Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    A interrupção do acido fólico favorece a translocação, evitando a duplicação das células cancerígenas.

  • B.

    O nitrogênio mostarda e a cisplatina são quimioterápicos que atuam durante a intérfase e a mitose das células cancerosas.

  • C.

    As células cancerosas são geneticamente estáveis; elas sofrem mutação uma única vez.

  • D.

    O quimioterápico aminopterina de Farber destrói o tumor devido ao aumento da absorção de ácido fólico pelas células cancerosas.

  • E.

    O ritmo acelerado de crescimento das células cancerosas se dá exclusivamente por meio de meioses irregulares e sucessivas.

A escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo.

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura.

II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais.

III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras.

IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU.

A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas

  • A.

    IV

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

A doença de Tay-Sachs é uma enfermidade neurodegenerativa causada pela disfunção na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular de um lipídio abundante nas membranas das células nervosas, o gangliosídio. A criança começa a apresentar os primeiros sintomas com alguns meses de idade e quase sempre morre antes dos cinco anos. Os sintomas são retardo mental, incapacidade psicomotora e, em muitos casos, aparece uma mancha vermelha no olho, seguida de cegueira, surdez, incapacidade de engolir, atrofia dos músculos e paralisia.

As organelas relacionadas com a doença Tay-Sachs são os

  • A.

    centríolos.

  • B.

    peroxissomos.

  • C.

    ribossomos.

  • D.

    lisossomos.

  • E.

    retículos endoplasmáticos.

Os alimentos contêm micronutrientes essenciais para a saúde humana, como vitaminas e sais minerais. Entre os minerais, pode-se citar o iodo, cuja carência pode originar o desenvolvimento de

  • A.

    raquitismo.

  • B.

    bócio.

  • C.

    anemia.

  • D.

    osteoporose.

  • E.

    osteomalácia.

Observe algumas etapas da digestão de alimentos pelo corpo humano.

I. Início da digestão de amido.

II. Início da digestão de proteínas.

III. A digestão se completa e a maior parte dos nutrientes é absorvida.

IV. Ação da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

V. Absorção de água, formação e acúmulo de fezes.

As regiões do tubo digestório humano em que essas etapas da digestão ocorrem são, respectivamente:

  • A.

    boca; estômago; estômago; intestino delgado; intestino grosso.

  • B.

    boca; estômago; intestino delgado; intestino grosso; intestino grosso.

  • C.

    estômago; estômago; intestino delgado; intestino delgado; intestino grosso.

  • D.

    boca; estômago; intestino delgado; intestino delgado; intestino grosso.

  • E.

    boca; boca; estômago; intestino delgado; intestino grosso.

Afundar ou boiar depende da densidade de um objeto em relação à densidade da água. A densidade do corpo dos peixes é maior do que a da água e, no entanto, eles conseguem manter um equilíbrio sem afundar e nem subir.

Isso ocorre, porque

  • A.

    os peixes possuem um pulmão adaptado às condições aquáticas e conseguem manter a densidade do seu corpo inferior a da água.

  • B.

    os peixes possuem uma bexiga natatória que favorece a flutuação e conseguem manter a densidade do seu corpo quase igual a da água.

  • C.

    os peixes possuem um pulmão adaptado às condições aquáticas e conseguem manter a densidade do seu corpo quase igual a da água.

  • D.

    os peixes possuem uma bexiga natatória que favorece a flutuação e conseguem manter a densidade do seu corpo superior a da água.

  • E.

    os peixes possuem uma bexiga natatória que favorece a flutuação e conseguem manter a densidade do seu corpo inferior a da água.

Depois de uma longa série de exercícios, um atleta olímpico da equipe de natação começou a apresentar sintomas de fadiga muscular, ou seja, fortes dores principalmente nos braços e pernas. Essas dores ocorrem pelo acúmulo, nos músculos, de uma substância chamada

  • A.

    ácido clorídrico.

  • B.

    ácido lático.

  • C.

    gás carbônico.

  • D.

    aminofilina.

  • E.

    potássio.

  • A.

    etileno, substância gasosa que, além disso, atua na senescência.

  • B.

    etileno, substância líquida que, além disso, atua na abscisão de frutos.

  • C.

    auxina, substância líquida que, além disso, induz a floração.

  • D.

    auxina, substância gasosa que, além disso, inibe o crescimento celular.

  • E.

    auxina, substância gasosa que, além disso, estimula a abscisão foliar.

O corpo humano produz diversos hormônios. Vejamos alguns exemplos: a insulina regula o nível de glicose no sangue; a adrenalina coloca o organismo em estado de prontidão; a tiroxina ou triiodotironina estimula o metabolismo geral do organismo; a ocitocina favorece o parto e a amamentação; a prolactina estimula a produção de leite nas glândulas mamárias. Esses hormônios são produzidos, respectivamente, pelas seguintes glândulas:

  • A.

    pâncreas, adrenal, tireoide, hipófise e hipófise.

  • B.

    pâncreas, tireoide, adrenal, hipófise e hipófise.

  • C.

    adrenal, pâncreas, tireoide, hipófise e hipófise.

  • D.

    adrenal, tireoide, pâncreas, hipófise e hipófise.

  • E.

    hipófise, pâncreas, adrenal, tireoide e hipófise.

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