Lista completa de Questões de Biologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à formação de produtos em processos fermentativos e, considerando o interesse neste produto, os metabólitos primários são compostos que têm como característica:
a ocorrência de superprodução com facilidade;
a formação por poucos microrganismos;
a dependência de massa celular;
a apresentação, geralmente, do mesmo padrão de estrutura;
o acoplamento a genes satélites.
A divisão finita de células em cultura (senescência celular) pode ser revertida, gerando células imortalizadas através da inserção de gene. Este processo codifica o seguinte gene:
telomerase;
DNAse
inibidor de DNase;
inibidor de TAP1 e TAP2;
polimerase.
Para o crescimento celular a massa de proteínas e organelas estão sujeitas a um tempo hábil necessário que permita a observação de sinais externos a fim de prosseguir a divisão celular. Se essas condições forem desfavoráveis, pode-se afirmar que em células de mamíferos elas avançarão até o estágio conhecido como ponto de:
crescimento;
restrição
inibição;
sintese
de inicio.
Um dos fatores de controle para a técnica reação em cadeia da polimerase (PCR) é a concentração ideal de cada nucleotídeo. Se essa concentração estiver em excesso, acarretará a seguinte ação:
inibição da polimerase por competição do sitio ativo da enzima;
quelante sobre o magnésio afetando a sua concentração ótima;
aumento anormal da temperatura do ciclo de desnaturação;
quelante sobre o fósforo alterando a concentração de dNTPs;
aumento do numero de cópias acima do desejado.
A interferência mediada por RNA é um fenômeno natural que ocorre nos organismos eucariotos e parece exercer função de proteção contra parasitas moleculares como vírus. O inicio deste mecanismo protetor deve-se a presença de:
complexo específico de interferência;
Dicer;
isomerase;
RNAse L;
RNA de transferência.
O melhoramento genético realizado por microbiologistas para indústria de bebidas afirmam que a cepa é excelente quando:
é tolerante ao stress pelo excesso de álcool;
é sensível a variações da pressão osmótica;
apresenta concentração relativa abundante;
reduz a velocidade de fermentação acompanhando o crescimento;
apresenta sinais de produtividade (floculação).
A captação de macromoléculas do meio extracelular envolve vários mecanismos de reconhecimento de membranas e formação de vesículas pinocíticas. Para alguns patógenos a sua internalização depende da formação de plataformas lipídicas (lipds rafts) cujo representante é:
COP1
caveolina;
clatrina;
caderina;
receptor para região Fc de imunoglobulina.
A resposta imune antiviral inclui como mecanismo natural a síntese de interferon a/b, dependente ou não de receptores TLR. Neste caso pode-se afirmar que adenovírus utiliza a via de indução de interferon por meio de:
MDA2;
NO;
IL-12;
PKR;
RIG-I.
A cromatografia de troca iônica utilizada para separação unicamente de proteínas básicas e aminas apresenta o seguinte grupo ionizável:
ácido carboxílico;
carboximetil;
fosfato
dietilaminoetil
metil-sulfonato.
A pureza das moléculas de DNA pode ser determinada por eletroforese em gel de agarose que, revelada com alta sensibilidade, detecta a presença de banda por meio de:
brometo de etidio;
32P
14C
ficoeritrina
sequência CG.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...