Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Leia o texto seguinte para responder às questões de números 58 e 59.

Material proveniente de curetagem uterina consiste de múltiplos fragmentos irregulares de tecido, medindo, em conjunto, 5,5 x 4,5x 4,0 cm, granulosos, vinhosos, tendo de permeio formações vesiculares de diâmetros variados contendo líquido claro e numerosos coágulos sanguíneos.

A descrição da macroscopia refere-se, mais provavelmente, à neoplasia de origem

  • A.

    endocervical

  • B.

    endometrial

  • C.

    placentária.

  • D.

    ovariana.

  • E.

    tubária.

Leia o texto seguinte para responder às questões de números 58 e 59.

Material proveniente de curetagem uterina consiste de múltiplos fragmentos irregulares de tecido, medindo, em conjunto, 5,5 x 4,5x 4,0 cm, granulosos, vinhosos, tendo de permeio formações vesiculares de diâmetros variados contendo líquido claro e numerosos coágulos sanguíneos.

Em relação à avaliação macroscópica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Coágulos sanguíneos são indispensáveis para o diagnóstico.

  • B.

    O material deve ser fixado por 24 horas após lavar em água.

  • C.

    Faz-se necessário o aquecimento prévio ao processamento.

  • D.

    É obrigatória a fixação em líquido de Bouin.

  • E.

    A inclusão em cassetes deve conter vesículas.

A realização de biópsia permite a obtenção de tecido vivo para que o patologista possa diagnosticar uma lesão. Em relação ao modo como é obtida, é correto afirmar que a biópsia

  • A.

    do tipo core biopsy (por agulha grossa) está indicada para lesões sólidas.

  • B.

    do tipo incisional é indicada para lesões vasculares ou pigmentadas.

  • C.

    por aspiração não é utilizada em lesões intraósseas ou com conteúdo líquido.

  • D.

    do tipo excisional é aquela em que apenas parte da lesão é removida.

  • E.

    por curetagem obtém fragmentos ideais para análise arquitetural do tecido.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A energia eólica tem forte impacto ambiental por utilizar água em seu processo de produção e gerar gases poluentes.

  • B.

    Tanto a hidroeletricidade como a energia dos ventos não dependem da radiação solar.

  • C.

    A energia de fusão e fissão nuclear é uma das fontes de energia de nosso planeta que tem origem solar.

  • D.

    O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do solo por processos de mineração.

  • E.

    A biomassa é considerada uma fonte de energia limpa, pois sua queima não produz CO2.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão

  • A.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, pacificada, equilibrada, estável em suas interações ecossistêmicas, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano.

  • B.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como sinônimo de natureza intocada, mas que pode ser afetado pelas constantes ações antrópicas e por fenômenos naturais.

  • C.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais.

  • D.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano, exceto no caso de populações ribeirinhas e indígenas.

  • E.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura e a sociedade, desconsiderando- se a base física e biológica dos processos vitais.

A produção da energia biodigestora é um processo através do qual o homem pode obter um material combustível conhecido como biogás, utilizado para fins energéticos diversos. Sobre o biogás, pode-se afirmar que

  • A.

    é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.

  • B.

    é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação aeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.

  • C.

    não é inflamável, é produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.

  • D.

    é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação anaeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o gás carbônico.

  • E.

    é inflamável, produzido por microrganismos a partir de uma fermentação aeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o enxofre.

De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o ensino da disciplina de Biologia deve permitir que o aluno

  • A.

    relacione o conhecimento biológico com áreas variadas, como a agricultura, o ambiente, a medicina entre outros, e consiga fazer uma análise crítica diante das descobertas científicas.

  • B.

    consiga apreender as descobertas científicas atuais, fazendo uma reflexão crítica de assuntos polêmicos, sem se preocupar ou comparar com as atividades passadas que revolucionaram o mundo.

  • C.

    aprenda de modo inquestionável e se aproprie de uma nomenclatura específica, fazendo-o perceber que não seria possível compreender absolutamente nada sem os termos biológicos.

  • D.

    descubra sozinho as relações entre seres vivos, a sua fisiologia e as consequências dos problemas ambientais, de modo que cada um chegue a uma conclusão, independentemente de estar correta ou não.

  • E.

    analise os fenômenos biológicos e memorize um conjunto de termos, evitando a formulação de hipóteses e argumentações, não abrindo discussões polêmicas, pois não se trata do objetivo do ensino da disciplina.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a

I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;

II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;

III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;

IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

  • A.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.

  • B.

    compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.

  • C.

    compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.

  • D.

    comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.

  • E.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.

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