Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto seguinte para responder às questões de números 58 e 59.
Material proveniente de curetagem uterina consiste de múltiplos fragmentos irregulares de tecido, medindo, em conjunto, 5,5 x 4,5x 4,0 cm, granulosos, vinhosos, tendo de permeio formações vesiculares de diâmetros variados contendo líquido claro e numerosos coágulos sanguíneos.
A descrição da macroscopia refere-se, mais provavelmente, à neoplasia de origem
endocervical
endometrial
placentária.
ovariana.
tubária.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto seguinte para responder às questões de números 58 e 59.
Material proveniente de curetagem uterina consiste de múltiplos fragmentos irregulares de tecido, medindo, em conjunto, 5,5 x 4,5x 4,0 cm, granulosos, vinhosos, tendo de permeio formações vesiculares de diâmetros variados contendo líquido claro e numerosos coágulos sanguíneos.
Em relação à avaliação macroscópica, assinale a alternativa correta.
Coágulos sanguíneos são indispensáveis para o diagnóstico.
O material deve ser fixado por 24 horas após lavar em água.
Faz-se necessário o aquecimento prévio ao processamento.
É obrigatória a fixação em líquido de Bouin.
A inclusão em cassetes deve conter vesículas.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A realização de biópsia permite a obtenção de tecido vivo para que o patologista possa diagnosticar uma lesão. Em relação ao modo como é obtida, é correto afirmar que a biópsia
do tipo core biopsy (por agulha grossa) está indicada para lesões sólidas.
do tipo incisional é indicada para lesões vasculares ou pigmentadas.
por aspiração não é utilizada em lesões intraósseas ou com conteúdo líquido.
do tipo excisional é aquela em que apenas parte da lesão é removida.
por curetagem obtém fragmentos ideais para análise arquitetural do tecido.
Biologia - Recursos Energéticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A energia eólica tem forte impacto ambiental por utilizar água em seu processo de produção e gerar gases poluentes.
Tanto a hidroeletricidade como a energia dos ventos não dependem da radiação solar.
A energia de fusão e fissão nuclear é uma das fontes de energia de nosso planeta que tem origem solar.
O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do solo por processos de mineração.
A biomassa é considerada uma fonte de energia limpa, pois sua queima não produz CO2.
Biologia - Educação Ambiental - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão
que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, pacificada, equilibrada, estável em suas interações ecossistêmicas, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano.
orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como sinônimo de natureza intocada, mas que pode ser afetado pelas constantes ações antrópicas e por fenômenos naturais.
orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais.
que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano, exceto no caso de populações ribeirinhas e indígenas.
orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura e a sociedade, desconsiderando- se a base física e biológica dos processos vitais.
Biologia - Recursos Energéticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A produção da energia biodigestora é um processo através do qual o homem pode obter um material combustível conhecido como biogás, utilizado para fins energéticos diversos. Sobre o biogás, pode-se afirmar que
é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.
é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação aeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.
não é inflamável, é produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.
é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o gás carbônico.
é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação aeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o enxofre.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o ensino da disciplina de Biologia deve permitir que o aluno
relacione o conhecimento biológico com áreas variadas, como a agricultura, o ambiente, a medicina entre outros, e consiga fazer uma análise crítica diante das descobertas científicas.
consiga apreender as descobertas científicas atuais, fazendo uma reflexão crítica de assuntos polêmicos, sem se preocupar ou comparar com as atividades passadas que revolucionaram o mundo.
aprenda de modo inquestionável e se aproprie de uma nomenclatura específica, fazendo-o perceber que não seria possível compreender absolutamente nada sem os termos biológicos.
descubra sozinho as relações entre seres vivos, a sua fisiologia e as consequências dos problemas ambientais, de modo que cada um chegue a uma conclusão, independentemente de estar correta ou não.
analise os fenômenos biológicos e memorize um conjunto de termos, evitando a formulação de hipóteses e argumentações, não abrindo discussões polêmicas, pois não se trata do objetivo do ensino da disciplina.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a
I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;
II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;
III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;
IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.
Estão corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui
I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;
II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;
III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;
IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;
V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.
Está correto o contido em
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que
I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;
II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;
III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.
Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.
comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.
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