Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se as doenças que são transmitidas por vetores de importância no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A Doença de Chagas é causada pela picada do barbeiro, que injeta o parasita na corrente sanguínea do hospedeiro durante sua alimentação noturna.

    B) A Leishmaniose pode ser transmitida por diversos mosquitos vetores, incluindo o mosquito da dengue.

    C) A Malária encontra-se amplamente distribuída pelo território brasileiro, devido à abundância de água que permite a proliferação do seu mosquito vetor, incluindo a região litorânea.

    D) A dengue é causada por 4 sorotipos diferentes de vírus.

    E) A febre amarela é uma doença grave transmitida pela picada de mosquitos de pessoa a pessoa, e por isso se enquadra nas doenças de notificação compulsória imediata.

A infecção por zika vírus tornou-se um problema de saúde pública no Brasil. Em relação à esta patologia, podemos afirmar que:

    A) Este protozoário pode ser transmitido por picadas de mosquitos

    B) A infecção pelo zika vírus é a segunda mais grave dentre as arboviroses, sendo a dengue a mais grave de todas.

    C) A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a dengue, a chikungunya, a leishmaniose e a febre amarela.

    D) Todas as faixas etárias e gêneros são igualmente susceptíveis ao vírus.

    E) A infecção evolui para cura dentro de cerca de 10 dias, podendo, em alguns casos, evoluir com complicações neurológicas importantes.

São exemplos de doenças causadas por fungos:

    A) Candidíase e paracoccidioidomicose.

    B) Micose cutânea e tuberculose.

    C) Tuberculose e candidíase.

    D) Micose de pele e tétano

    E) Tétano e tuberculose.

A Doença de Chagas é uma doença de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade, e os métodos de diagnósticos apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Sabendo das diferenças no diagnóstico da Doença de Chagas na fase aguda ou crônica, e que algumas doenças o Ministério da Saúde determina que seja realizada a notificação compulsória, assinale a alternativa que melhor corresponde ao método de diagnóstico e a relação da notificação compulsória de casos confirmados de Doença de Chagas:

    A) Na fase aguda da doença, os métodos parasitológicos são mais indicados que os imunológicos e recomenda-se a realização simultânea de diferentes exames parasitológicos diretos. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    B) Na fase aguda da doença são utilizados os exames parasitológicos, dentre eles, o método da lâmina corada de gota espessa é o que possui a maior sensibilidade. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

    C) Na fase aguda da Doença de Chagas são prioritariamente utilizados os métodos sorológicos para o diagnóstico. Sendo a detecção de anticorpos anti-T. cruzi da classe IgM o método mais sensível e específico. A notificação compulsória é obrigatória mesmo antes da confirmação da Doença de Chagas.

    D) Os métodos de diagnósticos utilizados na fase crônica são os métodos parasitológicos, não precisando de realização de mais de um método para confirmação. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    E) Na fase crônica da doença, o diagnóstico é essencialmente sorológico e a confirmação laboratorial de Doença de Chagas na fase crônica ocorre quando há positividade em dois testes sorológicos de princípios distintos ou com diferentes preparações antigênicas. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

Para diagnosticar corretamente a malária, só é possível pela demonstração do parasito ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. Porém, existe um método que, em função do baixo custo, eficiência, simplicidade do método e de fácil realização, é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao método padrão ouro para diagnóstico da malária:

    A) Exame parasitológico de fezes.

    B) Exame da gota espessa.

    C) Exame com esfregaço delgado.

    D) Diagnóstico por técnicas moleculares (ex. Reação da polimerase em cadeia em tempo real).

    E) Teste de ELISA.

Os exames laboratoriais têm um impacto crítico e definem aproximadamente 70% das decisões médicas. Para que não haja um impacto na interpretação dos resultados, as variações pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas devem ser reduzidas aos níveis aceitáveis. Sabe-se que, tempo de contato do soro ou plasma com as células sanguíneas, temperatura de armazenamento e manuseio da amostra e o transporte das amostras, afetam a estabilidade e, consequentemente, interferem no resultado dos exames laboratoriais. O conhecimento e o controle dessas variáveis podem contribuir para a otimização e a utilidade clínica dos resultados da análise laboratorial. A respeito deste assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Amostras obtidas em tubo com gel separador sempre devem ser recentrifugadas para análise.

    B) Para a maioria dos analitos sanguíneos, recomenda-se armazenar em temperatura ambiente (entre 18 a 25ºC) para conservação, transporte e centrifugação. Devendo ser evitadas temperaturas acima de 35ºC, pois aceleram a deterioração das células sanguíneas.

