto afirmar que
na Doença de Chagas, o protozoário denominado de Trypanosoma cruzi é transmitido ao homem por meio da picada de mosquitos do gênero Aedes, ou pelo contato com sangue contaminado.
na Leishmaniose, os mosquitos flebotomíneos, ao picarem mamíferos contaminados, adquirem os protozoários do gênero Leishmania que podem ser transmitidos ao homem, por meio da picada.
na Malária, o ciclo da doença se inicia, quando mosquitos fêmeas do gênero Anopheles transmitem o Plasmodium para as células sanguíneas brancas do homem.
na Tricomoníase, a principal forma de transmissão acontece pela disseminação dos protozoários, por meio da picada de mosquitos do gênero Glossina.
Biologia - Evolução - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em um experimento realizado em 1982, o ecólogo Malte Anderson capturou alguns machos da espécie de pássaro Euplectes progne e retirou 40 cm da cauda, que ele colocou em outros machos. Uma observação realizada após a soltura dos pássaros revelou que os machos com caudas adicionais tornaram-se pais de maior sucesso, quando comparados aos de caudas reduzidas, conforme estabelecido no número maior de ovos ou ninhos cheios de filhotes em seus territórios. Sabe-se que os machos dessa espécie escolhem um território que defendem de outros machos, fazendo a corte para atrair fêmeas. Esse experimento permitiu a confirmação
do princípio de Gause da exclusão competitiva.
da seleção disruptiva de Herman Muller.
da seleção sexual de Charles Darwin.
do polimorfismo diferencial de Lamarck.
Biologia - Fisiologia Vegetal - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Pequena abertura na epiderme de uma planta que permite trocas gasosas; delimitada por um par de células-guarda cujo estado osmótico regula o tamanho da abertura.
(SADAVA, D. et al., 2009)
Analise as afirmações a seguir sobre a fisiologia dos estômatos.
I A diminuição da intensidade luminosa e da concentração de CO2 são fatores que proporcionam a abertura dos estômatos.
II Os estômatos são estruturas foliares que atuam mediando a entrada de CO2 para a fotossíntese e a saída de água pela transpiração.
III O aumento nas concentrações de íons potássio afetam o potencial osmótico das célulasguarda, promovendo a abertura dos estômatos.
IV O ácido abscísico age sobre as células-guarda, causando o fechamento dos estômatos, evitando a dessecação da planta.
A opção que apresenta apenas afirmações corretas é
I, II e III.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
Biologia - Bioquímica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Catalizadores são compostos capazes de aumentar a velocidade de uma reação. Os biocatalisadores têm sido utilizados em processos biotecnológicos como uma alternativa aos catalizadores inorgânicos por apresentarem inúmeras vantagens, dentre as quais se destaca
a biodegradabilidade.
o baixo grau de especificidade.
o baixo grau de seletividade.
o uso de condições extremas de reação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...