Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor

  • A.

    oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.

  • B.

    organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.

  • C.

    trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.

  • D.

    trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.

  • E.

    trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.

Sais de cálcio podem se depositar patologicamente nos tecidos sob duas formas: metastática e distrófica. Quanto à calcificação distrófica, é correto afirmar que

  • A.

    é um processo patológico incomum.

  • B.

    acomete tecidos sadios de forma generalizada.

  • C.

    é comum em neoplasias malignas do ovário.

  • D.

    depende de altos níveis de cálcio plasmático.

  • E. não ocorre em áreas de necrose.

Um professor de Biologia pediu para que seus alunos fizessem uma pesquisa sobre animais de diferentes filos e escolheu cinco deles para resumir o que descobriu sobre o animal escolhido. Cada um leu para a turma a sua pesquisa.

Júlia – Descobri algumas características do caracol. Ele é um gastrópode que possui pé, antenas, massa visceral e nefrídios para a excreção. A cavidade do manto funciona como um pulmão e apresenta sistema cardiovascular fechado. É o único desse filo que não apresenta rádula para raspar o alimento.

Gabriela – Pesquisei sobre a anêmona do mar. Ela pertence ao filo Cnidários e possui simetria radial quando adulto e bilateral quando larva. Possui sistema digestório completo e células de defesa conhecidas como cnidócitos.

Heitor – O animal pesquisado foi a sanguessuga. Ela possui metameria, ventosas, excreção por nefrídios, clitelo, entre outras características. Pertence ao mesmo filo da lesma e da minhoca, ou seja, filo Annelida.

Fernando – O gafanhoto, da qual pesquisei, é um inseto, que pertence ao filo Arthropoda. Ele possui três pares de patas, um par de antenas, excreta por túbulos de Malpighi e realiza a respiração traqueal. À medida que esse animal realiza troca do seu exoesqueleto quitinoso, periodicamente, ele consegue crescer.

Mônica – O animal da qual pesquisei foi o cavalo-marinho. Ele é um peixe ósseo e pertence ao filo Cordado e subfilo Vertebrado. Ele possui respiração branquial, circulação fechada e excreta muita ureia. Como ele é um animal Cordado, a sua notocorda se transformou na coluna vertebral durante a fase embrionária. O professor após a apresentação comentou sobre alguns equívocos, e o único aluno que não cometeu erros foi

  • A.

    Júlia.

  • B.

    Gabriela.

  • C.

    Heitor.

  • D.

    Fernando.

  • E.

    Mônica.

  • A.

    A, B e C correspondem, respectivamente, ao estigma, ao filete e ao ovário.

  • B.

    H e I originam, após a fecundação, um fruto e uma semente, respectivamente.

  • C.

    F e G correspondem a folhas modificadas chamadas, respectivamente, de sépala e de pétala.

  • D.

    D corresponde a antera, que produz pólen, e a estrutura E corresponde ao filete.

  • E.

    A deve receber o grão de pólen, que gera o tubo polínico e conduz o gameta feminino até H.

  • A.

    a lixiviação, que arrasta os minerais presentes no solo, com isso pode deixar o solo pobre em nutrientes.

  • B.

    um aumento da biomassa e da biodiversidade, pois novas plantas de grande porte nascerão após o processo de sucessão ecológica.

  • C.

    um aumento no número de nichos ecológicos, porque haverá um espaço maior para os animais circularem na região.

  • D.

    a intensa precipitação nas áreas devastadas, porque haverá maior evaporação da água dos lençóis subterrâneos.

  • E.

    a diminuição da temperatura local, porque a floresta contribui em deixar a área com uma temperatura mais elevada.

A adolescente, que inicia sua vida sexual cedo, está exposta a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce.

O conhecimento das transformações que ocorrem nas meninas, retratado pelo poema, pode ser interpretado por

  • A.

    amadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelo hormônio folículo estimulante (FSH).

  • B.

    alterações no corpo, como desenvolvimento de mamas, estimuladas pelo hormônio testosterona.

  • C.

    amadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelos hormônios ocitocina e estrógeno.

  • D.

    alterações no corpo, como aumento dos pelos e desenvolvimento das mamas, estimuladas pelos hormônios ocitocina e folículo estimulante (FSH).

  • E.

    amadurecimento do primeiro óvulo estimulado por hormônios da neuro-hipófise.

O gráfico ilustra os possíveis resultados e suas consequências. Com base nele e no texto, pode-se afirmar que

  • A.

    a amniocentese não era necessária, pois só ocorre a eritroblastose fetal quando o feto é Rh negativo e capaz de produzir anti-Rh.

  • B.

    a enfermidade é rara na primeira gestação, seria necessário que a mulher tivesse contato com o antígeno fator Rh.

  • C.

    se o resultado da amniocentese for de 0,02, significa que o feto foi afetado pela doença hemolítica e ocorrerá um parto espontâneo.

  • D.

    a doença hemolítica ocorre porque os antígenos anti-Rh da mãe passam para o bebê durante o parto, destruindo suas hemácias.

  • E.

    se o resultado da amniocentese for de 0,05, significa que a criança é Rh positiva e a mãe deverá tomar o soro Rh durante a gestação.

O casal citado poderá gerar uma criança com o tipo sanguíneo

  • A.

    B ou O, Rh+ ou Rh–.

  • B.

    A ou O, Rh+.

  • C.

    O, Rh+, somente.

  • D.

    B, Rh+, somente.

  • E.

    O, RH–, somente.

O tecido hemocitopoético é constituído de dois fluidos corpóreos importantes, que são o sangue e a linfa. O sangue, apesar de ser um fluido de aspecto homogêneo, apresenta uma parte líquida, o plasma, e outra com os elementos figurados.

Em relação ao sangue humano, pode-se afirmar que

  • A.

    as hemácias transportam todo o gás carbônico liberado pelas células até os pulmões.

  • B.

    os leucócitos representam 45% do volume do sangue e são responsáveis pela defesa do organismo.

  • C.

    o plasma possui duas proteínas importantes: a albumina e a imunoglobulina.

  • D.

    as plaquetas são células nucleadas responsáveis pela coagulação sanguínea.

  • E.

    os linfócitos são leucócitos encontrados apenas nos linfonodos com a função de defesa fagocitária.

  • A.

    ausência da enzima E1, com redução da tiroxina, melanina e adrenalina.

  • B.

    aumento na atividade da enzima E1, e, consequentemente, haverá um aumento na síntese de adrenalina.

  • C.

    aumento da pigmentação da pele, tornando-a mais escura devido ao excesso na síntese de melanina.

  • D.

    aumento da produção de tiroxina, que reduz os processos metabólicos provocando uma redução de peso.

  • E.

    ausência na atividade enzimática E4, e, consequentemente, haverá aumento da síntese de adrenalina provocando taquicardia.

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