Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As algas ocorrem nos mais diversos hábitats do planeta e apresentam enorme diversidade de formas, sendo essa uma das características importantes para diferenciar a presença e o tipo de pigmentos fotossintéticos. Numere a coluna da direita, onde constam o tipo de pigmento e o hábitat predominante, com base nas quatro divisões da coluna da esquerda.
1, 4, 3, 2.
1, 3, 2, 4.
4, 2, 3, 1.
2, 1, 4, 3.
3, 4, 2, 1.
A escolha do método estatístico mais adequado demanda, entre outras coisas, conhecimento do tipo e da natureza dos dados. Com relação a isso, assinale a alternativa correta.
Uma variável discreta é compreendida por categorias como, por exemplo, tipo sangüíneo ABO.
Teoricamente, uma variável contínua apresenta número infinito de unidades em um intervalo qualquer.
Variável de atributo é uma forma de variável discreta utilizada em análises qualitativas.
A distribuição dos dados em freqüência é natural no caso de variável contínua, o que não ocorre com uma variável discreta.
Para análise qualitativa de valores organizados em conjuntos exclusivos (classes), utilizam-se variáveis contínuas.
Cordani & Arias (1994) buscaram experimentalmente avaliar o papel da luminosidade e do aumento de nutrientes na variabilidade de respostas fisiológicas do fitoplâncton, expresso em mg.m-3 de clorofila. As variáveis analisadas foram 30% (30) ou 100% (100) de luminosidade e sem acréscimo de nutrientes (SN) ou com acréscimo de nutrientes (N). Na tabela abaixo, são apresentados a média e o desvio padrão em cada tratamento.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Suponha que você precisa coletar 20 amostras de água em uma cidade com vários rios possíveis para essa coleta e para isso decide fazer uma amostra aleatória estratificada. Assinale a alternativa com o procedimento correto.
Escolher os pontos mais representativos dos rios da região distribuídos por toda a cidade.
Escolher pontos com acesso mais seguro, garantindo a viabilidade das coletas.
Utilizar o critério de amostras ao acaso, por sorteio.
Dividir a cidade em bairros e distribuir os pontos amostrais igualmente em cada bairro.
Dividir a cidade em bairros e sortear as amostras em cada bairro de forma proporcional ao número de rios em cada um deles.
Historicamente, a pureza das águas tem sido foco de muita preocupação, levando ao desenvolvimento de testes para determinar a qualidade da água. Com relação a esses testes, assinale a alternativa correta.
Uma das formas mais indicadas é procurar patógenos nos abastecimentos de água.
Organismos indicadores não toleram a vida na água, resistindo por pouco tempo.
Organismos indicadores devem estar presentes em números significativos nas fezes humanas, de forma que sua detecção na água seja uma boa indicação de introdução de resíduos humanos.
Os organismos indicadores mais freqüentemente utilizados são bactérias gram-positivas, chamadas coliformes.
Os coliformes sempre causam perturbações na saúde humana, como diarréias ou infecções urinárias.
A filtração por membrana é uma técnica na qual o volume medido conhecido de um líquido é aspirado por vácuo através de uma membrana. Com relação a esse método, é correto afirmar:
O equipamento consiste em um coletor que acomoda funis fixos para filtros.
A desinfecção dos funis e tampas removíveis é feita pelo resfriamento a 0 °C.
A membrana deve ter uma porosidade suficientemente pequena para reter todos os microorganismos da amostra.
Para evitar a passagem de água para a bomba de vácuo, deve-se fechá-la com tampas removíveis./p>
Amostras em branco são dispensáveis nesse tipo de procedimento.
Para garantir a potabilidade de água para o consumo humano, algumas técnicas são empregadas na detecção de microorganismos. Assinale a alternativa que contém as técnicas adequadas de detecção e avaliação de qualidade de água.
Para a avaliação do grupo coliformes, é utilizada a técnica dos tubos múltiplos, detectando-se microorganismos que fermentam a lactose, havendo a produção de gás em uma temperatura de incubação de 44,50 oC por 24 horas.
Para a avaliação de coliformes fecais ou coliformes termotolerantes, é utilizada a técnica dos tubos múltiplos, detectando-se microorganismos que fermentam a lactose, havendo produção de gás em uma temperatura de incubação de 35 oC por 48 horas.
Para a avaliação de bactérias heterotróficas, é realizada a contagem de Unidades Formadores de Colônias (UFC), obtidas por semeadura em placa, permitindo a contagem mínima estabelecida no padrão bacteriológico por incorporação em ágar padrão ("Plate Count Agar"), com incubação a 35 oC por 48 horas.
Para a avaliação de bactérias heterotróficas ,é utilizado o Teste de Presença/Ausência (P/A), realizando-se a avaliação da presença ou ausência de bactérias do grupo coliformes em 100 mL de água
Para a avaliação de coliformes termotolerantes, é realizada a contagem de Unidades Formadores de Colônias (UFC), obtidas por semeadura em placa, permitindo a avaliação qualitativa da presença ou ausência de bactérias do grupo coliformes por incorporação em ágar padrão ("Plate Count Agar"), com incubação a 44,5 oC por 24 horas
Os macroinvertebrados são animais de diferentes grupos taxonômicos que passam pelo menos parte de sua vida no meio aquático e vivem sobre o substrato, onde apresentam pouco deslocamento. São animais utilizados no biomonitoramento dos sistemas aquáticos, pois apresentam grande variabilidade de tolerância a poluentes. Com relação ao uso desse grupo como bioindicadores, é corretor afirmar:
Vários índices bióticos foram propostos a partir da ocorrência de diferentes famílias de macroinvertebrados, classificando a qualidade da água como excelente quando mais famílias sensíveis estão presentes na ambiente
A ocorrência de grupos de alta tolerância a efeitos poluentes pode qualificar a água como de qualidade ruim, independentemente da ocorrência de famílias sensíveis.
Em sistemas hídricos degradados, os macroinvertebrados não devem ocorrer.
Dentre os macroinvertebrados, os Oligochaeta são caracterizados pela necessidade de ambientes com altos índices de oxigênio dissolvido.
Em geral, as famílias de Díptera são bastante sensíveis a modificações no ambiente, podendo até mesmo desaparecer do local caso o ambiente sofra perturbação severa.
Na região Sul do país, houve a introdução de uma espécie de molusco que tem trazido grandes impactos para a comunidade natural. Com relação a esse organismo, é corretor afirmar:
É o bivalve Perna perna, conhecido como mexilhão dourado.
Oriundo da Ásia, foi introduzido acidentalmente no porto de Paranaguá e de lá tem se dispersado para outras regiões.
Apesar de representar grande prejuízo econômico, seu impacto à comunidade nativa é pequeno.
Por se tratar de bivalve filtrador, oferece grande risco de alterar características bióticas e abióticas da água.
Como a maioria das espécies invasoras, após período de grande expansão, a população dessa espécie encontra-se em fase estabilização no meio.
Abaixo são apresentados importantes descritores de um conjunto de observações. Numere a coluna da direita de acordo com os descritores da coluna da esquerda.
1, 2, 3, 4.
2, 4, 1, 3.
3, 1, 4, 2.
4, 2, 3, 1.
1, 2, 4, 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...