Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os meios que são utilizados nos laboratórios de microbiologia para o cultivo de bactérias são conhecidos como meios artificiais ou meios sintéticos, pois não ocorrem naturalmente, ou seja, eles são preparados no laboratório.

Assinale a alternativa na qual há: (um tipo de meio seletivo e diferencial e um meio enriquecido e seletivo).

    A) Ágar-sangue e ágar Thayer-Martin.

    B) Ágar ácido nalidíxico colistina e ágar álcool feniletílico.

    C) Ágar álcool feniletílico e ágar-chocolate.

    D) Ágar Thayer-Martin e ágar-sangue.

    E) Agar MacConkey e ágar Thayer-Martin.

Uma amostra de fezes recém-coletada que é imediatamente entregue ao laboratório é o ideal para a pesquisa de parasitos. Quando isso não for possível, a amostra deve ser preservada para manter sua integridade. Fixadores são substâncias que preservam a morfologia de protozoários e previnem o posterior desenvolvimento de certos ovos e larvas de helmintos.

Sobre o conceito acima, analise os itens como VERDADEIRO(V) ou FALSO(F):

( )A formalina a 10% tem sido utilizada há muito tempo como um fixador geral de protozoários e helmintos. Duas concentrações são comumente utilizadas; uma de 5%, ideal para preservar cistos de protozoários, e uma de 10%, mais indicada para preservar ovos e larvas de helmintos.

( )O álcool polivinílico (APV) é composto de um pó de matéria plástica que atua como um adesivo para a amostra de fezes quando se preparam lâminas para coloração. O APV é comumente associado à solução de Schaudinn, a qual contém sulfato de zinco, sulfato de cobre ou cloreto de mercúrio como base.

( ) O Acetato de Sódio-Ácido AcéticoFormalina (SAF) é uma alternativa viável para o uso de APV e fixador de Schaudinn. Ele pode ser utilizado quando se empregam técnicas de concentração e montagens com coloração permanente. Alguns laboratórios adotaram este fixador porque ele requer um único frasco de armazenagem e é livre de mercúrio.

( ) Os fixadores Alternativos em Frasco Único são livres de formalina e mercúrio, e podem ser utilizados para técnicas de concentração e esfregaços com coloração permanente. Alguns desses produtos também podem ser utilizados para realização de imunoensaios fecais.

A sequência CORRETA É:

    A) V-V-F-F.

    B) V-F-V-F.

    C) V-V-V-V.

    D) F-V-V-F.

    E) V-F-V-V.

Os testes bioquímicos ou biológicos também são úteis para o diagnóstico micológico quando o fungo não é identificado por exame direto e/ou cultura. Alguns fungos têm a capacidade de hidrolisar a ureia, tornando o meio alcalino. Quando no meio de cultura houver um indicador de pH, este muda de cor.

A respeito dos procedimentos para realizar a Prova de Uréase, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até sete dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    B) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 28 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    C) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até três dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    D) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até seis dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    E) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

Os anticorpos são proteínas globulares, também chamadas de imunoglobulinas (IgG). São moléculas que circulam perscrutando o organismo todo e, quando encontram entidades desconhecidas, como vírus e bactérias, ligam-se fortemente à sua superfície. São glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B (células B), sendo elementos de reconhecimento da resposta humoral. Essas proteínas são extremamente abundantes, constituindo cerca de 20% de todas as proteínas plasmáticas.

Considerando essa temática julgue os itens como(V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

( )Hapteno é toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carreadora (carrier), sendo capaz de desencadear uma resposta imune específica no organismo.

( )Os anticorpos produzidos ligam-se a estruturas chamadas epítopos, a menor porção de um antígeno capaz de eliciar uma resposta imunológica.

( )Os sítios de interação com o antígeno das imunoglobulinas situam-se na porção FC de cada cadeia VL e VH, senso formados por três ou quatro estruturas em alfa-hélice antiparalelas que reconhecem uma grande gama de antígenos.

( )Todas as imunoglobulinas apresentam duas cadeias pesadas e duas cadeias leves unidas por pontes dissulfeto, exceto a IgG e a IgE.

A sequência CORRETA é:

    A) F-F-V-F.

    B) F-V-V-V.

    C) F-V-V-F.

    D) V-V-F-F.

    E) V-F-F-V.

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade.

Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA:

    A) TOTG: previamente à ingestão de 75 g de glicose dissolvida em água, coleta-se uma amostra de sangue em jejum para determinação da glicemia. Coleta-se outra, então, após 2 horas da sobrecarga oral. Importante reforçar que a dieta deve ser a habitual e sem restrição de carboidratos pelo menos nos 3 dias anteriores à realização do teste.

