Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor
oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.
organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.
trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.
Biologia - Fatores Abióticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sais de cálcio podem se depositar patologicamente nos tecidos sob duas formas: metastática e distrófica. Quanto à calcificação distrófica, é correto afirmar que
é um processo patológico incomum.
acomete tecidos sadios de forma generalizada.
é comum em neoplasias malignas do ovário.
depende de altos níveis de cálcio plasmático.
Biologia - Biologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um professor de Biologia pediu para que seus alunos fizessem uma pesquisa sobre animais de diferentes filos e escolheu cinco deles para resumir o que descobriu sobre o animal escolhido. Cada um leu para a turma a sua pesquisa.
Júlia Descobri algumas características do caracol. Ele é um gastrópode que possui pé, antenas, massa visceral e nefrídios para a excreção. A cavidade do manto funciona como um pulmão e apresenta sistema cardiovascular fechado. É o único desse filo que não apresenta rádula para raspar o alimento.
Gabriela Pesquisei sobre a anêmona do mar. Ela pertence ao filo Cnidários e possui simetria radial quando adulto e bilateral quando larva. Possui sistema digestório completo e células de defesa conhecidas como cnidócitos.
Heitor O animal pesquisado foi a sanguessuga. Ela possui metameria, ventosas, excreção por nefrídios, clitelo, entre outras características. Pertence ao mesmo filo da lesma e da minhoca, ou seja, filo Annelida.
Fernando O gafanhoto, da qual pesquisei, é um inseto, que pertence ao filo Arthropoda. Ele possui três pares de patas, um par de antenas, excreta por túbulos de Malpighi e realiza a respiração traqueal. À medida que esse animal realiza troca do seu exoesqueleto quitinoso, periodicamente, ele consegue crescer.
Mônica O animal da qual pesquisei foi o cavalo-marinho. Ele é um peixe ósseo e pertence ao filo Cordado e subfilo Vertebrado. Ele possui respiração branquial, circulação fechada e excreta muita ureia. Como ele é um animal Cordado, a sua notocorda se transformou na coluna vertebral durante a fase embrionária. O professor após a apresentação comentou sobre alguns equívocos, e o único aluno que não cometeu erros foi
Júlia.
Gabriela.
Heitor.
Fernando.
Mônica.
Biologia - Anatomia Vegetal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A, B e C correspondem, respectivamente, ao estigma, ao filete e ao ovário.
H e I originam, após a fecundação, um fruto e uma semente, respectivamente.
F e G correspondem a folhas modificadas chamadas, respectivamente, de sépala e de pétala.
D corresponde a antera, que produz pólen, e a estrutura E corresponde ao filete.
A deve receber o grão de pólen, que gera o tubo polínico e conduz o gameta feminino até H.
Biologia - Impacto ambiental - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a lixiviação, que arrasta os minerais presentes no solo, com isso pode deixar o solo pobre em nutrientes.
um aumento da biomassa e da biodiversidade, pois novas plantas de grande porte nascerão após o processo de sucessão ecológica.
um aumento no número de nichos ecológicos, porque haverá um espaço maior para os animais circularem na região.
a intensa precipitação nas áreas devastadas, porque haverá maior evaporação da água dos lençóis subterrâneos.
a diminuição da temperatura local, porque a floresta contribui em deixar a área com uma temperatura mais elevada.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A adolescente, que inicia sua vida sexual cedo, está exposta a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce.
O conhecimento das transformações que ocorrem nas meninas, retratado pelo poema, pode ser interpretado poramadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelo hormônio folículo estimulante (FSH).
alterações no corpo, como desenvolvimento de mamas, estimuladas pelo hormônio testosterona.
amadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelos hormônios ocitocina e estrógeno.
alterações no corpo, como aumento dos pelos e desenvolvimento das mamas, estimuladas pelos hormônios ocitocina e folículo estimulante (FSH).
amadurecimento do primeiro óvulo estimulado por hormônios da neuro-hipófise.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O gráfico ilustra os possíveis resultados e suas consequências. Com base nele e no texto, pode-se afirmar que
a amniocentese não era necessária, pois só ocorre a eritroblastose fetal quando o feto é Rh negativo e capaz de produzir anti-Rh.
a enfermidade é rara na primeira gestação, seria necessário que a mulher tivesse contato com o antígeno fator Rh.
se o resultado da amniocentese for de 0,02, significa que o feto foi afetado pela doença hemolítica e ocorrerá um parto espontâneo.
a doença hemolítica ocorre porque os antígenos anti-Rh da mãe passam para o bebê durante o parto, destruindo suas hemácias.
se o resultado da amniocentese for de 0,05, significa que a criança é Rh positiva e a mãe deverá tomar o soro Rh durante a gestação.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O casal citado poderá gerar uma criança com o tipo sanguíneo
B ou O, Rh+ ou Rh.
A ou O, Rh+.
O, Rh+, somente.
B, Rh+, somente.
O, RH, somente.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O tecido hemocitopoético é constituído de dois fluidos corpóreos importantes, que são o sangue e a linfa. O sangue, apesar de ser um fluido de aspecto homogêneo, apresenta uma parte líquida, o plasma, e outra com os elementos figurados.
Em relação ao sangue humano, pode-se afirmar queas hemácias transportam todo o gás carbônico liberado pelas células até os pulmões.
os leucócitos representam 45% do volume do sangue e são responsáveis pela defesa do organismo.
o plasma possui duas proteínas importantes: a albumina e a imunoglobulina.
as plaquetas são células nucleadas responsáveis pela coagulação sanguínea.
os linfócitos são leucócitos encontrados apenas nos linfonodos com a função de defesa fagocitária.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
ausência da enzima E1, com redução da tiroxina, melanina e adrenalina.
aumento na atividade da enzima E1, e, consequentemente, haverá um aumento na síntese de adrenalina.
aumento da pigmentação da pele, tornando-a mais escura devido ao excesso na síntese de melanina.
aumento da produção de tiroxina, que reduz os processos metabólicos provocando uma redução de peso.
ausência na atividade enzimática E4, e, consequentemente, haverá aumento da síntese de adrenalina provocando taquicardia.
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