    C) Recomenda-se realizar a análise das amostras de urina dentro de 2 horas após coleta. Se o processamento atrasar, a amostra deve ser refrigerada (2 a 8ºC) e mantida protegida da luz, podendo ser armazenada por até 12 horas.

    D) Recomenda-se processar as amostras para hemograma colhido em EDTA em até 6 horas. Apenas o valor de hemoglobina e a contagem de plaquetas são estáveis durante esse período.

    E) Todas as amostras devem ser transportadas à temperatura ambiente (entre 18 à 25ºC), exceto em casos em que a amostra requer refrigeração ou congelamento.

Na interpretação do eritograma, a partir dos índices hematimétricos e de confirmações por esfregaço do sangue periférico, é possível classificar as anemias quanto à morfologia e à cromaticidade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Na anemia hipocrômica e microcítica, os valores de VCM e HCM estarão diminuídos e o valor de CHCM estará normal, é característica de anemias por deficiência de folato e vitamina B12.

    B) Na anemia normocrômica e macrocítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias por falta de ferro e alterações na síntese de hemoglobina.

    C) Na anemia hipercromica e normocítica, os valores de VCM e HCM estarão aumentados e CHCM estará normal, característica de anemias por deficiência de ferro.

    D) Na anemia normocítica normocromica, os valores de VCM, HCM e CHCM são normais, pode ocorrer nas anemias aplásticas, por doenças crônicas e anemias hemolíticas.

    E) Na anemia hipocrômica e microcítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias provocadas por deficiência de ferro e vitamina B12

O diagnóstico sorológico da hepatite B envolve avaliação de antígenos e anticorpos. Por meio destes marcadores, é possível determinar as diferentes fases da infecção e se o paciente está imune ou susceptível. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O paciente só estará imune ao vírus da hepatite B se os resultados forem positivos para HBsAg e anti-HBc.

    B) O paciente está susceptível caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc positivo e anti-HBs positivo.

    C) O paciente estará imune por infecção natural caso todos os resultados deem negativos.

    D) O paciente estará com infecção aguda caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc positivo, anti-HBs negativo e IgM anti-HBc negativo.

    E) O paciente está imune por vacinação caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc negativo e anti-HBs positivo.

Alguns fatores na fase pré-analítica podem interferir no resultado dos exames laboratoriais. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Em todos os exames realizados no laboratório não há mais a obrigatoriedade de jejum, graças ao avanço das metodologias diagnósticas.

    B) O consumo de álcool, mesmo em consumo esporádico, pode ocasionar alterações significantes nos exames, por exemplo, nos níveis de glicose, acido lático e nos triglicerídeos.

    C) A atividade física altera transitoriamente sobre alguns componentes sanguíneos, podendo aumentar a atividade sérica da creatinoquinase, elevar a concentração de acido lático e sempre provoca a hiperglicemia.

    D) Medicamentos podem interferir nos exames laboratoriais, como por exemplo, o uso de diuréticos pode diminuir a concentração de bilirrubina na amostra de urina.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O meio de cultura utilizado no laboratório de análise clínica são meios destinados para reprodução, isolamento e análise de microrganismos de interesse médico. A composição química e outras substâncias contidas no meio de cultura é quem provém condições necessárias para que os microrganismos inoculados multipliquem-se e consigam isolá-lo e identificálo. A respeito deste assunto, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Agar SS possuem componentes para inibir o crescimento de bactérias Gram-negativo. É meio seletivo para diferenciação de Salmonella e Shighella. A Shighella em Agar SS formam colônias pretas, enquanto a Salmonella em meio Agar SS formam colônias transparentes por não fermentar carboidratos presentes neste meio de cultura.

    B) O Agar MacConkey é meio seletivo para bactérias Gram-negativas e diferencial para bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose. As bactérias fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro e as bactérias não fermentadoras de lactose tornam o meio rosa choque.

    C) O Agar sangue é amplamente utilizado para o cultivo e seletividade de bactérias exigentes, é feito à base de sangue de cavalo ou coelho em temperaturas altas (56ºC), contém glóbulos vermelhos lisados, para a liberação de hemina e hematina dando a característica de coloração marrom ao Agar.

    D) O meio de cultura Agar Sal Manitol é utilizado para isolamento de estafilococos patogênicos, onde favorece para o crescimento da E. coli e inibe as colônias de Staphylococcus.

    E) O meio de cultura Eosina Azul de Metileno (EBM) é utilizado para diferenciar bactérias Gram-negativas, os coliformes produzem colônias pretas-azuladas e a E. coli fermenta rapidamente a lactose, formando colônias verde metalizadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...