    B) Hemoglobina glicada (HbA1c): oferece vantagens ao refletir níveis glicêmicos das últimas 3 a 4 semanas e ao sofrer menor variabilidade dia a dia e independer do estado de jejum para sua determinação.

    C) Os tubos indicados para a coleta de amostras sanguíneas para dosagem de glicose são os tubos de tampa laranja ou azul com gel separador e tubos com o anticoagulante fluoreto de magnésio, sendo este último recomendado como de escolha para os testes TOTG, glicose pós-prandial, testes de tolerância a açúcares, curva glicêmica e glicemia de jejum.

    D) Para diagnosticar o diabetes mellitus, devem ser realizados os seguintes testes: glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e frutosamina.

    E) O teste de tolerância à glicose em grávidas se inicia com a ingestão de 75mg de dextrosol, seguida de coletas de 30 em 30 minutos até 2 horas após a ingestão do dextrosol.

O hemograma é um exame laboratorial que possibilita a avaliação qualitativa e quantitativa das séries vermelha (eritrócitos ou hemácias), branca (leucó-citos) e plaquetária (plaquetas ou trombócitos) a partir das seguintes etapas, respectivamente: eritrograma, leucograma e plaquetograma.

Considerando a importância clínica do exame, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Concentração de hemoglobina (HGB): os eritrócitos são lisados, a hemoglobina (proteína contida no interior do eritrócito) é dosada e sua medicação realizada espectrofotometricamente em comprimento de onda de 530 nm. O método mais recomendado é o método da ciano-metahemoglobina e os valores são expressos em g/dL. É um importante parâmetro para avaliação da ocorrência de anemia.

    B) Com a contagem de eritrócitos, a dosagem de hemoglobina e a determinação do he-matócrito, calcula-se os seguintes índices: VCM (volume corpuscular médio), HCM (hemoglobina corpuscular média) nesta etapa.

    C) HCM: indica, na média, o peso de hemoglobina dentro dos eritrócitos, sendo um valor absoluto que é calculado a partir da fórmula: HCM = (HGB × 10)/RBC). O resultado é expresso em picogramas (pg). Quanto menor for o VCM, maior será o HCM.

    D) Quando são visualizadas de 8 a 20 plaquetas em objetiva de aumento de 100 vezes (em imersão), em um campo microscópio bom, é porque o número plaquetário está normal.

    E) Em amostras refrigeradas a 4°C, uma boa parte dos parâmetros do hemograma se mantêm estáveis por até 12 horas.

O exame microscópico é parte vital do exame de urina de rotina. Este consiste em uma valiosa ferramenta diagnóstica para detecção e avaliação de distúrbios dos tratos renal e urinário, bem como de outras doenças sistêmicas. O valor do exame microscópico depende de dois fatores principais: o exame de uma amostra adequada e o conhecimento do profissional que realiza o exame.

Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

    A) Os leucócitos encolhem em urina hipertônica e incham ou sofrem lise em urina hipotônica ou alcalina. O número de leucócitos em urina hipotônica e alcalina é reduzido em cerca de 50% no decorrer de 2 horas após a coleta, caso a amostra seja mantida à temperatura ambiente.

    B) O corante mais comum para sedimentos urinários é o corante supravital de Sternheimer-Malbin. O corante de Sternheimer-Malbin contém os corantes cristal violeta e safranina, podendo ser utilizado como um corante geral para a maioria das estruturas urinária.

    C) Cristais são geralmente encontrados em urina recém-eliminada, contudo tornam-se presentes se a urina permanecer em repouso por determinado período.

    D) Sais de urato de sódio, potássio, magnésio e cálcio frequentemente estão presentes na urina em uma forma amorfa, cristalina.

    E) Os cristais de fosfato de cálcio são prismas curtos, delgados e incolores, podendo apresentar uma extremidade afilada, arranjando-se em rosetas ou estrelas (fosfatos estelares), ou sob a forma de agulha.

Na dosagem de triglicérides, são fatores pré-analíticos que aumentam a dosagem, exceto:

    A) Icterícia.

    B) Hemólise.

    C) Gravidez.

    D) Coleta com heparina.

    E) Uso de ácido ascórbico.

Com relação ao exame de Colesterol em frações, é correto afirmar que no laboratório clínico, para o Colesterol – HDL, o método, comumente, empregado é:

    A) Turbidimetria.

    B) Nefelometria.

    C) Cinético – UV.

    D) Imunocromatográfico.

    E) Colorimétrico enzimático.

É o método indicado para dosagem de desidrogenase lática:

    A) Turbidimetria.

    B) Nefelometria.

    C) Cinético – UV.

    D) Imunocromatográfico.

    E) Colorimétrico enzimático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...